domingo, 15 de março de 2009

Antigüidades

Hoje de manhã eu fiquei tentando ensinar alguma coisa da nobre arte do botonismo para meu caçula de 5 anos. Não fui bem sucedido na técnica, apesar da gente se divertir bastante. Então, aproveitei e tirei algumas fotos de times que eu fazia na época em que Corel Draw era ficção científica e todo o material que eu tinha em mãos era cartolina, lápis de cor e hidrocores - e às vezes alguns números de transfer. Vejam vocês como era fazer escudinhos artesanalmente - mesmo!




Falando nisso, algum dos leitores do blog chegou a decorar botões com os escudinhos daqui? Gostaria de ver algumas fotos deles.
Forte abraço a todos e bolinha pra frente.

16 comentários:

Bira disse...

Simplesmente fantástico... Eu já era admirador do seu trabalho e agora, depois destas antiguidades, fiquei mais fã ainda. Parabéns!

Aliás, seria um enorme prazer ver os escudinhos do meu Vitória-BA, vice-campeão brasileiro de 1993, no seu blog (sim, eu reparei no segundo uniforme dele na foto) :)

Um grande abraço e continue o excelente trabalho!

MarcosVP disse...

Bom olho, heim, Bira? Fica tranqüilo que o Vitória dessa época sai qualquer dia. Abração.

valeriojensen disse...

Demais, como é bom ver isso, se eu te falar o que eu já fiz pra conseguir escudinhos, fiquei horas e horas folheando revistas da placar nos sebos, para completar os times, mandava tirar xerox colorida, desenhava, ia de loja em loje de brinquedos pra ver se algum time que eu não tinha, faço isso desde os meus 6 anos, hoje tenho 33, a paixão pelo botão nunca passa, logo vou postar algumas fotos dos times que montei atravás do seu blog e de outros amigos apaixonados por essa arte, um abraço Marcos, sem mesmo conhecer voce pessoalmente, posso te dizer que já somos amigos por muito tempo, porque a paixão pelo botão é uma só.

Raphael disse...

Oi Marcos....
vc tem o dom kra...
um espanto... adoro antiguidades.. sou nostálgico...
mas respondendo sua pergunta, tenho q axar um jeito d comprar botões "virgens" pra colar... já imprimi alguns escudinhos do seu blog...
por sinal, foram em papel couche, impressora a laser... naum ficaram 100%, mas garanto q estaum boas, mesmo pq estou peganu as imagens em "png"... segundo um dos seus 1ºs posts seria pegar em pdf e imprimir em jato de tinta... mas repito q estaum boas as impressoes....
continue com esse belo trabalho q esta indo d vento em polpa!!!
e grande um abraço

valtemir pedersen disse...

QUANDO MOLEQUE FAZIA ASSIM COMO VOCE, CARTOLINA E MUITA CRIATIVIDADE ............ VOCE É MEU IDOLO, SÓ DECORO MEU BOTÕES COM SEUS ESCUDINHOS ...... SE TIVER UM E-MAIL EU MANDO FOTOS PRA VOCE .........
..... UM GRANDE ABRAÇO .....

Futebol Clássico disse...

Marcão, fiquei emocionado ao ver seu trabalho artesanal viu...lembrou meus tempos em que recortava as páginas e tabelas que vinham na Placar, atrás de escudos e rostos de jogadores, pra colar nos botões Gulliver ou tampas de relógio...ôôôô tempo bom viu !!! Seu trabalho continua insuperável viu Marcos...já colei times do seu blog e ficaram perfeitos pra mim, mas estão em outra cidade, e só vou poder tirar fotos em outra oportunidade...mas sou um grande admirador de seu excelente trabalho...abração Marcão !!!

Marcus disse...

Grande Marcos!

Só não fiz ainda nenhum time com seus escudos pela falta de tempo, mas está nos meus planos fazer uma coleção de botões resinados com essas jóias que encontramos aqui.

Num meio termo, estou pra entregar uma seleção da Espanha, cujo escudo foi totalmente "inspirado" na sua arte. Só não usei os seus porque o time é formado por 18 botões, com escudos maiores, de 42mm.

O time está para polimento. Assim que estiver pronto, envio a foto.

Alexandre disse...

SENSACIONAL MARCOS !!!

Que belíssimas decorações e, como vc mesmo diz, num tempo onde não tínhamos os recursos que temos hoje, o que nos obriga a dar um valor ainda maior a estas antigas decorações.
PARABÉNS !!!

Bruno disse...

Belo trabalho, Marcos!!
Ah, saudosos tempos dos escudinhos da Placar tão citados por outros colegas daqui...
Realmente são preciosidades as artes que vc criou numa época sem corel draw ou o que o valha. Sensacionais!
Ah, e parabéns por ministrar a tão nobre arte do botonismo ao seu filho: num tempo de "guitar hero", PS 3 e afins (nada contra videogames, até porque eu tinha atari na minha época de moleque), passar o prazer de jogar botão aos mais novos é sempre uma atitude que merece o agradecimento de todos que amam nosso esporte: muito obrigado!
Abraço,
Bruno.

MarcosVP disse...

Bruno, obrigado pelos elogios (a todos eu agradeço). E olha, é verdade que nossa época é rica em coisinhas tecnológicas, tipo Guitar Hero (bom, eu toco guitarra de verdade e nunca experimentei o GH...)e Fifa Soccer e coisas assim. Mas sabe? não importa muito o que eu faça. O que me deixa feliz é a companhia dos meus filhos. Estar com eles, para brincar de qualquer coisa, cantar, tocar e contar histórias, isso não tem Mastercard que pague.

Se ele não vier a gostar de botões, não vou culpá-lo. Talvez minha filha goste. Talvez a gente vá jogar Fifa Soccer (na verdade eu até prefiro jogar bola mesmo...) ou qualquer outra coisa. Ou quem sabe eu vá ensiná-lo a desenhar botões no futuro. Tanto faz. Eu gosto mesmo é de estar com eles.

Forte abraço a todos.

Andrea Scirea disse...

MARAVILHOSO!!!

Sem comentários!
Pelos escudos que vi, fiz escudinhos nessa mesma época dessa forma... Não ficavam tão bom como fica agora, mas era bastante glorificante jogar com os escudos feitos à mão.
Ver o seu resgate do passado fez-me lembrar do meu passado!

Mais uma vez, Marcos, Parabéns!

Andrea Scirea (Bruno Forni)

Cristiano Carvalho disse...

Nota Mil Marcão!

Quando era criança costumava fazer os goleiros de caixa de fósforo. Lembro-me que era um negócio que me dava prazer de fazer, e dava mais ainda quando os amigos elogiavam a arte. Eu derretia chumbo de pneu de carro e colocava dentro da caixa de fósforos, colova o papel A4 branco na caixa de fosfóros e desenhava a camisa, depois colava os patrocínios e o escudo, por fim envolvia com Papel Contat, dessa forma não existia botão que o derrubasse. O meu erro nessa história foi tê-los destruídos a dois meses atrás para fazer outros novos(devia ter guardado como você fez com seus escudos), mas tudo bem, mesmo assim vou te mandar algumas fotos dos novos, pois o trabalho continua sendo artesanal!

Hoje estou ensinando meu filho a jogar futebol de botão também, só que o ruim de tudo é que para ele se interessar é preciso que alguns amiguinhos se interessem também, e foi pensando assim que reuni alguns amiguinhos dele aqui no fim de semana e eles se divertiram bastante. Tente fazer isso com seu filho, de repente da certo!

Engraçado ver os relatos de que todo mundo foleava a Placar para achar escudinhos novos, eu era assim também. Lembro-me de que era preciso você mandar uma carta pedindo o escudo que queria, e em poucos meses eles publicavam, além disso falavam que Fulano havia feito o pedido. Hoje considero você uma Placar Digital, pois é você quem atende aos pedidos.

Seu trabalho é saudoso e maravilhoso!

Parabéns!!!

petronio disse...

Depois de ter visto os desenhos de holanda 88 e bragantino, vejo que o corel eh soh um detalhe. Parabéns.

petronio disse...

Ah marcos, vamos montar uma banda então, por que eu toco contra-baixo, às vezes eu toco (contra o baixo) mas vou levando rss. abraço!

Marcus disse...

Xará, como prometido, aí estão as imagens do time da Espanha, que foi liberado ontem: http://botao.zamorim.com/?p=89

Anônimo disse...

Olha cara,nos 90's eu também fazia uns artesanais pra colar nos bolões que comprava nas bancas, de times que eu queria, mas não encontrava nem nas "placares" da vida, como o Universidada de Chile, putz, mas eram muito toscos xD não tinham nem comparação com esses ae que vc fez, ficaram perfeitos!!!Como muitos disseram, ê tempo bão!!!
Futebol de Botão é coisa de louco mesmo!!!Parabéns pela excelente arte!!!
"Recre" de Salto - SP