sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Jogos inesquecíveis: Brasil x Alemanha Oriental 1974

Esse pedido veio de longe, mais especificamente da Colômbia, de um leitor que assinou com o singelo pseudônimo de "Link". Na fracassada copa de 1974, a Alemanha Oriental, que surpreendentemente vencera a irmã ocidental - e futura campeã - por 1x0 na primeira fase, sucumbiu logo depois diante da espetacular Holanda e do sofrível Brasil. Sem se classificar para as copas de 78, 82 e 86, a Alemanha comunista disputou em 74, sua primeira e última copa do mundo.


Brasil x Alemanha Or. 1974 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x Alemanha Or. 1974 - Cartela de escudinhos (PNG)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Atendendo a pedidos (23)

Um time, dois pedidos. O garboso Joinville Esporte Clube aparece pela primeira vez aqui em dois kits. O primeiro, para o Fábio Raposo, do time octacampeão catarinense em 1985, equipe que também fez uma bela campanha no brasileiro daquele ano. E para o Vandrei, o atual uniforme do clube, produzido pela Champs.

Joinville kit 1985 - Cartela de escudinhos (PDF)
Joinville kit 1985 - Cartela de escudinhos (PNG)


Joinville kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Joinville kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Kits: Brasil 1994 e 2002

O pedido veio do Élcio Gimenez: as seleções brasileiras campeãs das copas do mundo de 1994 e 2002. Eis os escudinhos. A seleção de 94, liderada por Romário, Bebeto e Dunga aparece com as numerações dos jogos contra a Itália (home) e Suécia, na primeira fase (away). Já a famiglia Scolari de 2002, time onde brilharam Rivaldo e Ronaldo, o fenômeno, aparece nas numerações da final com a Alemanha (home) e da mitológica partida contra a Inglaterra nas quartas-de-final (away). Notem um detalhe: a seleção de 2002 quase não teve mudanças no time. A de 1994, como bem lembram, começou com Raí e Leonardo e terminou com Mazinho e Branco, sem falar na incansável dupla de zagueiros reserva (Aldair e Márcio Santos) que deu um show de eficiência. Por fim apenas minha impressão pessoal de que estes foram alguns dos uniformes mais feios envergados pela seleção canarinho.


Brasil kit 1994 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil kit 1994 - Cartela de escudinhos (PNG)


Brasil kit 2002 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil kit 2002 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Atendendo a pedidos (22)

O leitor Márcio, apaixonado pelas seleções das copas da década de 70 e 80, ganha mais dois pedidos atendidos. Dessa vez, a Alemanha Oc. e o México da copa de 1978, na Argentina. Como curiosidades, este foi o primeiro kit com marca de fabricante - Erima - da Alemanha, e a única vez que a seleção tedesca usou outra marca que não a Adidas. Quer dizer... quase. A Erima pertencia à propria Adidas até pouco tempo. Já o México, onde jogava o exótico Leonardo Cuellar, usava interessantes kits da... Levi's! O que não bastou para evitar um completo fiasco dos devotos de Nossa Senhora de Guadalupe.

Alemanha Oc. kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
Alemanha Oc. kit 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)


México kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
México kit 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Kits: Brasil de Pelotas 2008 e 1985

O Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, único time rubro-negro pelo qual eu simpatizo sofreu grande baque neste virar de ano, com o grave acidente que vitimou um membro da comissão técnica e dois jogadores, sendo um deles o grande ídolo xavante dos últimos tempos, o artilheiro Cláudio Milar. Em homenagem ao valente Brasil de Pelotas, dois kits, um atual e um vintage, de 1985, ano em que o clube ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro, atrás apenas de Bangu e Coritiba. Os uniformes titular e reserva tem números diferentes mas foram esses mesmos os usados, respectivamente, na semi-final contra o Bangu e na histórica vitória sobre o Flamengo de Mozer, Leandro e Zico.

Brasil de Pelotas kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil de Pelotas kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

Brasil de Pelotas kit 1985 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil de Pelotas kit 1985 - Cartela de escudinhos (PNG)

sábado, 24 de janeiro de 2009

Updates e avisos

Prezados leitores, informo alguns updates na página. A pedidos, os dois kits do Avaí foram corrigidos e podem ser encontrados nos links abaixo:

Avaí x Figueirense 2008

Avaí kit 2009

Os kits de Santa Cruz e Náutico também foram corrigidos.

Santa Cruz e Náutico 2009


O jogo Inglaterra x EUA, da copa de 1950, também foi atualizado, com o escudo que o english team utilizava na época.

Inglaterra x EUA 1950


Por fim, gostaria de agradecer a todos os que vem municiando este desenhista de idéias e lembrar que, por minha disposição, todos os pedidos serão atendidos, mais cedo ou mais tarde. Claro que pode demorar um pouquinho. Pelas minhas contas, se eu fosse fazer todos os times que já tenho colecionados em todos os anos desde que se passou a colocar números nas camisas (de 1950 até hoje), fazendo um kit por dia útil, eu ia levar uns 23 anos para completar o trabalho e isso só até os kits de 2009! Então, eu peço um pouco de paciência.

Aproveitando, gostaria de pedir um pequeno favor também. Eu particularmente não gosto de dialogar com gente que eu não sei sequer o nome. Portanto, eu gostaria que as pessoas que me solicitarem os kits assinassem os pedidos, ok? Não importa se por email, comment, scrap ou SMS. Mas coloquem seus nomes. Pedidos anônimos, a partir de hoje, não serão anotados, ok?
Agradeço demais. E bolinha pra frente.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Jogos Inesquecíveis: Fortaleza x Ferroviário 1979

A final do Campeonato Cearense de 1979, ao invés do esperado confronto no grande Castelão, aconteceu no modesto estádio Presidente Vargas, no centro da cidade de Fortaleza. Naquele dia, meu pai levou a mim e ao meu irmão para o jogo e nos ensinou uma grande lição. Torcedor do tricolor, ele passou o jogo inteiro torcendo contra o próprio time. O Ferroviário, tradicional adversário no clássico conhecido como clássico das cores, não ganhava um título desde 1970 e era franco atirador na final. Sua pequena e aflita torcida contou então naquele dia, com a força daqueles três torcedores do Fortaleza que, mais do que tudo, queriam ver a alegria dos mais fracos. O Ferroviário superou-se e realmente sagrou-se campeão naquele dia e meu pai, vice-campeão, saiu do estádio feliz e satisfeito. Mais que a vitória, era a beleza do futebol o que sempre o encantou.

Fortaleza x Ferroviário 1979 - Cartela de escudinhos (PDF)
Fortaleza x Ferroviário 1979 - Cartela de escudinhos (PNG)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Kits: Fortaleza 2005

Os anos de 2003 e 2005 marcaram o retorno do Fortaleza à série A do Campeonato Brasileiro. Em 2005, contudo, mais que simplesmente fazer figuração, o Fortaleza fez uma bela campanha, com vitórias históricas como a ocorrida sobre o Palmeiras por 2x1, em pleno Palestra Itália, em outro inesquecível 16 de julho. Neste campeonato, que o tricolor disputou com um dos mais felizes uniformes criados pela Penalty, o Fortaleza acabou ficando em décimo-terceiro lugar, perdendo por pouco a chance de disputar a Copa Sulamericana. No ano seguinte, entretanto, sem repetir as mesmas boas atuações, o Leão acabou rebaixado novamente para a série B.

Fortaleza kit 2005 - Cartela de escudinhos (PDF)
Fortaleza kit 2005 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Clássicos: Fortaleza x Ceará 2006

Clássico é clássico e vice-versa, já diz o dito popular. Fortaleza e Ceará, os dois maiores clubes cearenses, fazem desde o tempo em que se chamavam Stella e Rio Branco, o maior clássico do estado, o chamado clássico-rei. Mas, como acontece, nada é previsível quando se trata de um jogo entre grandes rivais. Em 2006, depois de ver o Fortaleza ser tricampeão, o Ceará conquistaria o título do certame, com duas vitórias simples nas partidas finais. Ninguém esperava. Afinal, nos dois jogos realizados no primeiro e segundo turnos, o Fortaleza venceu o alvinegro por humilhantes 6x3 e 4x0. Na decisão, contudo, valeram os brios do vovô, interrompendo uma sequência que hoje, estaria em seis títulos a favor do Leão.

Fortaleza x Ceará 2006 - Cartela de escudinhos (PDF)
Fortaleza x Ceará 2006 - Cartela de escudinhos (PNG)
Fortaleza x Ceará 2006 - Youtube

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Kits: Fortaleza 2009

Não foram muitos os fabricantes que vestiram o Tricolor de Aço cearense. Além da Anddma e da Kanxa, de curtas passagens, houve a Penalty, maior parceira do Fortaleza em todos os tempos. A Lotto é a atual fornecedora, e diga-se de passagem, uma bela escolha. A marca italiana desenhou o mais bonito uniforme do Leão que eu já vi, da mesma forma que fez belíssimo trabalho no Sport Recife, Atlético-MG e Coritiba.

Fortaleza kit 2009
- Cartela de escudinhos (PDF)
Fortaleza kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O tricolor de aço.

Desde que passei a gostar de futebol, tenho o costume - inconveniente, segundo minha esposa - de escolher um time em cada lugar em que haja um campeonato. Nem sempre isso é fácil, nem sempre é tão sistemático e até mudar de time eu já mudei em certas ocasiões. Contudo, aprendi que times do coração a gente só tem em cidades onde a gente morou e onde pode conviver no dia a dia das torcidas, em suas alegrias e sofrimentos. No meu caso, apenas dois times me fizeram ir a um estádio assistir seus jogos e cantar e vibrar com seus torcedores. Um é o Vasco da Gama, do Rio, onde nasci e moro. O outro, o Fortaleza Esporte Clube, da cidade onde fui criado. Grande no Ceará, onde tem a maior torcida e as mais recentes conquistas, o Tricolor de Aço peleja entre as séries A e B do brasileirão. Nem sempre é simples torcer por ele nas maiores competições, mas, de vez em quando, algumas alegrias esporádicas nos fazem viver os momentos de glória do clube da garotada de Fortaleza.

Vencer um time grande e ainda mais no seu estádio é um grande feito para um time regional. Se esse time grande for o poderoso Flamengo dentro do não menos assustador Maracanã, o feito toma proporções inesquecíveis. E isso aconteceu no dia 16 de julho de 2003, ano em que o Fortaleza retornou, depois de 17 anos, ao grupo de elite do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Leão do Pici não vinha fazendo boa campanha. No meio do ano, contudo, engrenou uma impressionante série de vitórias sobre grandes times que chegaram a animar a torcida. A mais impressionante foi, sem dúvida, a conseguida sobre o rubro-negro carioca, por 2x0, gols do artilheiro Vinícius. A alegria foi tanta que, no dia seguinte, pela primeira e única vez na vida, eu tive a coragem de desfilar com o manto tricolor no trabalho, sob os olhos ressabiados de muitos torcedores flamenguistas. No segundo turno, no Castelão, no dia 08 de novembro, o Fortaleza voltaria a vencer o Flamengo, dessa vez por humilhantes 4x1. Mas era tarde. O Leão acabou rebaixado para a segundona, de onde retornaria dois anos depois para um empolgante campeonato em 2005.

Fortaleza x Flamengo 2003 - Cartela de escudinhos (PDF)
Fortaleza x Flamengo 2003 - Cartela de escudinhos (PNG)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tragédia

Meus sentimentos e condolências aos familiares e torcedores do Brasil de Pelotas, cujos jogadores sofreram um grave acidente nesta quinta-feira.

Em breve, uma pequena homenagem do blog ao glorioso xavante, o único time rubro-negro pelo qual eu torço.

Clássicos: Santos x São Paulo 1978

O campeonato paulista de 1978 só terminou no dia 28 de junho de 1979. Nesse dia, um time de garotos quase desconhecidos venceu um grande time e conquistou o título. Comandado por Formiga - técnico que acreditou no futebol jovem e ágil de jogadores como Pita, Toninho Vieira, Claudinho, Nílton Batata, Juary e João Paulo -, o Santos enfrentou com determinação e raça o São Paulo de Chicão, Darío Pereyra, Serginho e Zé Sérgio. Na partida decisiva, o tricolor precisava vencer tanto no tempo normal quanto na prorrogação, pois tinha perdido o primeiro jogo da decisão por 2 x 1 e empatado o segundo por 1 x 1. Sem outra alternativa, o São Paulo foi para cima do peixe com tudo e aos 26 minutos, Zé Sérgio abriu o placar. Aos 6 do segundo tempo, Neca marcou o segundo: 2 x 0. A partir desse momento, apareceu o jovem e experiente time santista. Os garotos da vila ficaram tocando a bola e esperando pela prorrogação e com tranquilidade, enquanto o adversário se enfurecia. Foi só deixar o tempo correr e aguardar o apito final para iniciarem a comemoração.

Santos x São Paulo 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
Santos x São Paulo 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)
Santos x São Paulo 1978 - Youtube

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Atendendo a pedidos (21)

Costumavam ser cinco os grandes times do Rio de Janeiro. Com a decadência do América, sobraram apenas os quatro normalmente lembrados. Mas, pelos subúrbios da cidade, ainda há a tradição de muitos times médios e pequenos que sempre fizeram parte da história dos cariocas. É o caso do Campo Grande, o campusca, alvinegro da zona oeste, maior rival do Bangu; do Olaria, da legendária Rua Bariri, no subúrbio da Leopoldina; e o Madureira, o tricolor suburbano da Conselheiro Galvão, time médio que andou vencendo turnos do cariocão, arrancando pontos e suspiros mesmo dos grandes. Estes times são pedido do Bruno.








Madureira kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Madureira kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)








Olaria kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Olaria kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)








Campo Grande kit 2007 - Cartela de escudinhos (PDF)
Campo Grande kit 2007 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Kits: Sport Recife 2008, Náutico e Santa Cruz 2009

O Flávio Jr., torcedor do Santa Cruz de Recife - assim como eu também na Veneza brasileira - me pediu os kits de times pernambucanos. Então, eis os três grandes do estado: o Sport Recife de 2008 (o kit de 2009 ainda não está disponível, mas não creio em grandes mudanças nos uniformes da Lotto) e os kits de 2009 de Náutico e Santa Cruz, desenhados pela Champs.








Sport Recife kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Sport Recife kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)








Santa Cruz kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Santa Cruz kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)










Náutico kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Náutico kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Jogos Inesquecíveis: Brasil x Romênia 1970

O ano de 1970 consagrou a maior máquina de jogar futebol da história, a Seleção Brasileira tricampeã do mundo. Contudo, mesmo com a grande superioridade brasileira, os jogos da primeira copa do México não foram exatamente simples como se costuma imaginar. Apesar de um conjunto inigualável de craques do meio para a frente, o Brasil era frágil na defesa e apenas em uma partida - contra a Inglaterra - a seleção não tomou gols. Nas outras partidas, a excelência dos meias e atacantes encarregou-se de tornar os jogos menos sofridos. O Brasil sempre ganhou de mais de dois gols de diferença. A exceção (além do difícil jogo com a Inglaterra, que terminou em 1x0) foi a terceira partida da primeira fase, contra a Romênia do grande Florea Dumitrache, possivelmente o melhor jogador da história daquele país. Desfalcada de Gérson e Rivelino, a seleção venceu com certa dificuldade por 3x2 e se classificou a fase seguinte da copa.

Brasil x Romênia 1970 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x Romênia 1970 - Cartela de escudinhos (PNG)
Brasil x Romênia 1970 - Youtube

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Clássicos: Portuguesa Santista x Santos 2003

O pedido foi do Maurício Muniz: retratar aqui um clássico municipal que une duas tradicionais equipes paulistas. A primeira é nada menos que o poderoso Santos. A outra, um time que apesar de pequeno, tem a marca da valentia em seu apelido: a "briosa". Trata-se da Portuguesa Santista que, em 2003, fez um grande campeonato paulista, caindo apenas na semi-final diante do São Paulo. Nesse ano, no clássico da cidade praiana, a briosa venceu o arqui-rival Santos por 2x0. Eis os escudinhos desse jogo e completando o pedido, o kit com o atual uniforme da equipe da Portuguesa.








Portuguesa Santista x Santos 2003 - Cartela de escudinhos (PDF)
Portuguesa Santista x Santos 2003 - Cartela de escudinhos (PNG)








Portuguesa Santista kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Portuguesa Santista kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Atendendo a pedidos (20)

Fazia tempo que dois leitores não pediam a mesma coisa por aqui. Dessa vez foram o Tevez (seria o Carlitos?) e o Élcio Gimenez que pediram. Eis então o pedido pronto: o uniforme atual da Seleção Argentina de Juan Roman Riquelme, Lionel Messi, Mascherano e D'Alessandro, um grande time bicampeão olímpico que inacreditavelmente acabou perdendo a final da última Copa América para a combalida seleção brasileira de Dunga.

Argentina kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Argentina kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 24/05/09)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Kits: Avaí 2009 e Vitória 2009

Um dos meus planos para o Escudinhos neste ano é fazer todos os kits dos times que disputarão o brasileirão da série A até a época do início do campeonato. Esses kits deverão sair conforme o anúncio dos novos uniformes dos clubes, podendo inclusive sofrerem alguma alteração ou complemento, no caso da apresentação de terceiros ou mesmo quartos uniformes. No momento, é a Champs (de polêmicos desenhos) que sai na frente. Eis então (para a alegria do Vandrei), o Avaí 2009 e o Vitória 2009.








Avaí kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Avaí kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)








Vitória kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Vitória kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Jogos inesquecíveis: Brasil x Portugal 1966

De volta ao trabalho, galera. Janeiro é aquilo, né? Muita coisa para organizar, para arrumar, tempo curto, dinheiro pouco. Mas 2009 promete ser um ótimo ano. Por aqui, no blog, vou tirar esses dias meio corridos para adiantar uns pedidos que a galera fez nos últimos meses, antes de voltar às minhas séries especiais. Esse vai para o Bruno: a fatídica partida entre Brasil e Portugal na Copa de 1966, aquela em que o Brasil foi eliminado da competição ainda na primeira fase. Cheio de problemas de organização e com Pelé jogando no sacrifício, a seleção canarinho foi presa fácil para o excelente time de Eusébio e cia., que ao final, chegaria ao 3° lugar da polêmica copa da Inglaterra.

Brasil x Portugal 1966 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x Portugal 1966 - Cartela de escudinhos (PNG)
Brasil x Portugal 1966 - Youtube