sexta-feira, 29 de maio de 2009

Kits: Chile e Colômbia 2009

Devagar e sempre, vamos com a programação. Para os leitores, os atuais uniformes de Chile e Colômbia - esta última seleção ainda não havia sido citada no blog. Espero que curtam.


Chile kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Chile kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Colômbia kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Colômbia kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uma bela coleção.

Enquanto as coisas vão se arranjando, exponho aqui, para nosso deleite, a coleção de botões Gulliver que o Rodrigo Barreira produziu com artes deste muy humilde blog. Estão aí, nas fotos, respectivamente, os sessenta times das séries A, B e C do Brasileirão 2009. Que tragam muita diversão ao Rodrigo e boas idéias a todos nós.



domingo, 24 de maio de 2009

Kits: Bolívia, Equador e Venezuela 2008/09

Caros leitores do Escudinhos: como vocês vem acompanhando, a situação não melhorou muito, apesar das idéias e conselhos (Luis Fernando, o meu Corel já era esperto e, ao que parece, não salvava aquele lixo todo de modelos no arquivo. O que pra mim, foi uma péssima descoberta, já que os problemas continuam. Estou propenso a reinstalar essa joça, se não arrumar um Corel melhor...) que eu andei recebendo. Ainda estou testando algumas coisas, fazendo uma mega-faxina, atualizando alguns arquivos (principalmente numerações e fabricantes) para que eles se tornem mais racionais. Enfim, tentando arrumar a casa.

Enquanto eu não consigo reestabelecer pelo menos a corda bamba nossa de cada dia, vou fazendo alguns kits mais simples, para que o blog não fique parado. Escolhi então publicar as seleções latino-americanas que estão disputando as eliminatórias para a Copa de 2010. Além de Brasil, Argentina e Paraguai - que ganharam atualizações, podem conferir - vocês já podem contar com os kits da Bolívia - que enfiou surpreendentes 6x1 na Argentina dia desses -, do Equador e da Venezuela, a simpática viñotinto. Assim que der, eu publico os kits atuais de Chile, Peru, Uruguai e Colômbia. Vamos em frente e obrigado pela paciência.


Bolívia kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Bolívia kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Equador kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Equador kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Venezuela kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Venezuela kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Houston, we have a problem.

Caríssimos leitores,

Prestes a completar um ano de existência, as engrenagens do Escudinhos resolveram emperrar. Ainda não identifiquei o problema ao certo, mas o fato é que os computadores onde trabalho parece que resolveram fumar unzinho e não estão processando coisa com coisa.

Os problemas tem sido muitos. Em primeiro lugar, eu uso um sistema operacional no trabalho e outro em casa, em micros de tipos diferentes e usando um programa - o Corel Draw - que é notório por não se entender bem com nenhum SO. De uns dias para cá, o meu Corel 13, tanto no trabalho quanto em casa, está terrivelmente instável - sem contar a lentidão que me faz perder metade de todo o tempo que eu tenho para trabalhar só esperando ele resolver funcionar. O Corel anda corrompendo arquivos na hora de salvar e na hora de exportar para PDF e PNG e isso torna meu trabalho impraticável. O pior é que eu não sei se a culpa é só do Corel. Meu micro em casa é um note Celeron trabalhando sob o Windows Vista. Mesmo com 2Gb de RAM, é uma combinação horrenda, um pesadelo de lentidão e insegurança. Mas era o que dava. Como vocês sabem, o Escudinhos não gera - e nem pode - um único centavo, portanto eu não posso nem contar com a boa vontade dos mais de 6000 visitantes que batem aqui todo mês.

Soluções para o problema? Sim, existem. Em primeiro lugar, preciso identificar o que está acontecendo. Depois, preciso achar formas de tornar o equipamento que eu tenho mais seguro e uma delas é tornar meus arquivos menores e mais estáveis. Nem falo das cartelas, mas para fazer os botões, eu conto com mais de 16000 arquivos que eu guardo de anos e anos de pesquisa. Nem tudo foi organizado - principalmente fontes, distintivos e marcas de fabricantes vetorizadas - prevendo um aumento tão grande da quantidade de dados com a consequente queda na capacidade de processamento. O fato é que eu vou ter que parar e começar uma grande faxina nas minhas coisas.

Por fim, uma coisa que talvez me ajudasse era conseguir um Corel mais novo e mais estável - como se isso existisse, mas a gente sempre tenta acreditar. Se alguém puder me dar uma força, entre em contato pelo email marcosvparrobagmailpontocom.

Então, gente, eu peço mil desculpas, mas o blog deverá ficar meio intermitente por enquanto. Lamento, lamento mesmo. Farei o melhor que eu puder para, dentro das possibilidades, voltar a produzir o mais rápido possível.

Obrigado.

Kits: Botafogo e Corinthians 2009/10

Dois dos primeiros uniformes novos do segundo semestre: o belo e novíssimo Fila do Botafogo e o repaginado Nike do Corinthians.


Botafogo kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PDF)
Botafogo kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PNG)


Corinthians kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PDF)
Corinthians kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Avisos e Updates

Bem, segunda-feira ainda não acabou, então a promessa de um post ainda tá valendo. O tempo tá curto, a vida tá enrolada mas obviamente que ninguém tem nada com isso e então vamo em frente como dá. Hoje temos apenas três atualizações: Brasil x Uruguai 1950, Itália x Coréia do Sul 2002 e Brasil kit 2008.

De qualquer modo, a semana foi boa com a notícia da rescisão de contrato de meu Vascão com a Champs (torço muito pra que venha uma Lotto da vida...) e o lançamento de vários kits novos do brasileirão que eu já estou atualizando também. Pra começar, a partir de amanhã, Botafogo e Corinthians. Na sexta, Figueirense e Fluminense. É só aguardar.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Avisos e Updates

Caros leitores,

Em virtude de estarmos exatamente na época do ano em que a maioria dos fabricantes de uniformes está lançando novos modelos, eu resolvi deixar um pouco para depois a postagem de kits atuais de clubes europeus e latino-americanos. Os brasileiros que eu já fiz para o campeonato nacional das séries A, B e C, eu irei atualizando conforme os uniformes forem lançados. E a partir da semana que vem, vou dedicar um tempo a postar kits e jogos inesquecíveis de seleções, kits vintage de alguns clubes que foram pedidos e a fazer updates de kits que já estão no site (atualizações principalmente em relação à numeração de kits da Champs, Penalty e Adidas). Também preciso refazer os posts de alguns clássicos.

Segunda feira estaremos de volta ao batente. Abraços a todos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Kits: ASA, Confiança e Sampaio Corrêa

E vamos encerrando a série C do Brasileirão 2009 com três clubes de grande torcida no nordeste: o alagoano ASA de Arapiraca, cantado até por Chico Buarque, o Confiança, bi-campeão sergipano deste ano e a bolívia querida, o exótico Sampaio Corrêa de São Luiz do Maranhão.

ASA kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
ASA kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Confiança kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Confiança kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Sampaio Corrêa kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Sampaio Corrêa kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Então, fica assim a lista dos links dos times da série C de 2009:

Águia de Marabá-PA
América-MG
ASA-AL
Brasil de Pelotas-RS
Caxias do Sul-RS
CRB-AL
Confiança-SE
Criciúma-SC
Gama-DF
Guaratinguetá-SP
Icasa-CE
Ituiutaba-MG
Luverdense-MT
Marcílio Dias-SC
Marília-SP
Mixto-MT
Paysandu-PA
Rio Branco-AC
Salgueiro-PE
Sampaio Correa-MA

E agora, caros amigos, o tio aqui vai dar uma paradinha de uma semana para organizar umas coisas, fazer uns updates e pagar umas contas. Volto em sete dias. Abraços a todos e bolinha pra frente.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Kits: CRB e Marcílio Dias

Dois clubes com origens nos esportes náuticos participam da série C do brasileirão de 2009. Da ensolarada Maceió das Alagoas, vem o Clube de Regatas Brasil, conhecido mundialmente como CRB. E a fria Itajaí, em Santa Catarina, tem como representante o Clube Náutico Marcílio Dias, que leva o nome do marinheiro herói da Guerra do Paraguai.

(Nota: os uniformes que eu encontrei na pesquisa relacionadas ao Marcílio Dias não tinham marca visível de fabricante.)


CRB kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
CRB kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Marcílio Dias kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Marcílio Dias kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Kits: Caxias do Sul e Guaratinguetá

Mais dois penitentes da série C deste ano, ambos "fornecidos" pela espanhola Joma. De um lado o garboso Caxias do Sul, paixão grená da serra gaúcha. Do outro, o aguerrido Guaratinguetá, da parte paulista do Vale do Paraíba.

Caxias do Sul 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Caxias do Sul 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Guaratinguetá 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Guaratinguetá 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Kits: Icasa, Ituiutaba e Mixto

Continuando a série sobre os times da terceirona de 2009, apresento o Icasa, garbosa equipe cearense com sede na cidade de Juazeiro do Norte, a terra do Padre Cícero Romão Batista e que, talvez por milagre dele, tenha conseguido semana passada o incrível feito de arrancar um empate em 1x1 com o Vasco em pleno estádio de São Januário, pela Copa do Brasil. Temos também o Ituiutaba, clube do interior mineiro que tem feito boas campanhas no campeonato estadual das alterosas. E por fim, o Mixto de Mato Grosso, um dos clubes de maior torcida do Centro-Oeste brasileiro.


Icasa 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Icasa 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Ituiutaba 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Ituiutaba 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Mixto 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Mixto 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Kits: Águia de Marabá, Luverdense e Rio Branco

E o Escudinhos está de volta, parabenizando a todos os campeões estaduais Brasil afora, em especial ao meu Leão do Pici, tricampeão cearense. Esta semana, se tudo correr bem - confesso que nem sempre tem corrido, o tempo anda escasso - eu devo fechar os clubes que disputam a série C do brasileirão. Pela minhas contas, faltam 13 times, que eu pretendo postar até sexta-feira que vem. Começo hoje com os três patrocinados e equipados pela Kappa: o paraense Águia de Marabá, que dia desse pregou um baita susto nos tricolores do Fluminense; o verdão do cerrado, o Luverdense de Mato Grosso e o alvi-rubro Rio Branco do Acre.


Águia de Marabá 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Águia de Marabá 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Luverdense 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Luverdense 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Rio Branco 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Rio Branco 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)