segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cento e vinte vetores.

Caros amigos, como eu já tinha avisado, eu estava fazendo um trabalhinho junto com as cartelas, enquanto reorganizava meus arquivos. Agora finalmente eu terminei: é um pacote com vetores de 120 fabricantes de material esportivo, do Brasil e do exterior, dos mais conhecidos aos mais obscuros, que eu recolhi/ organizei ou vetorizei. São quase 180 vetores que eu estarei disponibilizando aqui no blog, sendo que mais da metade é material que não se encontra na internet. Quem quiser, basta deixar um comment neste post, informando o email e eu envio o arquivo.

Outra coisa: até a copa do mundo do ano que vem eu estarei escrevendo sobre uniformes e cores do futebol no Blog da Copa. Quem quiser ler alguns textos engraçados e curiosos sobre o assunto, basta passar por lá de vez em quando. O primeiro post já está lá.

Abraços a todos e bolinha pra frente.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Kits: Goytacaz e São Cristóvão.

Mais dois clubes tradicionais dos acessos do futebol carioca: o Goytacaz, simpática equipe do norte fluminense, inimiga tradicional do Americano de Campos, e o São Cristóvão, campeão carioca de 1926 e clube que revelou, no tradicional campo da Rua Figueira de Melo, um certo Ronaldo Nazário para o futebol. Claro, em mini-kit que, como todos sabem, o São Cristóvão é o único time registrado na FIFA com apenas um uniforme. Aproveitando, atualizações nas cartelas do Boavista e do Fluminense.


Goytacaz kit 2008 - (PDF) (PNG)


São Cristóvão kit 2008 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Kits: Bonsucesso e Portuguesa-RJ

Dois clubes muito pedidos aqui são clubes tradicionais cariocas que estão nas divisões de acesso. Hoje, dois times da zona norte da capital fluminense: o Bonsucesso e a Portuguesa Carioca, esta última uma simpática vizinha, minha companheira de bairro na garbosa Ilha do Governador.


Bonsucesso kit 2008 - (PDF) (PNG)


Portuguesa-RJ kit 2008 - (PDF) (PNG)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Kits: Atalanta 2008 e Roma 2009

Vamos ver se a gente consegue ir voltando aos poucos à atividade? é que eu ainda estou terminando um trabalhinho legal que vai deixar felizes um monte de desenhistas e mocapeiros mundo afora. Mas, como o foco aqui são os apaixonados pelos botões, posto mais dois kits incessantemente pedidos por várias pessoas: o Atalanta de Bergamo e o Roma, dois dos mais tradicionais clubes da primeira divisão italiana. Espero que gostem.


Atalanta kit 2008 (PDF) (PNG)


Roma kit 2009 (PDF) (PNG)

sábado, 20 de junho de 2009

Um ano de Escudinhos

Foi em 20 de junho de 2008 que este que vos escrevinha deitou os primeiros caracteres eletrônicos nas páginas brancas deste blog. Desde então, foram 225 posts e aproximadamente 340 cartelas publicadas, quase uma por dia. E tem sido, apesar dos problemas e da falta de tempo, muito bom fazer esta página e tem sido ótimo conhecer gente nova, trocar idéias, desenhos e experiências. É bom ver quantos novos desenhistas apareceram desde que eu abri o site. E é bom ver que tanta gente anda curte este jogo tão brasileiro e com tanta cara de família e amigos.

Pretendo seguir em frente este ano que entra, confessando contudo que eu talvez tenha dado alguns passos maiores que as pernas. O chilique no meu Corel Draw, apesar de todo o stress, foi vital para que eu percebesse que estava me dispondo a um trabalho inexeqüível (com trema e tudo): o de atender a tempo e hora todos os pedidos que chegavam. Dá pra muita coisa, mas não dá pra tudo. Eu sou um só, meus filhos são dois, minha mulher vale por mil e eu tenho coisas demais para fazer. Além de desenhar, além de trabalhar, eu ainda sou escritor. Junto com os pedidos que chegam, há um novo livro me chutando as canelas, pedindo para ser escrito e eu tenho empurrado com a barriga, junto com outras coisas, como minha própria saúde, por exemplo.

Mas deixemos de choramingações. O blog continua, mais lento, menos nervoso e tentando continuar agradando aos leitores e amigos que aqui chegam. Mas isso aqui é aniversário, é festa e tem que ter presente. Eu tinha umas coisas para postar aqui hoje - como um trabalho que eu andei fazendo nas intermitências do Corel e que infelizmente ainda não ficou pronto. Mas está quase. Hoje, no final das contas, aproveitarei para compartilhar com vocês o presente que me chegou somente há poucas horas, numa partida de futebol dolorosamente xexelenta: o tão esperado uniforme novo do Vasco da Gama, que enterra - esperamos que para todo o sempre - aqueles horrendos panos de chão da Champs. A marca nova - Penalty, velha companheira - nem era a dos sonhos. Mas o uniforme novo está lindo: simples, elegante, classudo, digníssimo do time da colina histórica. Fica o Vasco novo com vocês, o meu time do coração que também, há um ano, foi minha primeira cartela publicada.

Obrigado a todos pela companhia neste primeiro ano. Vamos em frente.


Vasco da Gama kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PDF)
Vasco da Gama kit 2009/10 - Cartela de escudinhos (PNG)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Avisos e Updates

Algumas atualizações rápidas: Egito 2009, Uruguai 2008 e Alemanha 1990, que tinha um erro no PDF. Algumas outras qualquer hora dessas.

Outra coisa... eu ando meio sem tempo para responder comments. Mas agradeço a todos os que tem comentado, lembrando sempre que eu anoto todos os pedidos (que se viessem em papel eu já estaria soterrado em casa...), exceto de quem não se identifica. Desculpa gente, mas eu tenho trauma de lidar com anônimos...:-)

Ah, e por fim: amanhã é um dia especial por aqui. Quem adivinha por quê?

Abraços e bolinhas, dadinhos e pastilhas pra frente.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Kits: Estados Unidos e Itália 2009

Finalizando a Copa das Confederações deste ano, os kits de Estados Unidos e Itália. A seleção norte americana vem com um interessante e bem desenhado equipamento Nike, com muito mais personalidade que os uniformes mais recentes da equipe. Já a squadra azurra resolveu ousar, com uma inusitada camisa azul celeste e calções e meias marrons! Não me perguntem de onde vem a idéia, qual o conceito, onde é que esta combinação tem lugar na história. O fato é que marrom não é cor muito usada em uniformes de futebol. Mas, vá lá, tem uma certa - apesar de estranha - elegância. Na Copa, Os americanos perderam por 3x1 dos italianos e agora pegam o Brasil pela proa.

Estados Unidos 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Estados Unidos 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 04/07/09)


Itália 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Itália 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Kits: África do Sul e Iraque 2009

Mais dois kits: a África do Sul, os conhecidos Bafana Bafana, time comandado pelo mais conhecido ainda Joel Natalino Santana - ele mesmo, o folclórico treinador carioca - e o Iraque, surpreendente campeão da confederação asiática. Estas seleções se enfrentaram na primeira rodada da Copa das Confederações e não passaram de um 0x0.


África do Sul 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
África do Sul 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 04/07/09)


Iraque 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Iraque 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Kits: Egito, Espanha e Nova Zelândia 2009

Ao trabalho, pangaré. Eis aí os primeiros kits da Copa das Confederações que está sendo realizada na África do Sul: O Egito, que perdeu do Brasil por 4x3 em um jogo sofrido e os times de Espanha e Nova Zelândia, que jogaram ontem. A Espanha, todos sabem, venceu o jogo por 5x0. As numerações dos kits são as mesmas dos times que iniciaram as partidas.


Egito 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Egito 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 19/06/09)


Espanha 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Espanha 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Nova Zelândia 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Nova Zelândia 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Kits: Velez Sarsfield 2008

Meus caros leitores, vocês conhecem o site Impedimento? Precisam conhecer. Leitura diária deste que vos escrevinha e rabisca. Entre os sensacionais articulistas que lá escrevem - como o Daniel Cassol, Milton Ribeiro e Franciel Cruz, entre outros - está o grande Douglas Ceconello, jovem revelação do jornalismo gonzo desportivo e um cara finíssimo, que me dirimiu mui amigavelmente, meia dúzia de dúvidas minhas sobre a estrutura dos campeonatos sulamericanos e sobre o clube que eu aprecio mais na terra de Evita Perón, Fito Paez e Juan Román Riquelme: o Club Atlético Vélez Sarsfield. É que aqui em pindorama, como sói, só nos chegam as notícias dos grandes midiáticos, como o River e o Boca e assim, para saber notícias e principalmente impressões de outros clubes, só recorrendo a quem conhece. Foi assim que eu perguntei ao Ceconello o que seria eu como simpatizante do Vélez: a) um pulha; b) um boiola; c) um capitalista feladaputa; d) um dormesujo ralé sem painemmãe; e) um simples torcedor do Vélez? Ao que ele me respondeu em sua deliciosa - e nada abagualada - prosódia gaúcha: "(...) torcer para o Vélez te faz um ADEPTO de um simpático clube de bairro que alcançou o MUNDO. Enfim, uma boa pessoa, que gosta de sentar na VARANDA para tomar um MATE no cair da tarde."

Fiquei emocionado. Esse sou eu mesmo.

Fiquem aí com o atual kit do Vélez.

Vélez Sarsfield kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Vélez Sarsfield kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


PS: Ó, falta pouco pro meu aniversário. Meu número de camisa é XXXXXL...;-)
PS2: Ainda essa semana - se Deus permitir - os kits das seleções que disputam a Copa das Confederações na África do Sul.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Kits: Santos e Palmeiras 2009

Não, a página ainda não morreu. Prova disso é que hoje eu posto mais dois clubes da série A do brasileirão 2009 em seus novos kits: o Santos, cujo novo uniforme Umbro mudou pouco em relação ao do ano passado - a mudança mais significativa foi ter colocado uma propaganda da STI tão grande que dá pra ver até da praia do Gonzaga em dia de jogo - e o belíssimo equipamento Adidas novo do Palmeiras, que ressuscita, com muito estilo, a camisa branca do uniforme reserva.


Santos kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Santos kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Palmeiras kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Palmeiras kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Futebol de Botão online? Existe.

Boa dia, caros leitores. Parece que nosso esporte ainda faz sucesso por aí, vai dizer? Ontem, na Revista do Jornal O Globo, saiu uma pequena mas esclarecedora reportagem sobre o Futebol de Botão e seus jogadores. Explica, entre outras coisas, que o jogo é 100% brasileiro e foi criado em 1930 por um sujeito chamado Geraldo Décourt. Tudo bem, nada na matéria sobre a nossa nobre arte de desenhar escudinhos (melhor assim, quem sabe quantos advogados insanos iriam bater em nossas páginas acusando a todos de estarmos auferindo lucros indevidos com a imgem de clubes e patrocinadores?). De qualquer forma foi uma reportagem simpática e que presenteou os leitores com pelo menos um link interessantíssimo: o da página do Eskanteio, um jogo de botão online muito bem feitinho. Você joga desafiando outros jogadores em tempo real. Já fui lá, testei e confesso que matei um pouco as saudades de jogar. Para quem vive sem tempo e encangado no computador o tempo todo, foi bem legal. (Update: o Ezequias Viana me enviou outro link de um jogo de botão Online: o WorldCap. É nais complexo, tem mais opções e está em espanhol. Entrei, testei e fui xingado porque era brasileiro...:-)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Kits: Atlético-MG e Fluminense 2009

As coisas aqui no blog, aos poucos, vão se encaminhando. Falta fazer um bocado de conversões para tornar os templates que eu uso mais leves e seguros. Enquanto isso, vamos soltando um ou outro trabalho. Hoje, atendendo a pedidos, dois kits recém lançados de times da série A do brasileirão 2009: o belo kit adidas do Fluminense - onde mostro uma possibilidade para o terceiro uniforme ainda não apresentada ao público -, que traz camisas que homenageiam uniformes históricos do Tricolor das Laranjeiras. Depois, o Atlético-MG, no novo template Lotto, que deixou a camisa do Galo mineiro idêntica à da Juventus de Turim 2008. Eu particularmente prefiro a numeração em vermelho, mas, vá lá, ficou bonito. Não tanto quanto o uniforme do ano passado, mas ficou.


Atlético-MG kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Atlético-MG kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Fluminense kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Fluminense kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 24/06/09)

(Update 08/06/09 - O uniforme laranja e preto do Atlético-MG, ao contrário do que eu afirmei nas comunidades de Botão, não é um terceiro uniforme e sim um uniforme de treino. Peço desculpas pela incorreção. De qualquer forma, como o mesmo parece ter feito sucesso entre os torcedores do Galo, ele fica mantido na cartela. Abs.)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um jogo de criatividade

Faz muito tempo, confesso, que não jogo efetivamente o Futebol de botão. Quando jogava, eu tinha uma boa coleção de Gulliver e usava as regras que, naquele tempo, vinham na embalagem. Hoje em dia eu já conheço as modalidades e regras que existem por aí, cujo resumo está descrito neste bom post sobre o assunto. É claro que, no recôndito do lar e a bem da boa diversão, nada impede que cada um crie suas próprias regras e modos de jogar. Eu mesmo fiz isso várias vezes, e em alguns casos, de modo inventivo.

Por exemplo, nunca me preocupei com números de toques. Cada jogador ia jogando e carregando a bola (na verdade, a pastilha, com que joguei 100% das vezes - as melhores eram pecinhas de War antigas) como quisesse até que a bola saísse, tocasse no jogador do outro time ou se convertesse em gol. Depois de anos, passei a usar a contagem de toques para definir confrontos entre times grandes, médios e pequenos. Times grandes, por exemplo, tinham muitos toques no campo de defesa e alguns no campo de ataque. Essa contagem diminuía conforme os times se apequenavam.

A justiça no jogo contava bastante. Para não haver interpretações complicadas - e entre irmãos, elas existem a cada minuto, vocês sabem - existia uma divisão eqüanime de tarefas durante a partida. Quem dava a saída do jogo era o árbitro da etapa e o outro, o cronometrador. Assim, quem resolvesse agir de - digamos... - má fé em um tempo, poderia sofrer represálias no tempo - ou jogo - seguinte.

Contudo, a regra mais interessante que eu inventei serviu para que eu conseguisse equilibrar o scout com meu irmão, que tinha pontaria bem melhor que a minha. Ele chutava de longe e pronto! tava lá a gorduchinha, digo, a achatadinha no filó. Minha idéia foi criar uma possibilidade de chutar de mais perto e ter chance de fazer o gol. E o fiz assim: o time que conseguisse colocar a bola em lançamento dentro da grande área congelaria o goleiro adversário e teria quantos toques quisesse para completar a jogada. Isso começou a me dar vitórias, já que meu passe era bem melhor que meus chutes e criou uma simulação bem mais interessante, já que era necessário ter uma defesa bem postada, marcação, goleiros mais atentos.

Foi uma boa época, ah! se foi.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Kits: Peru e Uruguai 2008

Dois últimos kits das eliminatórias sul-americanas para a copa de 2010: Peru e Uruguai - próximo adversário do Brasil - em seus kits atuais.


Peru kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Peru kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Uruguai kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Uruguai kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 19/06/09)