segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Kits: Araguaia-MT, Anapolina-GO, CRAC-GO e Brasília-DF

Chegando ao cerrado desta imensa nação varonil, quatro clubes do Centro-Oeste, divididos entre os tradicionais goianos Anapolina e CRAC e os estreantes Araguaia e Brasília, perfaziam o grupo 8 da série D. Pois justamente estes dois últimos foram à frente na competição. Contudo, o Uberaba parece que será o nêmesis de ambos os times. Diante da equipe mineira, o Brasília caiu na segunda fase e o Araguaia precisa reverter a derrota já sofrida na terceira.
 
Araguaia Atlético Clube 2009 - (PDF)
Associação Atlética Anapolina 2009 - (PDF)
Brasília Futebol Clube 2009 - (PDF) 
Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC) 2009 - (PDF)


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Kits: Uberaba, Uberlândia (MG), Ituano e Mirassol (SP)

Quatro clubes do sudeste perfazem o grupo 7 da série D. Do triângulo mineiro, os tradicionais Uberaba e Uberlândia. Do interior de São Paulo, o Ituano e o Mirassol. Na primeira fase, a turma do leite venceu a do café - os dois clubes mineiros seguiram em frente. Dos dois, o Uberaba se classificou para a terceira fase, eliminando o Brasília, enquanto o Uberlândia caiu diante do neófito Araguaia.
    
Ituano Futebol Clube 2009 - (PDF)
Mirassol Futebol Clube 2009 - (PDF)
Uberaba Sport Clube 2009 - (PDF)
Uberlândia Esporte Clube 2009 - (PDF)


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Kits: Atl. Alagoinhas-BA, Rio Branco-ES, Tupi-MG e Paulista-SP

Quase saindo do nordeste e adentrando pelo sudeste do país, vamos publicar dois grupos da série D de uma vez - o 5 e o 6 - aproveitando que quatro times destes grupos já foram postados anteriormente no blog. Primeiro o grupo 5, composto dos baianos Fluminense de Feira de Santana e Atlético de Alagoinhas, acompanhados do Rio Branco capixaba e do Macaé, clube do norte fluminense. Desses, Macaé e Fluminense foram a frente, sendo que o clube do Rio já conseguiu avançar para a terceira fase, ao eliminar o Paulista de Jundiaí na segunda. Já o grupo 6 apresentava justamente o recém eliminado Paulista, o mineiro Tupi de Juiz de Fora e o Madureira e o Friburguense do Rio, este último incluído na vaga desprezada pelo tradicional Bangu. Deste grupo, Paulista e Tupi avançaram. O Paulista caiu diante do Macaé. Já o Tupi passou pelo Fluminense de Feira e segue na competição.
    
Alagoinhas Atlético Clube 2009 - (PDF)
Rio Branco Atlético Clube 2009 - (PDF)
Paulista Futebol Clube 2009 - (PDF)
Tupi Futebol Clube 2009 - (PDF)


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Kits: Central-PE, CSA-AL, Santa Cruz-PE e Sergipe-SE

O grupo 4 da Série D do brasileirão deste ano traz escrita a grande tragédia do torneio. É aqui que um grande e tradicional clube brasileiro, possuidor de imensa e apaixonada torcida demonstra que não há limites para um fundo de poço quando o time e o clube realmente se decidem a tal. Falamos, é claro, do meu querido Santa Cruz de Recife, vergonhosamente eliminado na primeira fase, ficando em último lugar em um grupo que contava ainda com o Central de Caruaru - adversário doméstico que nem era o mais forte, já que o Porto desistiu da vaga -, o CSA de Alagoas, grande clube igualmente eliminado e que era apenas o sétimo na fila em seu estado - Corinthians Alagonano, Coruripe, Murici, Igaci, Ipanema e CSE não quiseram participar da competição - e o Sergipe, que assim como o Central, também se classificou e já conseguiu importante vitória sobre o Ferroviário-CE na primeira partida do mata-mata da segunda fase. (Nota: o uniforme atual do Central de Caruaru não apresenta marca de fabricante.)

Central Sport Clube 2009 - (PDF)
Centro Sportivo Alagoano (CSA) 2009 - (PDF)
Santa Cruz Futebol Clube 2009 - (PDF)
Club Sportivo Sergipe 2009 - (PDF)


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Kits: Alecrim-RN, Treze-PB e Flamengo-PI

No difícil grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro estava uma das minhas grandes torcidas: o Ferroviário, o Ferrim cearense. E deu certo. O clube coral da Barra do Ceará avançou na competição junto com o Alecrim, tradicional clube potiguar. Ficaram pelo caminho duas equipes igualmente tradicionais e de grande torcida no nordeste: o Treze de Campina Grande e o Flamengo do Piauí.
    
Alecrim Futebol Clube 2009 - (PDF)
Esporte Clube Flamengo 2009 - (PDF)
Treze Futebol Clube 2009 - (PDF)


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Kits: Cristal-AP, Moto Clube-MA, São Raimundo-PA e Tocantins-TO.

O grupo 2 da série D do brasileirão já nos demonstra que camisa e nome não significam sucesso neste inglório e difícil campeonato. O Moto Club do Maranhão, time de grande torcida que costumava frequentar os campeonatos brasileiros da série A na década de 70, por exemplo, caiu diante de três desconhecidos adversários. Junto a ele, o Tocantins, que mantém o mais novo estado da federação longe de glórias futebolísticas. Avançam o São Raimundo de Santarém e o Cristal, do Amapá.
    
Cristal Atlético Clube 2009 - (PDF)
Moto Club 2009 - (PDF)
São Raimundo Esporte Clube 2009 - (PDF)
Tocantins Futebol Clube 2009 - (PDF)


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Kits: Atlético-RR, Nacional-AM e Genus-RO.

E aqui começa a interminável saga da Série D, o campeonato onde o filho chora e a mãe não ouve. A quarta divisão do brasileirão está sendo disputada pela primeira vez e já fez dolorosas vítimas, como o grande Santa Cruz do Recife, último lugar em seu grupo. Mas não nos apressemos. Aos poucos vamos explicar o que anda acontecendo na cruenta série D. O Grupo 1 do campeonato já nos dá uma idéia básica da coisa. Como a CBF não iria entrar com auxílio financeiro aos clubes, muitos deles desistiram de participar do campeonato. Então a confederação, como único meio de ajuda, resolveu dividir os 40 clubes participantes em grupos que unissem times de estados vizinhos. O Grupo 1 era de clubes da região norte que, como sabemos, não é muito vizinha de nada. E aí começa o drama. Por falta de recursos, nenhum clube acreano aceitou participar da competição, então o Grupo 1 acabou ficando com três clubes: o tradicional Nacional-AM, campeão do primeiro turno amazonense, o Atlético Roraima, campeão roraimense e o Genus de Porto Velho, vice-campeão rondoniense - o Vilhena, campeão, desistiu de participar. E assim ia decorrendo o grupo quando, no meio da disputa, o Atlético-RR desistiu também, causando a revolta de seus torcedores. Com isso, Nacional e Genus foram os primeiros classificados.

Atlético Roraima Clube 2009 - (PDF)
Nacional Futebol Clube 2009 - (PDF)
Sport Club Genus 2008 - (PDF)


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Kits: Estudiantes e Huracan, Argentina.

O pincha e o globo são dois tradicionais clubes argentinos que estiveram em destaque há pouco tempo. De um lado, o Estudiantes de La Plata, do magnífico Juan Sebastian Verón, campeão da Taça Libertadores deste ano, vencendo no Mineirão, um Cruzeiro que já se achava dono do título. Do outro lado, o Huracan, clube que encantou os torcedores argentinos no torneio clausura deste ano com um futebol vistoso e ofensivo mas que, na última hora, deixou escapar o título para a tradição e a camisa do meu Vélez Sarsfield.

Estudiantes de La Plata 2009 - (PDF)
Huracan 2009 - (PDF)


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Avisos e Updates

- Correçãozinha aqui, nem chega a ser um update: o arquivo PDF do jogo Irã x EUA 1998.

- Comecei a pesquisar os clubes que estão na série D do brasileirão. Não é fácil achar dados sobre tantas equipes obscuras, mas deverá ser minha próxima grande série mesmo. Queria mencionar o belo trabalho do Lovati, que já foi ponto de partida das séries B e C que eu fiz e também o será da D.

- Aliás, preciso de duas informações. Quem saberia aí quem é o fornecedor do Flamengo do Piauí e quem teria uma boa foto ou imagem dos uniformes e do escudo atuais do Brasília FC que está disputando a quarta divisão do brasileiro? Alguém?

Abs.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Kits: Nacional e Rubio Ñu, Paraguai.

De volta às postagens, dois clubes que eu queria fazer há meses: o Club Nacional, o conhecido Nacional querido e o Rubio Ñu, clubes da primeira divisão paraguaia, muito admirados e queridos pelo pessoal do Impedimento.
    
Club Nacional kit 2009 - (PDF)
Club Rubio Ñu kit 2008 - (PDF)