quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Kits: Cerro Porteño, Libertad e Olimpia 2009

Sim, leitores, três clubes paraguaios no post de hoje. E eu não torço para nenhum deles, afinal, como não cerrar fileiras junto aos hinchas do Nacional Querido, o único clube do mundo que não tem um site, mas um inenarrável portal místico e que no momento luta seriamente pelo título que não conquista há mais de sessenta anos? Pois sou tricolor desde criancinha por lá. É claro que o Nacional vai precisar passar por provas difíceis, como encaixotar os três mas grandes e tradicionales del Chaco: o Cerro Porteño, o Libertad e o Olimpia.


Club Cerro Porteño 2009 - (PDF) (PNG)


Club Libertad 2009 - (PDF) (PNG)


Club Olimpia 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Kits: Atl. Bilbao, Barcelona, La Coruña e Sevilla 2009

A Espanha é pródiga - ainda que não em títulos mundiais de sua seleção - em possuir times de grande tradição no cenário internacional. Aqui no Escudinhos, já pulicamos alguns deles, como o Real Madrid, o Atlético de Madrid e o Valência. Hoje, mais quatro grandes equipes do futebol da terra das touradas, da paella e do vinho Rioja: o basco Atlético de Bilbao, o campeoníssimo Barcelona, o tradicional Deportivo La Coruña e o forte Sevilla, do fabuloso Luiz Fabiano.


Athletic Club Bilbao 2009 - (PDF) (PNG)


Fútbol Club Barcelona 2009 - (PDF) (PNG)


Real Club Deportivo La Coruña 2009 - (PDF) (PNG)


Sevilla Fútbol Club 2009 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Kits: Audax Italiano, Palestino, Unión Española 2009

O futebol chileno - cuja seleção já está garantida na copa de 2010 - tem uma particularidade que lembra muito o futebol brasileiro: a existência de clubes de colônia. Como acontece por aqui com clubes grandes como o Palmeiras, o Cruzeiro, o Vasco e as diversas Portuguesas espalhadas Brasil afora, há grandes clubes chilenos nascidos de colônias de imigrantes, como é o caso dos três postados aqui hoje: o brioso Palestino, que perdeu o clausura (acho) para o Colo-Colo este ano e o Audax Italiano e o Unión Española, que tem aparecido com frequencia nos torneios sul-americanos. E este post é dedicado ao meu nobre amigo chileno Carlitos, do blog Equipaciones.


Audax Club Sportivo Italiano 2009 - (PDF) (PNG)


Club Deportivo Palestino 2009 - (PDF) (PNG)


Club Social y Deportivo Unión Española 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Kits: Benfica, Porto e Sporting 2009.

Por improvável que possa parecer, este bisneto e tataraneto de portugueses que adora um bacalhau com azeite, um tawny licoroso e uns pastéis de Santa Clara e tem paixão pela melancólica terrinha ainda não havia desenhado um miserável clube português para o Escudinhos. Corrijo este equívoco hoje, postando os três grandes de Portugal: o Benfica, do meia Ramires; o Porto, do goleiro Hélton - e meu clube do coração por lá - e o Sporting, do brasileiro recém naturalizado Liédson, sensação do ano na seleção portuguesa.


Sport Lisboa e Benfica 2009 - (PDF) (PNG)


Futebol Clube do Porto 2009 - (PDF) (PNG)


Sporting Clube de Portugal 2009 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Kits: Lanús, Newell´s Old Boys, Rosario Central e San Lorenzo

Em homenagem aos hermanos, que - apesar de minha torcida pelo Uruguai - conseguiram sua classificação para a copa de 2010, eis quatro clubes argentinos para vossas coleções: o Lanús, o Newell´s Old Boys e o Rosario Central, tradicionais rivais da cidade de Rosário e o San Lorenzo de Almagro, único dos cinco grandes clubes da Argentina que ainda não tinha cartela no Escudinhos.


Club Atletico Lanús 2009 - (PDF) (PNG)


Club Atletico Newell's Old Boys 2009 - (PDF) (PNG)


Club Atletico Rosario Central 2009 - (PDF) (PNG)


Club Atletico San Lorenzo de Almagro 2009 - (PDF) (PNG)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Kits: Aston Villa, Liverpool e Manchester United

Então, depois de alguns meses dedicados aos campeonatos brasileiros, vamos encerrar o ano com clubes europeus e latino americano. A cada semana, até o dia 21 de dezembro - sim, afinal eu mereço um recesso de fim de ano, não? - publicaremos um total aproximado de 72 kits, a sua grande maioria inéditos no Escudinhos. A cada semana, três ou quatro times de algum país da Europa e a mesma coisa para países da América. Claro, não vai dar para fechar toda a Champions league, ou a Premier League ou a Bundesliga ou a Libertadores ou os vários clausuras e aperturas que existem pela América do sul afora. Mas vai dar para um bom apanhado. Juntando com vários outros clubes já publicados no blog, dá para fazer bons torneios.

Começamos a série com três tradicionais clubes ingleses: o Aston Villa, o Liverpool e o Manchester United. Depois de amanhã, quatro clubes argentinos.


Aston Villa Football Club 2009 - (PDF) (PNG)


Liverpool Football Club 2009 - (PDF) (PNG)


Manchester United Football Club 2009 - (PDF) (PNG)

domingo, 11 de outubro de 2009

Kits: Internacional 3rd kit, 100 anos.

Vários clubes brasileiros, no decorrer deste segundo semestre, apresentaram terceiros uniformes. Sport, Vitória, Náutico e por aí vai. Um clube em especial, contudo, utilizou o terceiro uniforme para comemorar seus 100 anos, e este foi o Internacional de Porto Alegre. Atendendo a inúmeros pedidos, a (duvidosa) camisa dourada do Inter.

E este é o último post com clubes brasileiros, provavelmente até o final da Copa de 2010. No segundo semestre do ano que vem, retornaremos a eles.

Sport Club Internacional 3rd kit 2009 - (PDF) (PNG)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Kits: Catuense-BA, Ferroviária-SP, Grêmio Maringá-PR e União São João-SP

Chegamos ao fim da série sobre times conhecidos do Brasil que não estão disputando campeonatos nacionais com quatro clubes que já foram intensamente pedidos aqui no blog. São eles: a Catuense, clube que já foi duas vezes vice-campeão baiano; a tradicional Ferroviária de Araraquara e o União São João de Araras, clube que há poucos anos ainda disputava a primeira divisão do brasileiro; por fim, o extinto Grêmio Maringá paranaense, que ganhou um kit vintage da década de 7o.

(Nota: O uniforme atual da Catuense não apresenta marca visível de fabricante.)


Catuense futebol S/A 2009 - (PDF) (PNG)


Associação Ferroviária de Esportes 2009 - (PDF) (PNG)


Grêmio Esportivo Maringá 1978 - (PDF) (PNG)


União São João Esporte Clube 2009 - (PDF) (PNG)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Kits: Iraty-PR, Operário-MS e Operário-MT

Adiantando o serviço, segundo post da semana - este era para ser o último da série mas, a pedidos, vai sair mais um na sexta-feira - com três kits de clubes brasileiros conhecidos que não estão disputando competições nacionais: os Operários do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e o Iraty, por uma vez campeão paranaense.


Iraty Sport Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Operário Futebol Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Operário Futebol Clube Ltda. 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Kits: Ceilândia-DF, Goiânia-GO e Palmas-TO

Mais três clubes brasileiros populares no Escudinhos, dessa vez do garboso planalto central do país: meu time preferido no Distrito Federal, o Ceilândia - o gato -, o Palmas, da capital do Tocantins e o vitorioso e tradicional Goiânia.


Ceilândia Esporte Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Goiânia Esporte Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Palmas Futebol e Regatas 2009 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Kits: Botafogo-SP, Comercial-SP e XV de Piracicaba-SP

Um dos clássicos regionais mais pedidos da história do Escudinhos é o tradicional Come-Fogo da escaldante e garbosa cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Finalmente, então, atendo aos que o pediram. Eis aí o Botafogo e o Comercial, na companhia de outra tradicional e meio esquecida equipe do interior paulista: o XV de Piracicaba.


Botafogo Futebol Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Comercial Futebol Clube 2009 - (PDF) (PNG)


Esporte Clube XV de Novembro 2009 - (PDF) (PNG)