segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jogos Inesquecíveis: Alemanha em finais de Copas (1ª parte)

Depois do Brasil, não há dúvidas de que a Alemanha, mesmo com um número de títulos menor que a Itália, é a seleção mais importante da história das copas. Fora delas apenas nas edições de 1930 e 1950 - a Itália também ficou fora de duas copas, em 30 e 58 - os germânicos (ocidentais até 1990) estiveram, assim como o Brasil, em nada menos que sete finais de copas, contra seis da Itália, além de estar em mais quatro semi-finais, contra duas dos italianos. Em homenagem ao eficiente futebol tedesco, o Escudinhos traz quatro finais disputadas pela Alemanha, duas derrotas, hoje, e duas vitórias, na quinta-feira.

1966 - A Alemanha de Overath, Uwe Seeler e de um iniciante Franz Beckenbauer possivelmente não resistiria mesmo à Inglaterra dos legendários Bob Moore e Bob Charlton, que obteve então, em casa, o único título dos inventores do futebol. Mesmo assim, uma ajudinha do árbitro suíço Gottfried Dienst, que validou um gol ilegal de Geoff Hurst no início da prorrogação, foi decisiva. Os germânicos foram incapazes de assimilar o golpe e 18 minutos depois, o mesmo Hurst sacramentaria, com o gol decisivo, a vitória inglesa diante de seus súditos no templo de Wembley.

Inglaterra 4x2 Alemanha 1966 - (PDF) (PNG)


1982 - Paolo Rossi, o endiabrado bambino d'oro italiano já havia trucidado o Brasil com três gols. Com mais dois, ele despachou a Polônia de Boniek e Smolarek na semifinal. E foi ele mesmo quem deu início à vitória sobre a Alemanha de Rummenigge, Breitner, Klaus Fischer e Hansi Müller na final da Copa da Espanha. Mas a Itália não era só Paolo Rossi, e sim um fantástico time, que tinha o mito Dino Zoff no gol, os eficientes Gentile e Cabrini na zaga e os insinuantes Causio, Altobelli e Conti no ataque. A seleção alemã, debilitada pela duríssima e inesquecível semifinal contra os franceses, foi uma vítima fácil para a eficácia italiana. Quando o árbitro Arnaldo César Coelho pediu a bola, ao fim do jogo, a Alemanha amargaria seu segundo vice-campeonato enquanto a Itália levaria a taça do tri para casa.

Itália 3x1 Alemanha 1982 - (PDF) (PNG)

5 comentários:

Anônimo disse...

Marcos:
Você se lembra do álbum de figurinhas da copa 82 da ping pong?

MarcosVP disse...

Caro Anônimo, até lembro. É óbvio que não tenho mais nenhuma daquelas figurinhas. Mas adoraria revê-las...:-)

Rafael Netto disse...

A história da Alemanha em finais de copas é interessante... eles ganharam duas vezes de um favorito (Hungria em 54 e Holanda em 74) que por sua vez nunca ganhou uma Copa, e fizeram a memorável sequência 82-86-90, ganhando só na última, numa revanche da final da copa anterior contra a Argentina.

Também é digno de nota o fato de que de 1950 a 1998, tirando 1978, ou a Alemanha ou o Brasil estavam na final, nunca ambos. Finalmente jogaram entre si em 2002 e em 2006 ambos estavam fora.

Anônimo disse...

Bem á história da Alemanha nas copas é ótima mais eu tenho um apelo a fazer sobre a seleção da França na Copa de 2006 na Alemanha.
Como o assunto é copa do mundo no blog acho que essa é a brecha.
A camisa em questão é:

- A mesma que o Zidane deu um baile na seleção brasileira nas quartas de final;
Link: http://img115.imageshack.us/img115/9192/zidanedchapuemronaldo1ao.jpg

- A mesma que o Zidane trocou com o figo no final do jogo da semifinal França X Portugal;
Link: http://news.xinhuanet.com/english/2006-07/06/xinsrc_3720703060736437310188.jpg

- E a que o Craque Zizou jogou a final e fez uma das cenas que ta na história das copas a Cabeçada no Zagueiro Matterazzi.
Link: http://www.smh.com.au/ffximage/2006/07/10/zidane4_wideweb__470x340,0.jpg

Eu tenho 16 anos e o Zidane foi um dos melhores jogadores que eu vi; por isso também sem ser demais pesso o uniforme em que Zidane e Ronaldo fazem o clássico jogo dos amigos o último dos amigos do zidane foi contra o Clássico Benfica. E Parabéns seu Blog e pra todas as idades!
Link: http://www.abril.com.br/imagem/zidane-haiti-2g.jpg

MarcosVP disse...

Anônimo de 16 anos, fica tranqüilo que a França de 2006 sai qualquer hora dessas, ok?

Abs.