sábado, 3 de julho de 2010

Copa 2010, episódio 20: Tristeza em tangos e polcas.

Duas imagens. Duas imagens explicam perfeitamente porque é que, racionalmente, eu preferia ver os hermanos avançando na copa que os dungaboyz, por quem eu só torci mesmo porque futebol não é departamento da cabeça e sim do fígado. Ao final do jogo em que o Brasil perdeu, o que Dunga e Jorginho fizeram? fugiram para o vestiário, sem falar com ninguém, sem cumprimentar os vencedores, sem apoiar os jogadores. Que diferença para Diego Maradona, este a quem os brasileiros odeiam como se ele tivesse chutado pessoalmente cada um de seus cachorros ou cuspido em suas mães. Dieguito, El Pibe, Homem com H maiúsculo, permaneceu em campo abraçando e apoiando seus comandados e dando aos argentinos a seguinte mensagem: "recebam-nos como heróis pois eles caíram de pé". E caíram mesmo, pois os quatro gols que levaram se devem muito mais à verdadeira aula de futebol ministrada nessa tarde pela Alemanha de Schweinsteiger, Müller, Özil e Klose. A Argentina podia ter tomado de seis, sete e não sairia da copa de cabeça tão baixa quantos os brasileiros que perderam - assim como em 2006 - sem lutar, sem dar o sangue. Porque lutar e dar o sangue é coisa de jogador de futebol, e não de "guerreiros" de propaganda e estrelas do showbiz. Mas, eu falava de fígado, certo? Quantas piadas escutei hoje sobre o fato de Messi não ter marcado gol algum na copa. Mas o que jogou! Kaká, Rooney, Henry e Fernando Torres, todos ainda amargam o nada em suas contas. Mas esses não são argentinos, estão perdoados, não é mesmo?

De pé também caíram os valentes, guerreiros e briosos paraguaios. A Espanha tirou da cartola um gol sobrenatural para vencer os guaranis em sua partida mais dura nessa copa. As semifinais, afinal, são 75% européias. Agora eu me divido entre o sangue holandês que carrego e a vontade de ver os hermanos uruguaios levantarem aos píncaros a ex-Província Cisplatina.

Último palpite das semifinais e antepenúltimo até o fim da copa. Este é fácil e possivelmente será o último palpite fácil dessa copa: penso que Alemanha e Espanha virão de uniformes titulares, normalmente, a não ser que a Espanha resolva ter pruridos supersticiosos e entrar em campo de azul. A Alemanha que não costuma ter essas frescuras, vem de branco/preto/branco mesmo e é isso aí.

Até daqui a pouco.

8 comentários:

Melo disse...

Bem Marcos, a gente sabe que os argentinos vivem e respiram futebol, mas as inúmeras deficiências da preparação deles ficaram expostas diante do primeiro adversário de nível. E agora (é na derrota que essas coisas aparecem) a gente começa a saber que o ambiente interno da seleção dos caras não era essa maravilha toda. Inclusive já havia um processo de "racha" em curso, liderado por alguns jogadores.

Sobre os uniformes, Ale x Esp não tem erro, é isso mesmo, os dois com seus kits principais.

Muita gente comentou a questão dos calções iguais em Ale x Arg. Eu acho que foi uma solução interessante, que não agrediu a identidade dos times nem tirou o contraste do jogo. Acho que, quando um dos times atua com o uniforme totalmente de uma cor, pode haver esse "choque" de calções sem problemas. Isso já foi feito várias vezes em outras Copas, principalmente com calções brancos. E em 90 houve algo semelhante em Brasil x Suécia.

Em resumo, gostei do arranjo.

Melo disse...

Confirmado, Holanda usará uniforme totalmente laranja contra Uruguai.

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/holanda-vestira-uniforme-todo-laranja-contra-o-uruguai-na-semifinal.html

MarcosVP disse...

É, devem ter comprado os calções na Marisa de Johannesburgo...:-)

Vithor Allan disse...

Marcos, td bom. Gosto muito de teus trabalhos, acho eles incríveis. Abri um blog para me aventurar nesse mundo de escudófilos. Então topa parceria. Meu blog é:
vithorbotoes.blogspot.com

Um abraço

Unknown disse...

Olá Marcos, boa noite
Estou aproveitando seu espaço, e antes de mais nada, lhe pedindo licença para fazer parte dele. Eu sou um aficionado do futebol de mesa desde garotinho e também gosto de fazer minhas artes para decorar meus times. Tenho acompanhado suas criações e digo sinceramente: parabéns pelo bom gosto, capricho e cuidado em suas artes. Quero lhe fazer um convite para acessar meu blog criado recentemente. Lá tenho postado algumas artes para aqueles que quiserem fazer uso. Quero como você, fazer a divulgação do nosso esporte e usar da gentileza para com os visitantes. Sinta-se a vontade para críticas às artes e peço humildemente sua ajuda para melhorar meu blog que ainda cheira a novo. Espero sua visita, o nome do blog é Artebotão. Um abraço e boa noite

Clóvis Alves Feitosa-SP

MarcosVP disse...

Alonso, mande o endereço do blog que eu linco.Abs.

Rafael de Almeida disse...

Bom aproveitando o ensejo também criei um Blog para publicar meus times.
Dá uma prestigiada lá Marcão.
http://distintivosparabotoes.blogspot.com/

Ezequias Viana disse...

Os números de Dunga na seleção são incontestáveis. Campeão de tudo que disputou (exceto em Pequim). Brasileiro é muito mal agradecido. Dessa vez não concordo com você caro Marcos.