segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Eurocopa 2020/21 completa

Com um ano de atraso, a Eurocopa que pretendia comemorar os 60 anos da competição ocorreu na Europa. Não houve uma sede única. Onze países se dividiram para realizar o torneio: Alemanha, Holanda, Dinamarca, Azerbaijão, Rússia, Espanha, Escócia, Hungria e Romênia, sendo duas sedes as principais, onde ocorreram as partidas iniciais e finais: Itália e Inglaterra. Calhou que, ao final, justamente as seleções desses dois países decidiram a competição, com a Itália sagrando-se campeã pela segunda vez.

A Euro da pandemia teve momentos mágicos e momentos terríveis. O infarto que Christian Eriksen sofreu em pleno campo chocou o mundo. A seleção dinamarquesa, contudo, superou de forma impressionante a perda de seu maior astro, chegando às semifinais. A Finlândia estreou numa Euro vencendo exatamente a Dinamarca, no dia do ocorrido. Outra iniciante foi a Macedônia do Norte, do craque Goran Pandev. Cristiano Ronaldo aproveitou para pulverizar mais alguns recordes, ainda que Portugal não tenha ido além das oitavas. A pequena Suíça brocou a enorme França, A Bélgica caiu antes do que se esperava, a Espanha começou mal, desencantou mas ficou nas semis e no jogo mais significativo de toda a copa, a Inglaterra deu adeus a uma trauma que durava quase 50 anos: venceu a Alemanha e em Wembley. 

Ao final, ficaram duas certezas: o tempo é de novas gerações, como as de Holanda, Itália, Inglaterra e Espanha, em detrimento de gerações que se vão, como as de Alemanha, Croácia, França e Bélgica. E apesar de não ter mais time bobo - que o digam Áustria, Suíça, Hungria e Ucrânia - uma andorinha só continua não fazendo verão, por mais genial que ela seja e por mais calor que faça. Robert Lewandowski é um só, Gareth Bale também e David Alaba igualmente. É preciso conjunto, é preciso time. 

Abaixo, os grupos da Euro 2020.


Grupo A







Grupo B







Grupo C







Grupo D







Grupo E







Grupo F





6 comentários:

Anônimo disse...

Rogerio de Campo Mourão - PR

Bem que poderia sair um bônus com a versão 2020 dos kits da Italia, o famoso Renaissance, pois, na modesta opinião desse torcedor, foi o kit mais lindo da história do futebol mundial

Anônimo disse...

Rogerio de Campo Mourão - PR

A Ucrânia lançou um kit branco para a Euro 2020, alguém sabe dizer se foi usado no torneio

MarcosVP disse...

Não foi usado não.

MarcosVP disse...

Vou ver se faço os kits da Itália de 2020, boa ideia.

Kleber Nascimento disse...

Kleber, João Pessoa-PB _ Muito bonito os escudos. Coleciono alguns times, quanto custa um!? Grato pela atenção!

MarcosVP disse...

Oi! Cada time sai por dez reais. Por ex, Inglaterra home e away, dez reais, Dinamarca, home, away e third, dez reais tb. ABS.