segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jogos inesquecíveis: América-RJ x Corinthians 1986

O América Futebol Clube do Rio de Janeiro, um dos grandes e tradicionais times de futebol do país, inspirador de toda sorte de homônimos país afora e detentor do mais apaixonado hino em homenagem a algum time brasileiro, lamentavelmente é um clube a beira da extinção. Amargando a segunda divisão carioca e rebaixado até da terceirona do brasileiro, a decadência do Mequinha, o Diabo do Andaraí, entristece qualquer amante do verdadeiro futebol. A derrocada do clube, iniciada com a sua exclusão da famigerada Copa União de 1987 e com a última colocação e conseqüente rebaixamento no brasileiro de 1988, foi contínua e irreversível. O último lampejo do grande clube que foi o América aconteceu em 1986, quando o time chegou às semi-finais do brasileirão, onde acabou eliminado no Maracanã em um jogo dramático contra o São Paulo, que viria a ser o campeão. A última vitória daquele belo time, que contava com o folclórico artilheiro Luizinho "tombo", aconteceu alguns dias antes, naquele mesmo campeonato, no dia 08/02/1987, contra o Corinthians, em pleno Pacaembu. Foi a última vez que a legendária equipe sangüínea da Rua Campos Salles venceu uma grande partida. América-RJ x Corinthians 1986 - Cartela de escudinhos (PDF) América-RJ x Corinthians 1986 - Cartela de escudinhos (PNG)

4 comentários:

Futebol Clássico disse...

Maravilha novamente, Marcão !!! Adorei o Ameriquinha com o uniforme Adidas utilizado em 1986...ficou 10 !!!

Aliás, por falar em uniformes Adidas, pra mim o manto sagrado em material esportivo,eu queria te pedir mais 3 times para as futuras postagens, sem querer ser chato demais...hehehe...mas teus escudos estão reacendendo este meu velho hobby que estava meio apagado viu...é que estava vendo uma de minhas fitas VHS velhas com gols antigos (sou colecionador de jogos de futebol viu Marcão, tenho uns 3000 jogos completos e milhares de gols por aí...) e vi um uniforme do Vasco utilizado em jogos no Brasileirão 1980 diferente daquele postado pelo amigo no jogo dos 5 x 2 contra o Corinthians...os números eram vazados na cor vermelha, idêntico ao modelo do Ameriquinha postado, e o uniforme era preto com faixa branca, com o logo da Adidas do lado direito, diferente da utilização no esquerdo da camisa como manda a tradição...esse seria um pedido, o kit do Vasco da Adidas daquele ano, com os uniformes 1 e 2...e os outros 2 seriam o Grêmio de Porto Alegre e o Atlético Mineiro, o primeiro usou Adidas em 1983 (ano do Mundial) e o Galo também usou no início dos anos 80, sendo os dois no estilo números vazados...naquele esquema, assim que puder postá-los, ok...bem, é isso Marcão...ah, e o França x Alemanha de 1982 que estava programado, vai pintar ??? Grande abraço, e fique com Deus, Marcão !!!

Bruno disse...

Parabéns novamente, Marcos! Lindo o uniforme do América. Me traz boas lembranças e uma tristeza enorme pela atual situação do "Mequinha". Fico revoltado ao ver a situação de clubes de tradição, como o América, nos dias de hoje...
Abração,
Bruno.

MarcosVP disse...

Márcio, vou dar uma pesquisada nesses times e vou agendar ok?

Obrigado pelos elogios e forte abraço.

Anônimo disse...

Salve, Marcus!
Catei o kit desse jogão.
Sou Fla mas, por incrivel que pareça, ele se tornou meu segundo clube devido ao 'trabalhão' que ele dava ao Fla em meados dos anos 70. O que me deixava revoltado era eles fazerem um JOGÃO contra o Fla e vê-los apanhar do Campo Grande, Goitacaz e outros menos votados.
A escalação do meu Mecão do botão é essa:

01.País
02.Uchôa
03.Orlando (Lelé, q foi p/ o Vasco)
04.Alex
05.Eraldo
06.Alvaro
07.Renato
08.Braulio
09.Luisinho (Tombo, Das Arábias)
10.Ivo (jogava muito! veio pro palmeiras)
11.Gilson Nunes

É pena um clube de tanta história ir a pique, mas fazer o que...

Abração!

_________ J O N E S