segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O alvi-verde imponente.

Há muitos clubes brasileiros que nasceram de agremiações de colônias de imigrantes. Em quase todos os estados do país esses clubes estão presentes, da Tuna Luso de Belém do Pará ao Juventude de Caxias do Sul. Contudo, possivelmente nenhum deles tenha tanta identificação com suas origens como a Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo. Mesmo o Vasco da Gama, português até no nome, é hoje um time de grande massa, que agrega todo tipo de torcedor. Torcer para o Palmeiras, ao contrário, é fazer uma viagem à uma Itália profunda, a mesma que faz da capital dos paulistanos uma cidade culturalmente tão característica. Assistir a um jogo no Palestra Itália é compartilhar as arquibancadas com famiglias inteiras, e gritar e gesticular como todo bom italiano. Além disso, o Palmeiras tem um passado rico em histórias e uma gloriosa quantidade de títulos. E como todo time de grande tradição e torcida, está sempre de mão dadas com a emoção.

E emoção é o que não falta na galeria de jogos inesquecíveis do alviverde. Basta entrar no youtube e pesquisar pelo "jogo mais emocionante da história" e aparecerá um Palmeiras x Flamengo, disputado no dia 21 de maio de 1999 pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O grande time de Luiz Felipe Scolari, comandado em campo por Zinho, Euller e Ozéas, Junior, Marcos e Galeano, precisava de uma vitória por dois gols de diferença sobre o rubro-negro carioca. E perdia por 2x1 até os 15 min do segundo tempo. Eis que, quando os torcedores palmeirenses já deixavam o Parque Antártica, começa uma das mais incríveis reações já vistas em campos brasileiros. Ao empate, seguiu-se a virada, dez minutos depois. Muitos torcedores voltaram ao estádio, que rugia aos gritos de "porco, porco!". E então, veio o último lance da partida, aos 44 min: escanteio para o Palmeiras, bola alçada na área do Flamengo, bate-rebate e o empurrão fatal de Euller para o fundo das redes, numa cabeçada de raça e vontade. Um jogo para ficar na memória de todo um país.

Palmeiras x Flamengo 1999 - Cartela de escudinhos (PDF)
Palmeiras x Flamengo 1999 - Cartela de escudinhos (PNG)
Palmeiras x Flamengo 1999 - Youtube

3 comentários:

Anônimo disse...

MarcosVP,
Só mais um detalhe: apesar do que aparece no excelente video do youtube, a verdade é que o Palmeiras empatou (2x2 com Junior) aos 15 do segundo tempo (um minuto após o segundo gol do Flamengo) e portanto não estava perdendo até os 35 minutos. E o último gol do Euller foi aos 44, não aos 48.
Mas foi emocionante assim mesmo! Gustavo Henrique

Anônimo disse...

Grande MarcosVP,
Seu blog é simplesmente sensacional, estou sempre acompanhando as atualizações e - palmeirense fanático - aguardava há meses a chegada dessa semana especial dedicada ao Verdão.
Eu estava no Parque Antarctica neste Palmeiras 4x2 Flamengo. Foi realmente o jogo mais incrível e emocionante que já assisti (pelo menos "ao vivo") e o delírio da torcida no quarto gol (aos 44 do segundo tempo) foi absolutamente impressionante.
Naquela noite o Palmeiras jogou com 12 Marcos, 2 Arce (18 Euller), 3 Roque Jr, 4 Agnaldo e 6 Junior;
5 Rogério, 8 César Sampaio (17 Evair), 11 Zinho e 10 Alex; 7 Paulo Nunes e 9 Oséas.
Na numeração dos escudinhos há uma pequena falha: aparecem dois numeros 4 e não tem o 3. Mas já que você incluiu os dois reservas que entraram (Evair 17 e o incrível Euller 18), trocaria também o 2 pelo 7, já que quem saiu para a entrada do Euller foi o Arce, não o Paulo Nunes!
O Felipão escalou um "4-4-2 clássico", mas a circunstância do jogo o obrigou a trocar um zagueiro e um volante por dois atacantes!
Curiosamente, porém, o Palmeiras acabaria na sequência eliminado pelo Botafogo na semifinal (empatou duas vezes por 1x1 e perdeu nos penaltis) mas, na semana seguinte, ganharia a Libertadores/99.
Abraço e sucesso do seu fã.
Gustavo Henrique

MarcosVP disse...

Gustavo, obrigado pelos elogios e pelas informações. As mudanças já foram feitas. Valeu.

abs.