quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jogos Inesquecíveis: Mundialito do Uruguai (2ª parte)

Brasil, Argentina e Alemanha Ocidental faziam o grupo 2 do Mundialito do Uruguai e eram times que se encontravam em fases bem diferentes. A Argentina era a campeã mundial e trazia na bagagem um jogador que começava a assombrar o planeta: Diego Armando Maradona. A Alemanha, campeã seis anos antes, renovava seu elenco que, contudo, não seria o que mostraria toda sua força na Espanha no ano seguinte. O Brasil, por sua vez, vinha de traumáticas campanhas, em 78 e 74. A seleção, contudo, tinha um técnico com idéias arejadas e modernas - Telê Santana e tinha craques que vinham despontando como esperança para a copa que viria no ano seguinte, como Sócrates e Júnior. Poucos sobraram da campanha anterior - Oscar e Batista eram alguns - e várias experiências - como a entrada de Renato e Edevaldo - estavam sendo feitas. No decorrer do torneio, contudo, o time começou a dar mostras do que poderia ser a seleção do ano seguinte e espantou os torcedores com belas atuações. A forte Argentina venceu a Alemanha no primeiro jogo e acabou empatando com o Brasil no segundo. O jogo Brasil e Alemanha, porém, foi um daqueles jogos que até hoje arrepia quem lembra dele. Um magnífico gol de falta de Júnior e uma atuação infernal de Zé Sérgio - possivelmente o último verdadeiro ponta a jogar pela seleção brasileira, serviram para atropelar os tedescos por 4x1 e garantir, no saldo de gols, a ida do Brasil para a final contra os donos da casa.


Argentina 2x1 Alemanha Oc. 1981 (PDF) (PNG)


Brasil 1x1 Argentina 1981 (PDF) (PNG)


Brasil 4x1 Alemanha Oc. 1981 (PDF) (PNG)

2 comentários:

Gerson disse...

Que show!!! Com certeza esta postagem trouxe várias recordações daquela época em que eu jogava futebol de botão no chão da sala ao mesmo tempo que assistia ao jogo da seleção brasileira... Anotava todos os nomes dos jogadores e ficava narrando o jogo! O emblema antigo da CBF e a camisa da Argentina com o "galinho" da "Le Coq Sportif", foram o que mais ficaram marcadas em minha memória. E essa camisa da Alemanha, na minha opinião erá uma das mais bonitas da época!

Mestre, um grande abraço e até a próxima postagem memorável!!!

Rafael Netto disse...

Campeonatos com chaves de 3 times são estranhos, porque um time termina a campanha antes dos outros dois. A fórmula foi repetida na segunda fase da Copa de 1982 e acho que não foi mais usada em nenhum grande campeonato desde então.