quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 16: Que venga el torito.

E termina - finalmente! - essa interminável primeira fase da copa. O fechamento dos grupos G e H não trouxe qualquer surpresa. Brasil e Portugal dancaram um VIRAZINHO fajuto e não correram riscos. Coréia do Norte e Costa do Marfim fizeram lá o esperado e dão adeus sem choros nem vuvuzelas. O jogo do dia foi Espanha e Chile. Os chilenos de El Loco Bielsa até jogaram bem, mas em duas falhas da defesa aprenderam da pior forma o que podem fazer os excelentes Villa e Iniesta. De qualquer forma, ambos se classificaram, já que o resultado de Suíça e Honduras não tava pagando nem 1 por 1 em qualquer casa de aposta decente. Era OCHO sem sombra de dúvidas. No final das contas, contrário ao meu desejo, os Dungaboyz vão pegar nas oitavas não o touro grande, mas o pequeno.

Bem, todos já sabemos que minha previsão de uniformes para Alemanha e Inglaterra já furou, por causa da FRESCURA supersticiosa de Fábio Capello. Pelo menos espero que o all red lhes dê sorte. Vamos fechar então o caixão das oitavas de final:

...
Espanha e Portugal não deve ser um jogo complicado para definir. A fúria vem com uniforme titular e os portugueses, com uniforme reserva, sem alterações. Se alguma alteração ocorrer, eu aposto em calções brancos para Portugal. Mas não creio. Agora, para Brasil e Chile eu vou fazer uma aposta arriscada. O Brasil poderia vir com o uniforme tradicional completo, com calções azuis e meias brancas, forçando o Chile a usar calções brancos e meias azuis, numa combinação semelhante ao jogo de hoje entre Portugal e Brasil, mudando só a cor das meias. Mas eu vou jogar tudo no vermelho 23: acho que o Brasil vem de calções e meias brancas e o Chile de calções e meias azuis. Pode rodar a bolinha.

Bem, até o final da copa eu terei a chance de ser mais rápido que a FIFA e palpitar os uniformes, como fiz com os das oitavas. Então, como já são poucos jogos, que tal curtirmos algumas curiosidades de uniformes usados na história das copas? Comecemos com uma bem interessante. Lembram que eu falei aqui de como Brasil e Argentina disputaram quatro partidas em copas e com quatro combinações de quatro uniformes diferentes? Algo próximo disso ocorreu nos jogos entre Brasil e Suécia, que se eu não estou enganado, foi uma das partidas que mais se repetiu na história das copas: foram sete confrontos. E querem mais uma? em nenhum desses sete confrontos Brasil e Suécia repetiram a mesma combinação de uniformes. Não acreditam? Eu mostro.

...

...

...

Ah, sim... o sétimo e último jogo foi aquele da semi-final da copa de 1994, que eu postei aqui há alguns dias, quando o Brasil jogou todo de azul e a Suécia toda de branco.

E vamo que vamo.

4 comentários:

Melo disse...

Bem Marcos, definidos os jogos da segunda fase, e sem ter acesso às definições da Fifa, acho que cinco jogos são de fácil definição dos uniformes (um deles era Alemanha x Inglaterra, que os ingleses preferiram jogar totalmente de vermelho). No tal Argentina x México eu ainda estou desconfiado (pra mim o México vai mexer na meia), e em outros dois pode haver mudanças no esquema home-away que a Fifa vem adotando na maioria dos jogos.

Um deles é Paraguai x Japão. Os dois times vestem azul no uniforme, eu acho que ambos vêm mesmo com seus uniformes principais, mas eu colocaria o Paraguai de meias azuis e o Japão totalmente de branco, daria um contraste bem melhor.

No caso do Brasil x Chile, eu acho que o Brasil vem com seu uniforme normal e o Chile de meias azul escuro. O tom de calção mais claro do Brasil não seria problema, o contraste seria suficiente e bom. Caso a Fifa decida que os calções não podem ser mantidos, aí eu acho que o Brasil, como mandante, põe as meias azuis (desfigura menos o uniforme) e os chilenos virão com calções e meias brancos.

Só não acredito no mesmo visual de 98, essa coisa de picotar as cores vem caindo em desuso, por confundir a arbitragem.

Abs,

Melo disse...

Marcos, sobre o jogo Argentina x México está surgindo um rumor de que o México vai mesmo jogar com seu uniforme titular, camisa verde, calções e meias brancas. Mas a surpresa é a Argentina: camisa listrada, calções e meias AZUIS, não pretos.

Incrível a falta de critério dos caras. Pelo visto nos jogos de hoje, parece que vão voltar a adotar o entediante critério contraste total-unicolor usado em 2006 que pode facilitar a arbitragem, mas desfigura os uniformes das equipes.

A conferir.

Abs,

Rodrigo Leal Duarte disse...

o Chile vai jogar todo de branco contra o brasil, e o brasil de meias azuis

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4525914-EI15649,00-Fifa+determina+que+o+Chile+jogue+de+branco+contra+o+Brasil.html

ainda bem que o autor do blog errou, pq aquela combinacao de amarelo/branco/branco ou azul, é bizarra ao meu ver, e o brasil como mandante, nao deveria alterar seu uniforme, vai altera so as meias.

MarcosVP disse...

Que buesta, viu? Primeiro a Coréia do sul toda de branco hoje contra o Uruguai. Só entendo se for superstição, porque os coreanos jogaram de vermelho contra a Argentina, combinação quase igual à do Uruguai. Agora essa de Brasil x Chile? É patético. No mais, eu gosto do Brasil de camisas amarelas e calções e meias brancas. Com essa combinação o Brasil nunca perdeu um jogo em copa. Já com as meias azuis... lembremos Argentina em 90 e França em 2006. Sim, superstição, também trabalhamos.