quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 8: Chupalevous Le Bleu!

Dia de bons jogos na copa. Primeiro a Coréia do Sul foi devidamente EMPARRILLADA pela Argentina que mesmo tendo um centroavante FULEIRO e que rima com a palavra RUIM (quando esta é bem pronunciada), este conseguiu estar por três vezes no exato lugar onde a bola ia bater e agora é o artilheiro do torneio. Depois, para meu espanto, Grécia e Nigéria fizeram um jogo muito bom, em que os gregos não só marcaram seus primeiros gols em copa como arrumaram uma virada para cima da Nigéria, que pelo visto, acompanhará a África do Sul rumo às ARQUIBANCADAS. Já no jogo mais importante, a França, mostrando que não tinha qualquer respeito pela miserável tabela da FIFA, a VILIPENDIOU mais uma vez, vindo de meias azuis quando o esperado era que fossem vermelhas. Mais um exemplo de peças de três cores. O que não adiantou XONGAS, pois os bleus tomaram dois BURRITOS pelos mamilos e já devem começar a arrumar os CULLOTES para voltar para casa. Garanto que hoje não tem pub irlandês ou barraquinha de taco pobres em Dublin e na Cidade do México.

E vamos ao que interessa: os jogos do dia 18/06 e nossa árdua e ingrata tarefa de analisar a roupalhêa.

Primeiro jogo do dia, Alemanha x Sérvia. Mais uma vez um jogo com uma combinação estranha. A Sérvia, segundo a tabela, vem de calções vermelhos. Ora, se os calções titulares são azuis e os reservas são brancos, estes vermelhos já são uma terceira cor. E desnecessária, pois a Sérvia poderia jogar perfeitamente com os calções brancos ou até mesmo azuis, o que deixaria o jogo idêntico à primeira partida da copa do mundo da Alemanha em 2006, em que os donos da casa enfrentaram a Costa Rica vestida de vermelho/azul/vermelho. Vai entender.

Eslovênia e Estados Unidos é um jogo sem maiores complicações. Os eslovenos vem de branco, seu uniforme titular, enquanto os norte-americanos envergarão o seu segundo uniforme, em navy, nome inglês para o nosso conhecido azul-marinho. Aliás, quem leu aí a tabelinha da FIFA, já reparou que quando a tabela considera uma peça como reserva ou alterada, ela a escreve em itálico? É uma boa dica para certas considerações.

Inglaterra e Argélia também não vai ser um jogo problemático. Mas é um jogo curioso. Os magrebinos virão com o uniforme reserva em verde - no meu entender, o mais bonito da Puma nesta copa - e os ingleses com o uniforme titular todo em branco. Titular? É que somente em uma copa a Inglaterra - os tradicionalíssimos inventores do futebol - não usaram calções em azul marinho, como peça de uniforme titular. Foi na copa do México, em 1970. Naquela ocasião, os ingleses não jogaram de usaram os calções marinho em nenhuma partida e mesmo assim a Inglaterra levou três uniformes para aquela copa: um branco, um vermelho e um completamente celeste, que usou numa partida estranhíssima contra a Tchecoslováquia. A copa de 70, inclusive, tinha critérios bem esquisitos para uniformes. O Brasil, por exemplo, disputou todos os jogos com seu uniforme tradicional, com a canarinho e desses, três foram contra seleções de camisas brancas: Tchecoslováquia, Inglaterra e Peru. Ninguém via problema algum na falta de contraste entre camisas amarelas e brancas. Já em relação às meias... nos jogos contra Inglaterra e Peru, o Brasil teve de usar bizarras meias cinzentas. Acabaram dando sorte, é certo, pois foram duas vitórias em partidas bem difíceis.

Amanhã tem mais, pessoal.

Nenhum comentário: