segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Clássicos: Perebas x Tabajara 2009

Caros senhores, leitores e amigos do blog, encerro aqui este ano trabalhoso mas produtivo com um presentinho para vocês que tantos pedidos me fazem: um clássico do futebol ruim brasileiro, um jogo fadado a uma eterna derrota dupla, algo tão surreal quanto engraçado. Vejam, amigos, o kit do Tabajara Futebol Clube, o autodenominado pior time do mundo, time dos craques Marrentinho Carioca, Pinico, Vaca e tantos outros aclamados pela comédia afora. E para enfrentá-los, um time que consegue ser tão ruim, mas tão ruim que nem sequer listado entre os piores do mundo está: a poderosa esquadra bolínea, Os Pereba, time do DCC da UFMG criado em 1994 e que jamais venceu uma partida sequer na vida, não se sabe se por só se apresentarem completamente bêbados em campo ou se por utilizarem uma discreta vestimenta com bolinhas coloridas ou se por só saberem jogar com a bola quadrada que lhes é símbolo. Fica a dúvida e fica o desafio para vocês: dizer para mim, depois, quem ganhou essa feroz disputa na tábua onde peleam os botõezinhos.

E com essa post, eu me despeço para umas merecidas férias. Em janeiro, começaremos a jornada rumo à África do Sul.

Abraços a todos e boas festas.


Perebas x Tabajara 2009 - (PDF) (PNG)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Kits: Argentinos Juniors, Arsenal, Banfield e Boca Jrs 2009

E chegamos - finalmente! - ao encerramento da série de posts com clubes europeus e latinos. A última postagem traz quatro clubes argentinos: o Boca Jrs, com seu uniforme atual, que causou polêmica entre os xeneizes por ter utilizado pela primeira vez, uma marca de patrocínio - da LG - com a cor vermelha, do arqui-rival River Plate. O dinheiro falou mais alto, obviamente e a marca permaneceu inalterada. Também trazemos o Argentinos Juniors, clube que revelou um certo Diego Armando Maradona ao mundo; o exótico Arsenal de Sarandi, clube que tem cruzado frequentemente com os brasileiros nas Libertadores e Sulas da vida; e por fim, o Banfield, que logrou conquistar pela primeira vez em seus 119 anos, um título de primeira divisão argentino, no caso, o recém encerrado apertura de 2009.


Arsenal Fútbol Club 2009 - (PDF) (PNG)


Asociación Atletica Argentinos Juniors 2009 - (PDF) (PNG)

Club Atletico Banfield 2009 - (PDF) (PNG)


Club Atletico Boca Juniors 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Kits: CSKA Moscou, Shakhtar Donetsk e Zenit 2009

Os últimos clubes europeus do ano fazem parte de duas nações da antiga União Soviética. São eles o CSKA Moscou, russo, clube recentemente treinado pelo galinho Zico; o Zenit, de São Petersburgo, que apareceu para o público na última Copa dos Campeões da Europa e o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o grande do momento no país e rival eterno do Dínamo Kiev.


FC Shakhtar Donetsk 2009 - (PDF) (PNG)


FC Zenit Saint Petersbourg 2009 - (PDF) (PNG)


PFK CSKA Moskva 2009 - (PDF) (PNG)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Kits: Danubio, Defensor e Nacional-PAR 2009

Nas últimas décadas, o futebol uruguaio experimentou tempos de grande decadência. Contudo, dois clubes ousaram tornar-se grandes e adentraram a seara onde antes reinava soberana a dupla Peñarol e Nacional de Montevidéo. Esses dois clubes são o Danúbio e o Defensor, que acompanham, neste post, um update do Nacional do Paraguai, o Nacional Querido, que depois de 63 anos, comoveu o Paraguai ao conquistar o clausura 2009.


Danubio Fútbol Club 2009 - (PDF) (PNG)


Defensor Sporting Club 2009 - (PDF) (PNG)


Club Nacional 2009 - (PDF) (PNG)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Kits: Cruz Azul, Necaxa, Pachuca e Pumas UNAM 2009

Hoje é dia dos esperados clubes mexicanos. Sim, eu já sei que vocês vão reclamar da falta do Atlas Atlante, que disputa (???) o mundial interclubes em Abu Dhabi, mas ele fica mesmo para depois. Por agora, quatro clubes tradicionais da terra de Zapata, da tequila e das novelas do SBT: Cruz Azul, Necaxa, Pachuca e Pumas UNAM.


Club Deportivo y Social Cruz Azul 2009 - (PDF) (PNG)


Club Necaxa 2009 - (PDF) (PNG)


Pachuca Club de Fútbol 2009 - (PDF) (PNG)


Club Universidad Nacional A.C. (Pumas) 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Kits: Dinamo Zagreb, Steaua Bucuresti e Sparta Praha 2009

Chegando à reta final da série com clubes estrangeiros - faltam 5 posts - temos hoje o penúltimo post com times europeus. Estes dois últimos serão dedicados ao leste do velho mundo. Hoje, um clube croata, um romeno e um tcheco: Dinamo Zagreb, Steaua Bucuresti e Sparta Praha.


AC Sparta Praha 2009 - (PDF) (PNG)


FC Steaua Bucuresti 2009 - (PDF) (PNG)


NK Dinamo Zagreb 2009 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Kits: America de Cali, Atletico Nacional e Deportivo Cali

Depois de postar quatro exóticos clubes colombianos, hoje a postagem contempla os três grandes do país: o America e o Deportivo, ambos de Cali e o Atlético Nacional de Medellin.


Corporación Deportiva America 2009 - (PDF) (PNG)


Corporación Deportiva Club Atletico Nacional 2009 - (PDF) (PNG)


Associación Club Deportivo Cali 2009 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Especial: Campeonato Brasileiro 2009

E chega ao fim o mais emocionante campeonato brasileiro da era dos pontos corridos. Para os detratores do sistema, aconteceu a última coisa que faltava para que eles se convencessem da validade da forma da disputa: a vitória de um clube carioca, no caso, o Flamengo, agora hexacampeão. Um campeão justo, que venceu merecidamente um Grêmio que todos esperavam que fosse entregar abertamente o jogo e acabou mesmo foi assustando os rubro-negros. Mas o campeão teve sorte, competência e contou com grandes ídolos, como Adriano, Petkovic, Ronaldo Angelim e principalmente Andrade, técnico com a cara do clube e que não somente é o único brasileiro seis vezes campeão nacional, como o primeiro técnico negro a conseguir tal conquista. Ele merece.

Um minikit do time titular do Flamengo que se sagrou campeão ontem: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim, Aírton, Juan, Toró, Willians, Petkovic, Adriano e Zé Roberto.
(PDF) (PNG)


- Há um certo encanto pairando sobre o Rio de Janeiro no que diz respeito a esportes, ultimamente. Houve a vitória olímpica, haverá a Copa de 2014 e pela primeira desde que me entendo por gente, um título do Flamengo não causou a angústia das torcidas rivais. No meu caso, vascaíno que sou, estava feliz porque meu time também terminou o ano de forma adequada. Além disso, Andrade, Petkovic e Ronaldo Angelim foram ídolos de meus times - de Vasco e Fortaleza - e ver suas glórias me fez feliz. Também fiquei feliz também pela permanência da série A do Botafogo da minha esposa e meu filho. E por fim, o Fluminense fechou com chave de ouro sua escalada redentora no campeonato, apesar de continuar devendo uma etapa terapêutica na série B à história dos campeonatos brasileiros.


Atendendo a pedidos, os uniformes especiais do Fluminense de 2002.
(PDF) (PNG)


- Já meus outros times no brasileiro decepcionaram. O São Paulo deixou escapar o hepta nas últimas três rodadas. O Atlético-MG foi o legítimo cavalo paraguaio, terminando fora do G4 e apenas com um dos artilheiros. O Grêmio foi irregular por todo o torneio. E o Coritiba, no ano de seu centenário, acabou tristemente rebaixado, em um jogo que terminou de forma grotesca. Também desceram o Sport, o Náutico e o Santo André.


Nem ter jogado com o uniforme do centenário salvou o coxa do descenso.
(PDF) (PNG)


Também não houve salvação, no final das contas, para o brioso ramalhão.
(PDF) (PNG)


- O Internacional, no final, acabou sendo o vice no ano do seu centenário, o que afinal, não foi pouca coisa. Decepcionantes mesmo foram o Palmeiras e o Santos dos "professores" Muricy e Luxemburgo, ambos conhecidos papões de pontos corridos. E o Cruzeiro, quem diria, abiscoitou, no apagar das luzes, uma vaga para a Libertadores.


A homenagem ao Palestra Itália parece ter dado sorte ao Cruzeiro.

- A série B mandou de volta para a elite dois campeões brasileiros: Vasco e Guarani. Junto a eles, dois clubes que não disputavam a série A fazia muito, muito tempo: o Ceará, que não participava do brasileirão desde 1993 e o Atlético-GO, cuja última participação aconteceu em 1986. Na outra ponta da tabela, minha maior dor no ano: a queda do Fortaleza para a série C, acompanhando o Juventude-RS, o ABC-RN e o Campinense-PB.

- Na terceirona, venceu o América-MG, o coelhão, que volta a sonhar com o retorno à elite. Junto a ele, subiram para a série B os briosos Icasa-CE, ASA-AL e Guaratinguetá-SP. Do outro lado, tomaram o rumo do inferno da série D os tradicionais Mixto-MS e Sampaio Correa-MA, o Confiança-SE e o Marcílio Dias-SC.

- E os grandes sobreviventes do ano, os campeões da série D, que sobem para a terceirona: o São Raimundo-PA - não confundir com o o homônimo amazonense -, o Macaé-RJ, o Alecrim-RN e a Chapecoense-SC. Ainda purgando nos círculos infernais da quarteirona, se encontram o Santa Cruz-PE, o Paulista-SP e o Ferroviário-CE. E ainda fora de qualquer disputa nacional, clubes tradicionais como o América e o Bangu, do Rio.

E foi isso. Parabéns aos campeões, sorte aos rebaixados e até o campeonato que vem.

Kits: Auxerre, Monaco e Nantes 2009

Vários times franceses já tinham sua representação aqui no Escudinhos, como o meu St. Etienne, o PSG, o Bordeaux, Lyon e Olympique Marseille. Com a publicação de mais três - Auxerre, Monaco e Nantes, já dá para fazer um torneiozinho. Divirtam-se.


Auxerre Football Club 2009 - (PDF) (PNG)


Assosiation Sportive de Monaco 2009 - (PDF) (PNG)


Football Club de Nantes Atlantique 2009 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Kits: Caracas, Maracaibo, Táchira e Saprissa 2009

Venezuela e Costa Rica não são países com muita tradição no futebol, mas mesmo assim possuem clubes que, de vez em quando, aparecem nas notícias esportivas. O costariquenho Saprissa ficou conhecido por ter disputado, há alguns anos, o mundial da Fifa, como o exótico representante da Concacaf. Já os venezuelanos Caracas, Táchira e Maracaibo são conhecidos mesmo como sacos de pancada nas diversas edições da Libertadores. Mas, o que seria dos grandes clubes sem seus fregueses, não é mesmo? Ei-los então por aqui no Escudinhos.


Caracas Fútbol Club 2009 - (PDF) (PNG)


Unión Atletico Maracaibo 2009 - (PDF) (PNG)


Deportivo Táchira Fútbol Club 2009 - (PDF) (PNG)


Club Deportivo Saprissa 2009 - (PDF) (PNG)