segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Especial: Campeonato Brasileiro 2009

E chega ao fim o mais emocionante campeonato brasileiro da era dos pontos corridos. Para os detratores do sistema, aconteceu a última coisa que faltava para que eles se convencessem da validade da forma da disputa: a vitória de um clube carioca, no caso, o Flamengo, agora hexacampeão. Um campeão justo, que venceu merecidamente um Grêmio que todos esperavam que fosse entregar abertamente o jogo e acabou mesmo foi assustando os rubro-negros. Mas o campeão teve sorte, competência e contou com grandes ídolos, como Adriano, Petkovic, Ronaldo Angelim e principalmente Andrade, técnico com a cara do clube e que não somente é o único brasileiro seis vezes campeão nacional, como o primeiro técnico negro a conseguir tal conquista. Ele merece.

Um minikit do time titular do Flamengo que se sagrou campeão ontem: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim, Aírton, Juan, Toró, Willians, Petkovic, Adriano e Zé Roberto.
(PDF) (PNG)


- Há um certo encanto pairando sobre o Rio de Janeiro no que diz respeito a esportes, ultimamente. Houve a vitória olímpica, haverá a Copa de 2014 e pela primeira desde que me entendo por gente, um título do Flamengo não causou a angústia das torcidas rivais. No meu caso, vascaíno que sou, estava feliz porque meu time também terminou o ano de forma adequada. Além disso, Andrade, Petkovic e Ronaldo Angelim foram ídolos de meus times - de Vasco e Fortaleza - e ver suas glórias me fez feliz. Também fiquei feliz também pela permanência da série A do Botafogo da minha esposa e meu filho. E por fim, o Fluminense fechou com chave de ouro sua escalada redentora no campeonato, apesar de continuar devendo uma etapa terapêutica na série B à história dos campeonatos brasileiros.


Atendendo a pedidos, os uniformes especiais do Fluminense de 2002.
(PDF) (PNG)


- Já meus outros times no brasileiro decepcionaram. O São Paulo deixou escapar o hepta nas últimas três rodadas. O Atlético-MG foi o legítimo cavalo paraguaio, terminando fora do G4 e apenas com um dos artilheiros. O Grêmio foi irregular por todo o torneio. E o Coritiba, no ano de seu centenário, acabou tristemente rebaixado, em um jogo que terminou de forma grotesca. Também desceram o Sport, o Náutico e o Santo André.


Nem ter jogado com o uniforme do centenário salvou o coxa do descenso.
(PDF) (PNG)


Também não houve salvação, no final das contas, para o brioso ramalhão.
(PDF) (PNG)


- O Internacional, no final, acabou sendo o vice no ano do seu centenário, o que afinal, não foi pouca coisa. Decepcionantes mesmo foram o Palmeiras e o Santos dos "professores" Muricy e Luxemburgo, ambos conhecidos papões de pontos corridos. E o Cruzeiro, quem diria, abiscoitou, no apagar das luzes, uma vaga para a Libertadores.


A homenagem ao Palestra Itália parece ter dado sorte ao Cruzeiro.

- A série B mandou de volta para a elite dois campeões brasileiros: Vasco e Guarani. Junto a eles, dois clubes que não disputavam a série A fazia muito, muito tempo: o Ceará, que não participava do brasileirão desde 1993 e o Atlético-GO, cuja última participação aconteceu em 1986. Na outra ponta da tabela, minha maior dor no ano: a queda do Fortaleza para a série C, acompanhando o Juventude-RS, o ABC-RN e o Campinense-PB.

- Na terceirona, venceu o América-MG, o coelhão, que volta a sonhar com o retorno à elite. Junto a ele, subiram para a série B os briosos Icasa-CE, ASA-AL e Guaratinguetá-SP. Do outro lado, tomaram o rumo do inferno da série D os tradicionais Mixto-MS e Sampaio Correa-MA, o Confiança-SE e o Marcílio Dias-SC.

- E os grandes sobreviventes do ano, os campeões da série D, que sobem para a terceirona: o São Raimundo-PA - não confundir com o o homônimo amazonense -, o Macaé-RJ, o Alecrim-RN e a Chapecoense-SC. Ainda purgando nos círculos infernais da quarteirona, se encontram o Santa Cruz-PE, o Paulista-SP e o Ferroviário-CE. E ainda fora de qualquer disputa nacional, clubes tradicionais como o América e o Bangu, do Rio.

E foi isso. Parabéns aos campeões, sorte aos rebaixados e até o campeonato que vem.

21 comentários:

Rafael Santos disse...

Que legal Marcão esse foi a postagem que mais gostei nos escudinhos,apesar de não ter nenhum time do Botafogo publicado,descobri que sua familia tem muito bom gosto.Tambem gostei da publicação dos kits dos centenários do simpático Coritiba e do Flu; do third celeste.Tambem fiquei triste com a queda do Tricolor Cearense(time de minha mãe)mas gostei do acesso do Ceará time que meu pai Botafoguense escolheu por lá quando conheceu minha mãe.
Só faltou um golzinho do Grêmio...
Parabéns Vasco,Coelho,São Raimundo,Macaé,D.de Caxias FC de minha cidade que fez boa campanha na "B";volta mecão e Bangu.
E o mais importante FOGÃO É PRIMEIRONA.

MarcosVP disse...

Uai sor! tem tantos kits do Fogão publicados no blog... é só ver nas categorias...:-)

Rafael Santos disse...

Não mestre desculpe se não me expressei bem;o que quis dizer,é que gostei muito da última postagem, apesar de não ter nenhum time do Botafogo nela,na última postagem...
Os obras de arte do Fogão é claro que já tenho aqui muito bem salvas no PC, e mais uma vez obrigado por criar-las.Só faltam o da final da Conmebol 93 e os do centenário,mas não vou fazer pedidos,pois sei que a agenda está lotadissíma e ainda vem Copa aí!
E o mestre precisa de merecidas férias.
Obrigado Marcão!!!

Pedro Mateus disse...

Vlw , Marcão , O uniforme do Cruzeiro é muito Bonito , tinha que ter era a Camisa do Kleber 30 , mas vlw já por ter o Uniforme Cruzeirense , que vai a mais uma Libertadores , se passar pela Pré , Abraço e mais uma Vez Obrigado

Pedro Mateus disse...

Gostaria de lhe pedir sua Ajuda , como que eu coloco 2 Kits em 1 Folha , que na hora da imprensão fique do tamanho que de para colocar no botões ????

MarcosVP disse...

Pedro Mateus, antes de mais nada, como é que eu vou saber de que tamanho são seus botões?

Ai, ai...

Pedro, quando você for imprimir. verifique a proporção da impreção. Daí, é só diminuir para o tamanho que vc quiser. Tentativa e erro. E quanto a colocar dois kist numa folha, tenho kits que já ocupam uma folha inteira. Vai ser meio difícil.

Abs.

MarcosVP disse...

Cara, essas perguntas são tão incríveis que até "impreção" eu escrevi. Deus que me perdoe...:-)

Paulo H G Ramos Jr disse...

Boa noite,
Como torcedor do Flamengo, muito obrigado. E parabéns pelo Vasco com seu uniforme "preto da subida". Também ficou muito legal.
Gostaria de saber se posso passar minha experiência recente de impressão e colagem ao seu leitor.
Obrigado pela oportunidade de participar.
Paulo H G Ramos Jr.
Rio de Janeiro, RJ

MarcosVP disse...

Paulo, toda ajuda é bem vinda nessas horas...:-)

Abs.

Mauri Floriani disse...

Texto espetacular, Marcão!

Se for o último de 2009, já fechou com chave de ouro. Nem precisa postar mais este ano.

Uma homenagem e tanto.

Rafael Netto disse...

E o ano acabou bem para os cariocas. Flamengo e Vasco campeões, e Botafogo e Fluminense escapando da degola, mas de forma honrosa, com boas vitórias e sem viradas de mesa.

Só lamento pelo seu Fortaleza, que ainda vai ter que aturar o Ceará subindo para a série A.

E o cara escreve "imprensão" e o VP responde "impreção"... cruzes, isso é contagioso!

MarcosVP disse...

Mauri, acabou ainda não... tem sete posts até o fim do ano. Tá tudo programado já...:-)

Gerson disse...

Olá Mestre, aí vai um Salve à todos os que escaparam da degola com méritos próprios. E Parabéns à todos os campeões: Flamengo-RJ(BR-09), Vascão(BR-09 série B), América-MG(BR-09 série C), São Raimundo-PA(BR-09 série D), Corinthians-SP(Copa do BR-09).
Aos rebaixados, resta esquecer o que passou, sacudir a poeira e repensar todo planejamento para tentar voltar o ano que vem.
Fantástica estás postagens!!! O Fluminense laranja ficou bem bacana, o Coritiba estilo retrô tbém está demais.
O do Santo André amarelo ficou bem legal e lembra o unifome da seleção brasileira, pra quem assistiu o jogo contra o Inter, o qual o Ramalhão jogou de calções azuis, pôde comparar com o da seleção canarinho.
Agora, este do Cruzeiro em homenagem ao antigo Palestra Itália, ficou sensacional, e realmente trouxe mta sorte pro time mineiro que ainda beliscou uma vaguinha na Libertadores-09 aos 47 min. do 2ºtempo.
É Mestre, o ano já se foi... que o Natal e o ano novo renovem nossas esperanças e tragam mta paz pra todos nós!
Um grande abraço e até a próxima postagem.
Gerson Nuevo

Paulo H G Ramos Jr disse...

Gostaria de passar minha experiência com impressão, corte e colagem de escudos.
Sou colecionador desde os anos 70 e na época rolavam os famosos botões de galalite, comprados em papelarias e em lojas de material esportivo. Uma das mais famosas era a "Juquinha" na Rua do Catete, no Rio, onde comprei dezenas de botões, de tamanhos diferentes.
E toda terça-feira, ia ao jornaleiro, pra descolar a Placar e ver os escudinhos da última página.
Atualmente, ainda conservo estes times, compostos por botões de tamanhos diferentes, somados
aos Gulliver, Gulliver Cristal, Brianezzi, Frandian e de outros fabricantes (indústrias ou
artesãos independentes).
Como só descobri o blog do Marcos (e outros) neste ano de 2009, resolvi imprimir e identificar todos novamente.
Pesquisando nos blogs e após vários testes, vi que uma das dicas de impressão do "Joga Bonito"
poderia me ser útil.Para todas as impressões utilizei o Word XP, que possuo em minha máquina.
- Abri o Word
- Selecionei "Arquivo", "Configurar Página"
- Na guia superior "Margens", aberta como padrão, alterei todas as margens para 1 cm.
- Com a página pronta, "Inserir", "Figura", "Do arquivo" e coloquei nas páginas as imagens png
- Organizei as impressões dos kits conforme seu tamanho (o Marcos publica kits de três, duas e uma "camisa"). Para kits de "3 camisas" e botões de tamanho como os Gulliver (ou maiores), ajustei a página para "Paisagem" (folha na horizontal) e a largura da imagem para 12 cm (isto resultou em 2 kits de 3 camisas por página)
O segundo passo foi escolher a "camisa" do kit, conforme a cor do botão onde iria colar, mas
isso é gosto de casa um.
Em seguida, imprimir e cortar. A impressão foi feita em uma Epson CX4500 e o corte foi feito
com tesoura longa, de ponta curva.
Depois, colar. Com cola Tenaz. ("Cole com Tenaz e descole se for capaz" - juro que não comprei essa marca de propósito).
Mas não acabei neste ponto. Para "plastificar" e "arredondar" o escudo, utilizei
etiquetas redondas transparentes da Pimaco (existem em 3 tamanhos diferentes) e as colei por
cima dos escudos, observando que a etiqueta transparente fosse de tamanho maior que o do escudo.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Antecipadamente, desejo que todos tenham um Natal muito bacana e que 2010 venha com saúde, sucesso e progresso a todos vocês e a suas famílias.

Paulo H G Ramos Jr
Rio de Janeiro, RJ

Boscolo disse...

Marcos, vc poderia me fornecer o arquivo que vc usa para criar os botões digitais (as imagens dos botões pra galera ter uma idéia de como irão ficar os escudinhos nas cores e tal)???

MarcosVP disse...

Grande comment, Paulo.

Só como um pequeno adendo, durante a vida toda eu usei botões gulliver e colava com cola plástica. Meu segredo era usar um cotonete para passar a cola na arte. E como eu tinha poucos botões e tinha que colar e descolar as artes para poder usar outros times, a cola acabava plastificando a parte de baixo da arte. Era só descolar com cuidado com um estilete...:-)

Professor, me manda um email em marcosvparrobagmailpontocom. A gente conversa.

Abs.

João Pedro disse...

Parabéns, Marcos, ficaram todos lindos. Agora, como achaste esse escudo antigo do Coxa(o do uniforme 2)? O do meu blog foi só uma improvização. Se puder, vc pode me mandar esse escudo, para eu poder atualizar o meu post? Ficaria grato.
Um abraço.

João Pedro disse...

E, Marcão, pena que o Fortaleza caiu... Agora não dá mais para ver as vergonhas pela tevê(brincadeirinha)...
Mais você é um cara bem imparcial(diferente de mim) e coloca mesmo assim os escudinhos do Vozão, do Mengão, do Botafogo e Fluminense sem besteiras. Parabéns pelo blog!

MarcosVP disse...

João Pedro, qual é o teu blog?
Abs.

João Pedro disse...

É o escudinhosjp.blogspot.com.

Cristiano Carvalho disse...

Fala Marcão! Depois de muito tempo aqui estou eu, e para minha surpresa e alegria você postou esse excelente kit com os escudinhos que tanto esperei, os do Fluminense(Laranja e Centenário). Gostaria de te agradecer muito por ter atendido esse meu pedido. Obrigado!!! Parabéns, você é o cara! Abração e T+!