segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jogos Inesquecíveis: Brasil em Copas (1ª parte)

Esta semana é didicada à nossa seleção canarinho, como haverá, até o início da Copa de 2010, outras semanas dedicadas a seleções que também conquistaram o título do mundo. Hoje, as três finais brasileiras que faltavam em nosso blog, já que as cartelas das conquistas de 1958 e 2002 já haviam sido publicadas.

1962 - O Brasil veio para a copa realizada no Chile com a mesma base da copa anterior - a da Suécia, onde havia sido campeão - mas com um desfalque de proporções reais: Pelé, machucado, ficou fora do torneio. Amarildo, o jogador chamado para substituí-lo, contudo, fez uma copa irrepreensível, com uma raça que justificava seu apelido: o possesso. Além do mais, o Brasil tinha Garrincha em estado de graça, melhor ainda que em 1958. Não foi possível parar a seleção de Mauro, Vavá, Zagallo e Nilton Santos. À briosa Tchecoslováquia, no final, só restou assistir ao passeio e amargar outro vice-campeonato. O Brasil era bi.

Brasil x Tchecoslováquia 1962 - (PDF) (PNG)


1970 - A máquina montada por João Saldanha e comandada finalmente por Zagallo chegara ao final da copa de 1970. A adversária era a Itália, que derrotara a Alemanha em uma semi-final dramática, chamada até hoje por alemães e italianos de o jogo do século. O Brasil saiu na frente com um gol de Pelé, mas Bonisegna empatou logo em seguida. O que parecia que ia ser um jogo tenso e marcado, contudo, transformou-se na mais arrepiante aula de futebol que se tem lembrança na história do esporte. No dia 21 de junho de 70, o gigantesco Estádio Azteca presenciou um jogo legendário, mitológico, que acabou - depois de dois gols, de Gérson e Jairzinho - em um dos gols mais fantásticos de todos os tempos, onde o capitão Carlos Alberto Torres sepultava, depois de uma jogada absolutamente fabulosa de Clodoaldo, Rivelino, Jairzinho e Pelé, os sonhos do tricampeonato da squadra azurra. Era o Brasil quem levantaria a taça do tri.

Brasil x Itália 1970 - (PDF) (PNG)


1994 - Contestada do início ao fim, antes e depois de sua conquista, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira e capitaneada por Dunga, causou, na visão de muitos estudiosos do esporte, mais malefícios que benefícios ao futebol brasileiro. Contudo, para a torcida brasileira, poucas vezes uma seleção causou tanto furor, tanto fervor. Era o primeiro título da era da mega transmissão futebolística. As frustrações que vinham desde 1974 acabaram por tornar a conquista do tetra um marco na história do time. A copa de 1994 foi dura, difícil, tensa até o último momento da final por pênaltis contra - novamente - a Itália. Mas a geração de Bebeto, Romário, Dunga e Taffarell deixou imagens e gols inesquecíveis para toda uma geração ávida por uma vitória que demorou vinte e quatro anos para chegar.

Brasil x Itália 1994 - (PDF) (PNG)

5 comentários:

por Luciano Mano Negra disse...

E aí, Marcos VP, tudo bem? Depois de um contato contigo no final do ano passado, agradeço pelo incentivo e aviso que montei o blog http://escudetos.blogspot.com
Fiquei anos sem ver um futebol de botão, comprei uns jogos e arrisquei fazer uns desenhos.
Já que sua preocupação é Copa, Camarões e Costa do Marfim alteraram seus escudos, fiz um rascunho em meu blog.
Da página inicial, Holanda, Fluminense, Itália (2), Uruguai, Alemanha, Argentina, Flamengo e Cruzeiro são seus escudos que baixei e estão na minha próxima lista de impressão.
Parabéns.

RMO disse...

Olá! Procuro por jogos das copas de 78 e 82 em portugês. Alguma postagem?

MarcosVP disse...

Luciano, obrigado pelo comment. Já mudei o endereço do seu blog, ok?

RMO, tem jogos e kits de 78 e 82 sim. Procure pelos nomes das seleções na coluna categoria. A copa de 78, por exemplo está toda aqui no blog. Abs.

Rafael Santos disse...

Posts históricos agora as finais estão completas, o kit canarinho de 62 está show!!!

Papex disse...

Olá Marcos VP, tudo bem?
Me chamo Marcelo e sou de Bh.. simplesmente show seu Blog...adoro futebol de botão e gostaria de montar uma exposição com os times do cruzeiro no meu quarto. porém, não sei qual seria o melhor botao pra montar as equipes. Seria os da Guliver, ou existe alguma emrpesa que vende peças sem escudos? Pode me ajudar nessa informação? Grande Abraço