segunda-feira, 5 de abril de 2010

Kits: Coréia do Sul, EUA, Japão e Senegal 2002

A Copa disputada entre Coréia do Sul e Japão, em 2002 foi, sob o prisma dos fabricantes de material esportivo, uma copa especial. Ocorre que, quatro anos antes, em 1998, a gigante Adidas, viu-se, pela primeira vez desde que a marca começou a figurar nos uniformes, em 1974, violentamente ameaçada em sua hegemonia como fornecedora. Em 1998, a americana Nike emplacou seis grandes equipes na copa, contra os mesmo seis da Adidas. Começava aí uma guerra visceral entre os fabricantes. O primeiro round se daria na Copa da Ásia e a arma era a mesma para a maioria dos fabricantes: a padronização - melhor dizendo: a pasteurização - dos unifomes. As cores mudavam mas os desenhos dos uniformes - e pela primeira fez, das numerações - de Adidas, Nike e Puma eram rigorosamente iguais para cada time, com algumas poucas exceções em detalhes, como os países sede, Coréia e Japão, que vestiam Nike e Adidas respectivamente. Nessa copa, a Adidas recuperou, por pouco, a liderança - 10 x 8 - em relação à Nike. Mas o saldo da excessiva equalização incomodou a maioria das federações, que obviamente, queriam de volta as identidades nacionais em seus uniformes e não só as identidades dos fabricantes. Quatro anos depois, munidas dessa informação, as fabricas teriam seu segundo round nessa guerra. E o resultado não poderia ser mais surpreendente.

Hoje, quatro kits da Copa da Ásia: os anfitriões Coréia do Sul e Japão e os surpreendentes Senegal, que venceu a campeã França em seu primeiro jogo numa Copa do Mundo, e EUA. Ambos chegaram às quartas-de-final, caindo diante de Turquia e Alemanha, respectivamente.


Coréia do Sul 2002 - (PDF) (PNG)


EUA 2002 - (PDF) (PNG)


Japão 2002 - (PDF) (PNG)


Senegal 2002 - (PDF) (PNG)

5 comentários:

Joao Henrique disse...

Gostei muito da Coreia do Sul ... Otimo trabalho !!!

Joao Henrique disse...

Ops ... E dos USA tambem !!!

Rapha Rabelo disse...

ola Marcos... obrigado pelas correçoes nas cartelas do Brasil... mas nao tinha reparado contra a frança... deixa eu t perguntar uma coisa: tenho todas suas cartelas tanto em png quanto pdf, pra futuramente fazer algumas e nao precisar visitar seu blog e procurá-las... tem algum problema? ainda nao fiz nenhuma pq nao sei onde comprar botoes "virgens" aki em BH.... e outra coisa, nao entendi seu txt desse post, mas vou lê-lo de novo com mais calma.... obrigado

Everaldo Izidio dos Santos Junior disse...

Você tem mais kits da Copa 2002? Se você tem, posta mais que eu quero ver, um grande abraço!!!!!

MarcosVP disse...

Junior, nas listas da página "Faça seu Pedido" tem a França 2002. O resto você encontra aqui:
http://escudinhos.blogspot.com/search/label/Copa%202002

Abs.