segunda-feira, 31 de maio de 2010

Kits: Grupo G da Copa do Mundo de 2010

E tá aí o que o povo queria, minha gente, o Brasil-sil-sil! Esse Brasil lindo e trigueiro, mulato inzoneiro, pátria das marias-chuteiras, time de Josué, Michel Bastos, Maicom, Klébers... Melhor parar por aqui, né? Pois bem, eis o Grupo G, o penúltimo da copa da África do Sul. Eu confesso que no dia do sorteio eu senti um cheirinho de grupo da morte nesses confrontos do Brasil, mas depois, pensando bem, não há muita dificuldade nem mesmo tradição no nosso caminho. Pode até haver superstição. Afinal o Brasil pega Portugal, como pegou na famigerada copa de 1966, ano em que a grande seleção de Eusébio também pegou a surpreendente Coréia do Norte, que naquela copa eliminou a Itália. De qualquer modo, ainda que a seleção brasileira seja tão empolgante como um bom filme iraniano, é o franco favorito neste grupo, que ainda tem a Costa do Marfim de Didier Drogba. Passa com tranquilidade, aposto.

Vamos à nossa contagem dos fabricantes: O Brasil vem com um uniforme Nike que, se não era tão bonito quanto o anterior, que homenageava a seleção de 1958, pelo menos é agradável, mais ainda que o de 2006, do qual eu já gostava, ainda que essas bolinhas no afortunado uniforme azul - que o Brasil não gosta de usar, sabe-se lá porque - tenham me causado certa estranheza. Portugal vem de Nike também, com um uniforme até muito mais bem resolvido que o brasileiro. A camisa titular é muito bonita. Costa do Marfim vem de Puma com uma combinação que, depois da Argélia, para mim é a mais feliz dentre os times africanos. Por fim, eu ACHO que a Coréia do Norte vem vestida pela espanhola Astore. Só saberemos no dia do jogo, creio.

Total até agora: Adidas (11), Nike (9), Puma (6) , Umbro (1) e Astore (1)


Brasil 2010 - (PDF) (PNG)


Coréia do Norte 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 09/06/2010


Costa do Marfim 2010 - (PDF) (PNG)


Portugal 2010 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Avisos e Updates

Amigos, acabo de fazer updates nas seguintes seleções: Austrália, México, Holanda e EUA. Lembro que, das seleções já postadas, pode ser que ainda haja alguma modificação no uniforme da Nigéria.
Abs.

Kits: Grupo F da Copa do Mundo de 2010

Eu confesso, nobres amigos: eu olho para o Grupo F da copa de 2010 e penso que este tem grandes chances de ser o mais enfadonho da competição. Começando pela Itália, que é sim a atual campeã, mas que tem um time que empolga menos ainda que a nossa seleção. Consta que o técnico Marcelo Lippi teve ainda mais críticas que Dunga quando divulgou a sua escalação. A disputar as vagas com ela, temos a tinhosa albirroja, o Paraguai, por quem obviamente torcerei no grupo, mas com a mesma esperança de quem compra um Jack Daniels em Ciudad del Este e imagina que este veio mesmo do Tenessee. Para piorar as coisas, temos a Eslováquia em sua primeira copa desagregada da irmã siamesa, a República Tcheca. Por fim, dividindo a zebra com as pequenas Coréia do Norte, Honduras e Eslovênia, a Nova Zelândia, que nos traz grandes lembranças da copa de 1982 mas que duvido que traga alguma esperança aos seus torcedores.

Contagem rápida: Eslováquia e Paraguai vem bonitos de Adidas. A azurra apresenta possivelmente o mais bem cuidado uniforme Puma da copa - e que mesmo assim não me fala aos olhos. Por fim, os all whites da Nova Zelândia vem de Nike, num uniforme que empolga tanto quanto o futebol daquele longínquo rincão da Terra.

Total até agora: Adidas (11), Nike (7), Puma (5) e Umbro (1)


Eslováquia 2010 - (PDF) (PNG)


Itália 2010 - (PDF) (PNG)


Nova Zelândia 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 09/06/2010


Paraguai 2010 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Kits: Grupo E da Copa do Mundo de 2010

O quinto grupo a iniciar sua participação na copa da África, o Grupo E é formado por algumas equipes que muito contribuíram para fazer do mundial um torneio cheio de histórias inesquecíveis. Começamos pela cabeça-de-chave Holanda, seleção onde os amantes do bom futebol sempre depositam alguma esperança. Não há um apreciador do violento esporte bretão nesse mundo (é, talvez os alemães e os belgas, sei lá...) que não acalenta o sonho de um dia, caso sua própria seleção não o possa, ver a laranja mecânica levantando o caneco que a história marotamente lhe tirou das mãos em 74 e 78. Temos também a Dinamarca, equipe que encantou o mundo em 1986 e que desde então deve uma repetição do show da dinamáquina de Laudrup e Elkjaer Larssen ao mundo. E o que dizer de Camarões, a primeira seleção da áfrica subsaariana a conseguir uma vitória em copa e diante logo da Argentina de Maradona? Os leões indomáveis que deram ao mundo a brilhante figura de Roger Milla e que venceram uma olimpíada justamente em cima dos luxaboys brasileiros, são sempre uma esperança de espetáculo em uma copa, ainda mais capitaneados pelo excelente Samuel Eto'o. Por fim, coadjuvante neste grupo de grandes e históricos times, o Japão, uma equipe de honra, sim, mas que até hoje não apresentou um futebol digno de grandeza e história.

Contagem dos uniformes: Temos um Nike, o da Holanda, que está simples e agradável; um Puma, o de Camarões, que ganhou em elegância com o escudo novo, apesar do exagero de colocar dois escudos na camisa, como faz a África do Sul também; Dinamarca e Japão vem de Adidas. Os escandinavos com uma camisa num tom de vermelho mais fechado que o comum desta seleção. Já o uniforme nipônico é bem bonito e equilibrado nos detalhes. Um dos mais agradáveis da Adidas nessa copa.

Total até agora: Adidas (9), Nike (6), Puma (4) e Umbro (1)


Camarões 2010 - (PDF) (PNG)


Dinamarca 2010 - (PDF) (PNG)


Holanda 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 27/05/2010


Japão 2010 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Kits: Grupo D da Copa do Mundo de 2010

Chegamos ao Grupo D da Copa de 2010, um grupo cheio de interrogações. A cabeça-de-chave é a tricampeã Alemanha, que nunca, jamais, sob qualquer hipótese, deve ser desprezada ou ignorada, sob risco de um sofrimento atroz - pergunte a holandeses e húngaros o que eles pensam. Para pelear com os germânicos, temos a Sérvia, a ex-Yugoslávia que, segundo consta, é uma equipe forte e bem estruturada. Em sua primeira copa depois da separação de Montenegro, os sérvios são uma aposta de supresa de vários comentaristas. Apesar disso, a surpresa em 2006 foi uma pífia campanha, com direito a levar goleada de 6x1 da Argentina. Neste grupo também está a seleção de Gana, uma das mais fortes e tradicionais equipes africanas das últimas décadas. Em sua primeira copa, em 2006, os ganeses ajudaram a eliminar os EUA e a forte República Tcheca, caindo diante do Brasil nas oitavas. Por fim, outra seleção incógnita, a Austrália. Os socceroos até fizeram bonito em 2006, caindo somente diante da campeã Itália - e mesmo assim com uma bela ajuda do juizão - nas oitavas. Este grupo, salvo melhor juízo, promete. A Alemanha eu creio que passa. Mas não aposto meu dinheirinho em quem sai em segundo do grupo.

Continuando a contagem: Neste grupo, uma Adidas, a Alemanha, que traz um dos uniformes mais bonitos de sua história em minha opinião, perdendo apenas para o de 1990 - e sim, eu preferia o segundo kit em verde, como antigamente, apesar de que eu teria fácil esta camisa em preto e dourado. A Nike entra com duas seleções, Sérvia e Austrália. O uniforme da Sérvia é sem graça. A antiga Yugoslávia era mais divertida. Já o da Austrália é nada menos que pavoroso. Já vi times jogando em intercolegiais com uniformes mais decentes que este que a Nike desenhou para a Austrália. Por sorte, nem Bélgica nem Polônia estão nessa copa, que são outros dois kits berrantemente feios. Por fim, Gana traz um uniforme da Puma África, um pouco menos feliz que outros de desenho semelhante, como Argélia e Costa do Marfim. Total até agora: Adidas (7), Nike (5), Puma (3) e Umbro (1)


Alemanha 2010 - (PDF) (PNG)


Austrália 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 27/05/2010


Gana 2010 - (PDF) (PNG)


Sérvia 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 09/06/2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Kits: Grupo C da Copa do Mundo de 2010

O Grupo C da Copa do Mundo de 2010, talvez seja um dos mais adaptados a uma competição na África do Sul. Afinal, traz duas zebras históricas de copas, uma delas, inclusive, com o adversário derrotado e tudo. É o caso de Estados Unidos e Inglaterra, que farão a primeira partida do grupo e obviamente relembrarão da única vez que se enfrentaram numa copa, em 1950 (jogo já postado aqui), quando os EUA derrotaram o poderoso english team, numa mas maiores surpresas do torneio na história. Coincidentemente, os EUA apresentam, pela primeira vez desde 1950, camisas com faixas diagonais. A outra zebra do grupo é a Argélia, que em 1982, capitaneada pelo fantástico Madjer, infligiu uma dura derrota à futura vice-campeã Alemanha. Por fim, fechando o grupo, a Eslovênia, que participou da copa de 2002, mas da qual, vamos ser sinceros, ninguém lembra.

Nossa contagem continua. Neste grupo, nada de Adidas, que continua com 6. A Nike, por sua vez aumenta a conta para 3 seleções, com os bem resolvidos uniformes de EUA e Eslovênia - o dos EUA é bonito mesmo. A Puma inclui o belo uniforme em tons verde-claro da Argélia na conta, perfazendo 2 seleções e a Umbro apresenta a sua única contribuição na copa - a Inglaterra - que para mim, contudo, é um dos três mais belos uniformes da competição. Simplesmente perfeito.


Argélia 2010 - (PDF) (PNG)


Eslovênia 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 09/06/2010


Estados Unidos 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 27/05/10


Inglaterra 2010 - (PDF) (PNG)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Kits: Grupo B da Copa do Mundo de 2010

Vamos ao segundo grupo da Copa do Mundo de 2010, o Grupo B. Começamos pela cabeça-de-chave, a Argentina, bi-campeã mundial e atual bi-campeã olímpica, não nos esqueçamos. Os argentinos trazem pelo menos um mito na delegação: o técnico Diego Armando Maradona. No time, um atacante fora-de-série chamado Lionel Messi, um veterano e experiente - mas não por isso mais ajuizado - volante chamado Verón e um time que pode surpreender mas que, até o momento, é uma grande incógnita. Peleando com os hermanos, duas seleções que os remeterão à péssima - para eles - copa de 1994: Nigéria e Grécia. Contudo, contrariando este mau agouro, a Argentina ainda pega a Coréia do Sul, sua primeira adversária na vitoriosa campanha de 1986.

Continuando nossas contas, mais um banho da Adidas: 3 seleções contra uma da Nike, que, apesar disso, apresenta possivelmente o uniforme mais feliz desenhado pelos americanos do swoosh neste torneio. Dentre os outros, o da Argentina está bem bonito. Grécia e Nigéria tem desenhos apenas no padrão. No momento, a Adidas tem 6 seleções, contra uma da Puma e uma da Nike. Nos jogos, torço para que avancem a Coréia e a Argentina.

Nota: O kit da Nigéria ainda é o que foi recusado pela confederação daquele país. O novo ainda não foi revelado. Quando for, eu faço o devido update aqui.


Argentina 2010 - (PDF) (PNG)


Coréia do Sul 2010 - (PDF) (PNG)


Grécia 2010 - (PDF) (PNG)


Nigéria 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 09/06/2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Kits: Grupo A da Copa do Mundo de 2010

Bem amigos do Escudinhos, neste instante começa a nossa Copa do Mundo de 2010. A partir de hoje e até o dia 3 de junho - uma semana antes do início da competição - vamos postar todas as seleções que vão disputar o torneio, grupo por grupo, sempre às segundas e às quintas-feiras, como vocês já estão acostumados.

Começamos então pelo interessante Grupo A, onde encontramos duas seleções campeãs do mundo: a França, que se classificou com sofrimento e irregularmente - quem não lembra do gol de mão de Thierry Henry contra a desafortunada Irlanda na repescagem européia? e o Uruguai, que também sofreu para se classificar. Foi só na repescagem, eliminando a Costa Rica. Além destas, temos a fraca seleção anfitriã, os bafana-bafana, a África do Sul, que periga, salvo alguma zebra desgarrada, ser a primeira seleção dona-da-casa a ser eliminada da competição ainda na primeira fase. Por fim, temos o México, que já sediou duas copas mas que nunca passou de mero coadjuvante nas diversas copas que disputou.

E que tal aproveitar estes posts e fazer uma primeira contagem? neste grupo, são três seleções que vestem Adidas - e três belos uniformes, bem equilibrados, com destaque para o reserva do México, todo preto - e o Uruguai que vem com o design Puma reservado às seleções fora da África, que, em minha opinião, estão sem graça e sem sal.

Bem, neste grupo eu torço pelos uruguaios, mesmo com o uniforme mais bobo. O uniforme mais bonito é o do México.


África do Sul 2010 - (PDF) (PNG)


França 2010 - (PDF) (PNG)


México 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 27/05/10


Uruguai 2010 - (PDF) (PNG)
Atualizado em 16/06/10

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Kits: Irlanda, Noruega, República Tcheca, Rússia e Ucrânia 2010

Último post antes da Copa do Mundo, meu povo. E para animar vocês, cinco - CINCO! - kits que foram muito pedidos por aqui. Para começar, a Irlanda, ou Eire, como queiram, aquela mesma que foi eliminada por la main de Dieu de Thierry Henry e que perdeu para o Brasil em amistoso, ajudando a carimbar o passaporte de Robinho para a África; Depois, a Noruega, seleção na qual eu me permiti uma licença poética: é que há alguns meses, a federação norueguesa apresentou um belíssimo escudo novo, um dos mais bonitos que eu já vi e que me deu um bom trabalho para vetorizar mas que, no final das contas, eles desistiram de usar em detrimento do velho distintivo com a bandeira norueguesa inscrita em um círculo branco. Inconformado, resolvi fazer o kit com o novo escudo mesmo e lasque-se; A República Tcheca entrou na repescagem deste post, como pedido do Gerson e de outros leitores que já o haviam solicitado anteriormente; Por fim, os kits do belíssimo uniforme da Rússia, que infelizmente não veremos a passear pelas canchas sulafricanas e da Ucrânia, que foi para a Alemanha mas não vai para a África.

E é isso. Agora, podem polir as vidrilhas que segunda-feira que vem teremos o grupo A da Copa de 2010. Abraços e bolinha pra frente.


Irlanda 2010 - (PDF) (PNG)


Noruega 2010 - (PDF) (PNG)


República Tcheca 2010 - (PDF) (PNG)


Rússia 2010 - (PDF) (PNG)


Ucrânia 2010 - (PDF) (PNG)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Kits: Israel, Malásia e Tailândia 2009/10

Nesta semana, mais algumas equipes que estão fora da copa de 2010. Israel disputa as eliminatórias pela Europa e já esteve em uma copa, a de 1970 no México, sem muito brilho. Talvez o grande momento da seleção Israelense na história tenha sido a vitória por 3x2 sobre a França em 1993, em pleno Parc-des-Princes, o que ajudou a derrubar os gauleses nas eliminatórias e deixá-los fora da copa dos EUA. Também temos hoje duas seleções asiáticas que nunca foram a uma Copa: Tailândia e Malásia, esta ultima uma homenagem ao nobre e talentoso Azmi Mie, do Switch Image Project, que tanto nos auxilia com suas imagens.


Israel 2010 - (PDF) (PNG)


Malásia 2009 - (PDF) (PNG)


Tailândia 2009 - (PDF) (PNG)