segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kits básicos: Avaí-SC, Chapecoense-SC, Guará-DF e Rio Negro-AM

Prezados leitores, estamos de volta às atividades, sempre levando o barco debaixo desse vento frenético - que só não serve mesmo para amenizar esse calor medonho do Rio de Janeiro, mas enfim - e tentanto trazer sempre as mais novas novidades - e por que não dizer? - as mais velhas velharias do mundo das bolinhas e dos botões. Como vocês sabem, de vez em quando me dá alguma idéia na cabeça e normalmente eu tenho utilizado o primeiro semestre para postar seleções de copas antigas e alguma coisa nesse estilo, ou times de campeonatos regionais, deixando os clubes do campeonato brasileiro e alguns estrangeiros para o segundo semestre, quando já aconteceram as mudanças de uniformes.

Neste ano de 2011, eu resolvi fazer uma grande - e extensa - homenagem ao futebol brasileiro e para isso eu peguei como exemplo aquele que possivelmente foi o maior - em tamanho - campeonato de futebol da história deste planetinha: o Campeonato Brasileiro de 1979. Foram 94 clubes disputando o título em uma única divisão, em um modo de disputa por muitas vezes esdrúxulo, que se desenrolou quase miraculosamente no período exíguo de três meses. Último torneio organizado pela antiga CBD, o campeonato teve várias polêmicas. Grandes times - como o Atlético-MG - abandonaram o torneio e outros - caso do São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa de Desportos - sequer aceitaram disputá-lo. Ocorrido ainda no tempo da ditadura militar, dizia-se que "onde a Arena tem um terreiro, tem um clube no brasileiro". E a finalíssima, como todos sabem, foi entre o Internacional de Porto Alegre e o Vasco da Gama, que acabou (buesta...) como vice do tricampeão gaúcho.

Para homenagear este campeonato, que traz em si um enorme retalho dos mais importantes clubes brasileiros e alguns que praticamente se extinguiram, resolvi criar uma nova série de botões chamada Basics. As artes trarão apenas as cores essenciais de cada time, sem fabricantes e com números especiais, iguais para todos os botões. Esta série, apesar de ser baseada em 1979, servirá para que os amantes do botonismo possam jogar com os times brasileiros do modo mais fundamental possível, sem preocupação com a época. São os clubes em suas cores, times puros, sem gelo.

Espero que todos apreciem. Para começar, os quatro últimos colocados do campeonato, Avaí-SC, Chapecoense-SC, Rio Negro-AM e Guará-DF. Aos poucos iremos subindo na tabela, e se tudo der certo, chegaremos ao final. Divirtam-se e feliz 2011.

Avaí-SC - (PDF) (PNG)

Chapecoense-SC - (PDF) (PNG)

 
Guará-DF - (PDF) (PNG)

Rio Negro-AM - (PDF) (PNG)

6 comentários:

Futmesa Brasil disse...

Salve salve mestre...
Tudo certo?
Passando para alertar que a arte para fase final será publicada amanhã anpoite. Estou no aguardo da sua.

abraços ...pazz

Anônimo disse...

desculpe vp eu fiquei meio doido mas voce me desculpa por favor? vp.elpidio...aguardando resposta

Anônimo disse...

vp posso fazer um pedido de botão para voce.se voce deixar e eu te mandar o email e voce não souber qual
a camisa e te passo pelo o hotmail
.o tal time e o ypiranga-PE

elpidio aguardando respostas...

alcides nogueira lucas disse...

oi marcos pode postar o time do blackpool aguardo obrigado

MarcosVP disse...

Eu não atendo mais pedidos feitos aqui nos comments. Já falei isso antes. Só pelo email.

Futebol Clássico disse...

Parabéns por mais esta belíssima série homenageando o Brasileirão 1979...ficaram muito 10 essas obras de arte !!!

Abração, Marcos !!!