segunda-feira, 19 de março de 2012

Kits: Especial Zâmbia

Faz muito tempo - eu sei - que eu não posto aqui uma cartela de um jogo inesquecível. Hoje vou fazê-lo, atendendo ao pedido de um leitor que queria o kit da seleção de Zâmbia, que surpreendeu o mundo ao se tornar a campeã da Copa Africana de Nações - um título inédito para o país, que derrotou na final a poderosa Costa do Marfim de Drogba, Gervinho e cia. A conquista de Zâmbia, contudo, não foi a primeira facanha destes africanos. Em 1988, a seleção zambiana perpetrou o que para muitos é a maior zebra de todos os tempos no futebol, maior que outras tantas cometidas pelos africanos sobre grandes seleções, como a vitória da Argélia sobre a Alemanha na Copa de 1982, a vitória de Camarões diante da Argentina em 1990 e o Senegal eliminando a campeã França na Copa de 2002.

O jogo de que falo aconteceu na Olimpíada de Seul, 1988. A Itália era considerada uma das favoritas para a medalha de ouro. Em seu time, cinco jogadores seriam terceiros colocados na Copa do Mundo que ocorreria dois anos depois. Os africanos de Zâmbia vinham de um empate com o Iraque no primeiro jogo. A vitória italiana era dada como certa. Mas a história foi outra. Zâmbia aplicou uma histórica goleada sobre a Azzurra, num jogo que terminou num humilhante 4×0. Os velozes africanos destruíram com a defesa italiana com belos gols oriundos de jogadas em velocidade e dribles desconcertantes. Um verdadeiro massacre.O vídeo abaixo mostra o que foi.



Zâmbia acabou sendo eliminada pela Alemanha Ocidental, no primeiro jogo da fase eliminatória. Contudo, este não foi o pior revés daquela incrível geração. Em 1993, o avião que conduzia a seleção zambiana explodiu durante uma viagem para um jogo contra o Senegal, válido pelas eliminatórias da Copa dos Estados Unidos. Dezoito atletas morreram no acidente. Kalusha Bwalya, a principal estrela do time, sobreviveu porque não viajava com os outros naquele dia. Como jogava no PSV Eindhoven, iria da Europa direto para o Senegal. Bwalya ainda liderou a destroçada seleção de seu país no restante das eliminatórias, mas a classificação escapou por pouco - por apenas um ponto - para o Marrocos.

Abaixo, os kits do inesquecível show contra a Itália em 1988 e o atual kit, o da seleção campeão africana de 2012.

Zâmbia 4x0 Itália 1988 - (PDF) (PNG)

 
Zâmbia 2011 - (PDF) (PNG)

4 comentários:

Patrick disse...

Eu me lembro desse resultado. Muito bonita sua ação de resgatar essa história :)

J. Sandes disse...

tava com saudades desses posts históricos VP. Parabens!!!!

Luiz Fernando Andrade disse...

Olá Marcos sou Luiz Fernando moro no interior de São paulo eu tinha conversado com vc a um tempo atrás,e elogiado seu trabalho, só que fiquei sem internet.
Eu gostaria de saber como funciona seu trabalho porque tem times que estão disponivéis no blog e outros no faça seu pedido?
meu email é Luiz.grunge@hotmail.com
Desde de já agradeço, mas uma coisa gostaria de ver o américa de cali com o escudo original, ai no blog, aquele que tem o diabinho XD

nachogallegospain disse...

maravilloso post historico!
gran historia de futebol, uma vez mais gran trabajo marcosvp!
parabens desde españa.