quinta-feira, 8 de julho de 2021

Copa do Mundo de 2014, Brasil. Pacote completo.

A Copa do Mundo realizada em 2014 no Brasil trará sempre lembranças conflitantes para os brasileiros. Se por um lado foi uma época de festa e celebração, por outro vai sempre ser um tempo de se lembrar de como a FIFA trata os países-sede, do quanto se gasta organizando um evento desse, de como os legados desses eventos, em sua grande maioria, contrastam negativamente com o lucro de quem organiza e por fim, do enorme fracasso que a seleção brasileira obteve no torneio. O maracanazo, as copas de 74, 78 e 90, a tragédia do Sarriá, a derrota em 98. Tudo ficou perdeu importância depois do 8 de julho de 2014. Exatos 7 anos atrás.

Antes das semifinais, contudo, a copa de 2014 teve momentos interessantes. O primeiro foi a devastadora vitória da Holanda sobre a Espanha, na repetição da final de 2010: 5x1, com direito a um gol épico de Robin Van Persie. Devastadora também foi a Costa Rica de Keylor Navas, que se classificou em primeiro lugar num grupo que tinha nada menos que sete títulos mundiais, com Itália, Inglaterra e Uruguai. Estados Unidos e Grécia também deixaram grandes seleções para trás na fase de grupos, Portugal entre elas. Muitos goleiros se destacaram no torneio, como Howard (EUA), Ospina (Colômbia), Bravo (Chile) e Krul (Holanda, o primeiro na história a ser colocado em campo apenas para uma disputa de pênaltis), Enyeama (Nigéria) e Akinfeev (Rússia), esse por um frangaço que tomou contra a Coréia do Sul. Em campo, Luizito Suárez mordeu a orelha de Chiellini enquanto a seleção da Colômbia apresentava um fenomenal jogador ao mundo: James Rodriguez.

O Brasil de Felipão desde o primeiro jogo, contra a Croácia, se arrastava em campo. Enquanto sonhava com a genialidade discutível de Neymar, era atabalhoado do meio campo para trás. Marcelo, lateral do Real Madrid, fez uma copa sofrível. Thiago Silva não deu conta de jogar por si mesmo e pelo péssimo David Luiz. E na frente, Fred era uma sombra tíbia do grande jogador de clubes como o Lyon e o Fluminense. Foi logo apelidado de de "cone". O resto do time tinha bons jogadores mas não rendia. Venceu a Croácia de forma tímida, empatou com o México, goleou Camarões mas sofreu muito contra o Chile e a Colômbia. E então, chegou ao Mineirão para enfrentar a Alemanha de Müller, Ozil, Kross e Neuer. O resto é história. A decisão do terceiro lugar contra a Holanda foi apenas continuação do massacre. 

A Alemanha não tinha nada com isso e avançou para fazer sua terceira final de copa contra a Argentina. Foi um jogo dificílimo e não houve "decime que se siente" nem Messi que resolvesse. No final, Mario Gotze foi quem fez o gol da vitória que decretou o merecido tetracampeonato germânico.

Eu já tinha essas seleções prontas desde 2014 mas nunca fiz um post sobre a Copa. Hoje ficamos quites com ela.


Grupo A






Grupo B






Grupo C






Grupo D






Grupo E






Grupo F






Grupo G






Grupo H





Nenhum comentário: