quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Kits: Flamengo 1992 e 2006

Sendo o time vitorioso que é, o Flamengo possui diversos uniformes históricos, camisas que ficaram na memória - e guarda-roupas - de seus torcedores. Dois deles são bem conhecidos: o da Adidas de 1992, com o qual o Flamengo venceu seu último Campeonato Brasileiro, derrotando o também carioca Botafogo na final. Esta cartela é uma das poucas que eu abro exceção para a colocação da marca do patrocinador. Merece. Já a Nike veio para o rubro-negro carioca em 2003, com a missão de apagar os malfadados anos da Umbro como fornecedora. E teve exito. A grande maioria de seus uniformes foi bem sucedido tanto em campo quanto nas lojas. Este, de 2006, ficou marcado pela conquista da Copa do Brasil sobre o arqui-rival, o Vasco da Gama.








Flamengo Adidas 1992 - Cartela de escudinhos (PDF)
Flamengo Adidas 1992 - Cartela de escudinhos (PNG)








Flamengo Nike 2006 - Cartela de escudinhos (PDF)
Flamengo Nike 2006 - Cartela de escudinhos (PNG)

7 comentários:

Bruno disse...

Muitos legais seus modelos do Flamengo! Parabéns pelo seu trabalho!
Aproveito para pedir alguns modelos:
Serrano (RJ). Ver o site do Clube (www.serranofc.com.br);
Holanda e URSS (Eurocopa 1988): kits da Adidas. O da Holanda vc até colocou na imagem de cima da home de seu blog. Além desses, a Adidas também fez um uniforme da Alemanha verde (reserva) muito bonito no mesmo modelo;
Polônia Copa de 74;
Dinamarca Copa de 86;
Camarões Copa de 90.
Depois peço outros ;)
Abraço e parabéns,
Bruno.

MarcosVP disse...

Bruno, valeu pelos elogios.
Bom, quanto aos pedidos, vamos lá:
- Holanda e URSS 1988 deve sair em duas semanas, na série sobre a Holanda.
- Os outros eu vou anotar e programar, ok?
Abração.
VP.

Mauri Floriani disse...

Grande Marcos!!!

Belíssimo trabalho, ainda não "peguei" nenhum por simples falta de tempo para organizar as coisas, mas vou buscar um a um, pois adoro a arte que é feita para times de botão.

O mais gostoso é que nas imagens que você faz, é já poder imaginar como fica no próprio botão, isso é fantástico.

Vou deixar passar um tempo, mas meu pedido virá e se você fizer uma "pesquisadinha", já saberá qual é. Só falta eu me lembrar de um ano em especial...

Abração!

Mauri Floriani
Taubaté, SP

Futebol Clássico disse...

Lindos os escudinhos do Mengão 1992, hein Marcos...pretende colocar mais escudinhos de times assim, com propaganda de época e se possível atuais ??? Ficou muito legal, deu mais realismo ao time de botão...abraços !!!

MarcosVP disse...

Pois é, Márcio, alguns poucos times que eu desenhei mereceram essa distinção... o Botafogo de 95, o Vasco de 88... fora isso, é um detalhe que eu não pretendo aprofundar, por dois motivos: porque apesar de parecer legal, é um elemento de difícil colocação no pouco espaço que eu já tenho. Veja, o lubrax no uniforme 2 do Flamengo, teve que ficar na vertical. Eu particularmente não gosto de enfiar a coisa de qualquer jeito...
O outro motivo é que, se eu fosse fazer os times com publicidade, conseguir os vetores dos anunciantes seria mais uma coisa para eu pesquisar, além dos escudos, marcas de fabricantes, números e desenhos das camisas.

Forte abraço.

Emmanuel disse...

Caro Marcos, seu trabalho é impressionante. Muito bacana o estudo de todos os detalhes que vc. faz das camisas. É um registro histórico!
Podes por favor me informar onde encontro a fonte da Adidas usada na década de 80? Acho muito bonita.
Abraço,
Emmanuel

MarcosVP disse...

Emmanuel, me mande um email em PVT que eu te mando a fonte. Abs.