quarta-feira, 22 de julho de 2009

Especial: 100 anos do Clássico dos Clássicos

Poucos amantes do futebol sabem que neste próximo dia 26 de julho (mesma data em que este que vos escrevinha completa 39 anos), ocorre o aniversário de 100 anos da primeira disputa entre dois grandes clubes do cenário brasileiro, jogo que é conhecido até hoje como "o Clássico dos Clássicos". Sim, meu povo, o Sport Club do Recife e o Clube Náutico Capibaribe peleiam desde 1909 e apenas dois clássicos no país são mais antigos: o chamado Clássico Vovô, entre Botafogo e Fluminense do Rio, e o Gre-nal, disputado pela primeira vez apenas uma semana antes do primeiro jogo entre o Leão e o Timbú. Nesses 100 anos, o rubro-negro da Ilha do Retiro mantém uma vantagem de pouco menos de 30 vitórias sobre o alvi-rubro dos Aflitos. Atendendo a um pedido especial do Armando Pordeus, a postagem de hoje é em homenagem a este centenário clássico. Publico hoje uma atualização - a do Náutico 2009 - e mais três cartelas: o novo uniforme do Sport e dois jogos inesquecíveis entre os dois clubes.
    
Sport Recife kit 2009 - (PDF)

  Náutico 5x3 Sport 1965 - (PDF) - Quem estava nos Aflitos na noite de 06/10/1965, assistiu a uma das mais empolgantes partidas da história do Náutico. O Sport vencia por 3 x 1 até os 27' do 2º tempo. Nos 18 minutos finais o Náutico fez 4 gols virando para 5 x 3 e arrancando para o tri campeonato pernambucano. Uma vitória teria deixado o Sport muito próximo do título.


Sport 1x0 Náutico 1977 - (PDF) - O estadual de 1977 foi decidido em uma série “melhor de três”, pois o Sport havia ganho o primeiro turno e o Náutico o segundo. Na primeira partida: Sport 2 X 0 Náutico; na segunda, empate sem gols. O Sport entrou em campo, para a terceira partida necessitando apenas do empate para ser campeão. o Náutico, contudo, venceu o jogo por 1 X 0, o que motivou a disputa de uma prorrogação de 30 minutos para se conhecer o Campeão. Houve empate de 0 X 0. Então, segundo o regulamento da competição, seriam disputadas tantas prorrogações de 15 minutos quantas fossem necessárias até que alguém marcasse um gol, algo como um gol de ouro. A vitória do Sport só surgiu na terceira prorrogação de 15 minutos, com um gol salvador de Mauro Madureira, a grande figura do confronto.


8 comentários:

Cristiano Carvalho disse...

Parabéns Marcão!

Bonitas histórias desse confronto! Continue assim!

Abração e T+!

Unknown disse...

Mto bom cara, moro aki em Pernambuco e realmente a rivalidade é enorme, é bom ver um clássico nordestino tendo o devido reconhecimento.

Abraço!!!

Gerson disse...

E aí Marcão...Que lindo este novo uniforme(Lotto) do Sport Recife!
Que trabalho maravilhoso vc vem fazendo na criação de cada Kit, a grande maioria das camisas que vc confecciona acabam ficando mto mais bacana do que a própria camisa original...e quando devidamente montada nos botões, ficam sensacionais!
Nascido em 1970, ano do Tri campeonato do Brasil, a 3 dias de completar suas 39 primaveras, espero que esta data se repita somente uma vez por ano!Rs. Lhe desejo mtas felicidades e deixo meu DUPLO PARABÉNS antecipado, um pelo Blog e outro pelo Aniversário!
Mestre, Parabéns e mtas felicidades...
Um enorme abraço deste humilde fâ de carteirinha deste monumental Blog!
Gerson

Anônimo disse...

Olá, gostaria de receber o arquivo dos 125 vetores, belo trabalho, meu email

é soliveirajr@bol.com.br.
Um abraço
Sidney

Armando disse...

Querido Marcos,
O Clássico, afora os gols, foi uma pelada digna da posição que ocupam na tabela do Brasileirão.
De bom, hoje, só o teu aniversário.
Parabéns, Amigão!
Armando

Fernando Pereira disse...

Marcão,

Parabéns e muitas felicadades.

Profetizo que o Senhor possa derramar ricas bênçãos sobre sua vida e de sua amada família.

Grande abraço,

Fernando Pereira.

FIQUE NA PAZ !!!

k9 disse...

ei marcos q como dizem é o mestre dos mestres
seus botoes sao fantasticos mesmos
só q eu estou tendo um problema para imprimiros voce poderia me mostrar para sair do tamanho dos botoes gulliver abraço
se quiser pelo msn
vitorf20@yahoo.com.br

Flavio disse...

Olá, Marcos! Sempre é um prazer poder visitar teu blog e ver o teu excelente trabalho. Passei aqui para te indicar um livro bem bacana que encontrei, o nome é: AHISTÓRIA DAS CAMISAS DOS 12 MAIORES TIMES DO BRASIL, do Paulo Gini e do Rodolfo Rodrigues,editora Book Panda. O livro é FANTÁSTICO, tem todas as camisas utilizadas até hoje pelos grandes times. Quando comprei, logo lembrei do teu trabalho, que procura fazer o escudo identico à camisa original. Se tives tempo, dê uma passada lá no meu blog: www.meustimesdebotao.blogspot.com
Abraço!!!