quinta-feira, 30 de abril de 2009

Kits: Argélia, Escócia, Irlanda do Norte e Camarões 1982

Ufa, demorou mais saiu: os últimos kits dessa semana, já que amanhã é feriado e a minha religião não permite que eu use computadores. Sim, com a semana das seleções andando, novos pedidos chegaram e a gente faz assim que der. Hoje, para encerrar a lida, um mega-post com quatro seleções que jogaram a Copa de 1982 na Espanha: Argélia, Escócia - que perdeu de 4x1 para o Brasil - Irlanda do Norte e Camarões, que surgiu trazendo dois jogadores que se tornaram lendas do futebol: Thomas N'Kono e Roger Milla. O kit de Camarões traz apenas o uniforme titular, que foi o único usado nos três empates que a seleção africana conseguiu na copa, um deles com a futura campeã, a Itália.


Argélia kit 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Argélia kit 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)

Escócia kit 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Escócia kit 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 01/02/2010)

Irlanda do Norte kit 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Irlanda do Norte kit 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)

Camarões kit 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Camarões kit 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Kits: Inglaterra 2009, Bélgica 2008 e Alemanha Or. away 1974

Hoje, três pedidos bem interessantes atendidos, recebam. Primeiro, o atual kit da Bélgica, um trabalho primoroso da Nike que recuperou as antigas cores do uniforme belga. A seguir, o novíssimo - e maravilhoso! - uniforme da Inglaterra, obra de arte da Umbro para o english team, que não tinha um uniforme tão bonito desde os Admiral de 1982. E por fim, o equipamento reserva da Alemanha Oriental de 1974, para completar o kit que aparece na cartela do jogo com o Brasil naquela copa.


Bélgica 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Bélgica 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Inglaterra 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Inglaterra 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Alemanha Or. away 1974 - Cartela de escudinhos (PDF)
Alemanha Or. away 1974 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Kits: Irã, Tunísia e Escócia 1978

Diz uma frase aí que o impossível a gente faz na hora, o milagre demora um pouquinho mais. Nesse caso de hoje, nem o impossível nem o milagre. O fato é que simplesmente não havia material de pesquisa na rede que me desse a possibilidade de fazer as cartelas de Irã e Tunísia da copa de 78 com fidedignidade, principalmente em relação aos escudos. Salvaram-se o desenho das camisas, os números, as cores dos goleiros. Os distintivos são exercício de imaginação. O kit da Escócia, este pelo menos, está mais fiel ao original. E com esses eu encerro a copa de 1978.


Irã kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
Irã kit 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 09/07/09)


Tunísia kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
Tunísia kit 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 09/07/09)


Escócia kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
Escócia kit 1978 - Cartela de escudinhos (PNG)
(atualizado em 01/02/10)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jogos Inesquecíveis: Brasil x Itália 1982 e Brasil x França 1986

Depois das semanas especiais com times estrangeiros e com os clubes da série B do Brasileirão, tiro esta semana que entra para matar todos os pedidos de cartelas de seleções de futebol que estavam pendentes. Começamos aqui com dois jogos que brasileiro nenhum esquece, por mais doloridos que tenham sido.

1. A tragédia do Sarriá.

Desde o fracasso de 1974, a seleção brasileira não inspirava confiança na torcida. A copa de 1978, que nos fez "campeões morais" foi disputada com um time bastante questionado. Em 1981, um time que começava a ser arrumado pelo mestre Telê Santana, fez uma boa campanha na Copa Oro - o Mundialito - realizada no Uruguai. Contudo, perdeu a final para os donos da casa, frustrando quem não via cor de título fazia 10 anos. E até o momento em que estreou na copa de 1982, a seleção de Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo e Falcão ainda não era uma unanimidade. Poucos não lembram do quadro humorístico em que Jô Soares dizia: "bota ponta, Telê!"
O fato é que, durante a copa, a seleção engrenou. Mesmo com pontos fracos óbvios, principalmente no gol e em seu centro-avante, o tresloucado Serginho Chulapa, a seleção arrancou uma vitória dramática sobre a URSS e três vitórias maiúsculas sobre Escócia, Nova Zelândia e Argentina. A seleção de 82 ganhava status de "máquina" e o céu era o limite.
Mas aconteceu o dia 5 de julho. E o jogo no acanhado estádio Sarriá, em Barcelona. E a Itália de Paolo Rossi. E o jogo que, em minha opinião, divide com o maracanazo de 1950 o título de o mais triste da história da seleção. A história já foi contada mil vezes. O nó na garganta - que nem o título sobre a mesma azurra em 94 foi capaz de desatar - perdura até hoje.


Brasil x Itália 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x Itália 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)
Brasil x Itália 1982 - Youtube


2. Um retorno melancólico.

Voltar ao México, local onde a seleção brasileira viveu seu melhor momento na história das copas, parecia sinal de bons augúrios. Telê Santana continuava no cargo de técnico, mas o time já não era o mesmo. Se no ataque, tinha uma dupla - Careca e Müller - que estava no auge e fazia a diferença, na verdade o resto do time ou era realmente limitado - Elzo, Josimar, Júlio César, Carlos - ou já sentia os anos - Júnior, Sócrates, Zico. E o peso dessa seleção torta e que mesmo diante de adversários fragílimos, como Argélia, Polônia e Irlanda do Norte, atravessou aos trancos e barrancos a primeira fase e as oitavas-de-final, fez-se sentir no jogo das quartas-de-final, justamente num irônico 21 de junho - dia da conquista do Tri - e justamente no legendário Jalisco de Gadalajara, estádio que tanta magia brasileira já tinha assistido. O adversário, a França, também era um time embolorado, que não era nem sombra da bela equipe de 1982. O jogo então, se deu de erros em erros. A França errou menos. Platini marcou e perdeu um pênalti. Mas, pelo Brasil, a fraqueza de Zico, a indolência de Sócrates e a incompetência de Júlio César determinaram o resultado. Começava ali um tabu de derrotas para a França em copas que já duas décadas.


Brasil x França 1986 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x França 1986 - Cartela de escudinhos (PNG)
Brasil x França 1986 - Youtube

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Especial: 200 posts

Hora de comemorar, galera. Chego hoje aos post de número 200 do blog. Até o momento, foram 291 cartelas publicadas e eu garanto que tem muito mais de onde vieram essas. Mas não é só de desenhar que vive este blogueiro. Há quase sete anos na blogosfera com o Pirão Sem Dono, eu já havia percebido que o melhor de se ter um blog são as pessoas que você acaba conhecendo. E muita coisa bacana ocorreu aqui neste curto espaço de 10 meses e 30000 visitas.

Dezoito anos separam essas duas imagens.

Entre as coisas interessantes que ocorreram por aqui desde que eu comecei este site, uma foi ver a quantidade de gente que criou seu próprio blog para divulgar seus escudinhos. É só ver a coluna aqui do lado direito. Se eu inspirei pelo menos um desses artistas, eu já estou satisfeito demais.

Depois, foi muito legal ver botões - os acrílicos de verdade - decorados com minhas artes ou mesmo inspirados por elas, como foi o caso da seleção espanhola feita pelo mestre Zamorin.


A belíssima fúria do Zamorin.


Outros dois fantásticos trabalhos de decoração foram realizados pelo Mário Alexandre e pelo Fernando Goulart.

O Palmeiras de 2000, do Mário.

A incrível coleção de Brianezzi, do Fernando Goulart.

Outro momento especial desses dez meses foi peder ajudar o João Henrique do NC Botton Soccer Club, dos EUA, a divulgar por lá o futebol de botão. E também ter visto meu site sendo citado em diversos países, como num fórum de subbuteo na Itália, ou no site do Azmie, do fantástico Switch Image, na Malásia. E poder ter conhecido gente de outros países, como o chileno Carlitos do Equipaciones.

Durante esse tempo, três clubes de futebol me procuraram para elogiar o trabalho do blog: o América de Rio Preto, o Brasiliense e o Atlético Paranaense. De todos, contudo, foi de um clube que eu julgava extinto o email mais incrível que recebi nesses meses: o Maguary, clube cearense que havia encerrado suas atividades em 1975, promete voltar a campo, neste ou no próximo ano. Donos de uma bela história, os cintanegrinos me enviaram todo o interessante projeto visual de seu retorno e o escudo antigo que, na Internet eu não havia encontrado e o qual eu já utilizei para fazer o update da cartela que eu publiquei no dia 06 de março deste ano.

E assim passou-se essa primeira fase, entre ajustes e mudanças de rumo, mas de muito prazer e sucessos. Obrigado a todos e deixo vocês com uma ótima charge do Miguel Paiva, publicada este mês no jornal O Globo, que homenageia pelo menos duas coisas ótimas da vida. Grande abraço a todos e bolinha pra frente.

Kits: Ipatinga, Ponte Preta e Duque de Caxias

E encerrando a série dos clubes que disputam a série B do Campeonato Brasileiro de 2009, três clubes: o surpreendente Ipatinga, campeão mineiro e celeiro de interessantes jogadores e técnicos, a tradicional e centenária Ponte Preta de Campinas, que se não tem tantas conquistas, é um dos mais importantes clubes do interior brasileiro, e por fim, o uniforme atual do Duque de Caxias, que disputará neste ano a sua primeira série B.

(Nota: o uniforme Lotto desenhado aqui para a Ponte Preta é um exercício de imaginação, já que a fábrica ainda não divulgou o desenho que usará no equipamento da macaca este ano. Se o uniforme verdadeiro ficar muito diferente deste - que tem como base o do Santo andré, lançado pela Lotto recentemente - eu faço um update. Update que também está prometido para o Juventude, que lançou seu uniforme 2009 no dia seguinte à publicação de sua cartela aqui no blog. Imagino que outros times que usam Penalty, como o Paraná Clube e o Vila Nova também devam fazê-lo em breve...)


Ipatinga kit 2008 - Cartela de Escudinhos (PDF)
Ipatinga kit 2008 - Cartela de Escudinhos (PNG)


Ponte Preta kit 2009 - Cartela de Escudinhos (PDF)
Ponte Preta kit 2009 - Cartela de Escudinhos (PNG)


Duque de Caxias kit 2009 - Cartela de Escudinhos (PDF)
Duque de Caxias kit 2009 - Cartela de Escudinhos (PNG)


E assim, ficam aqui listados os links dos clubes da Série B do Brasileiro:

ABC-RN
América-RN
Atlético-GO
Bahia-BA
Brasiliense-DF
Bragantino-SP
Campinense-PB
Ceará-CE
Duque de Caxias-RJ
Figueirense-SC
Fortaleza-CE
Guarani-SP (updated)
Ipatinga-MG
Juventude-RS
Paraná-PR
Ponte Preta-SP
Portuguesa-SP
São Caetano-SP
Vasco da Gama-RJ
Vila Nova-GO

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kits: Figueirense e Vila Nova

Duas tradicionais e vitoriosas forças estaduais disputam a série B do brasileirão deste ano: de Santa Catarina, o Figueirense, maior vencedor de títulos do estado, vice-campeão da Copa do Brasil e que até o ano passado disputava a primeira divisão. Já o Vila Nova de Goiânia, com 15 títulos estaduais e dono de enorme torcida, desde 1986 não disputa a série A do brasileiro.


Figueirense kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Figueirense kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Vila Nova kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Vila Nova kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Kits: Juventude e São Caetano

O Juventude de Caxias do Sul e o São Caetano, do ABC paulista, são dois clubes considerados médios no cenário brasileiro. O alviverde da serra gaúcha, além de títulos estaduais, já conquistou a Copa do Brasil, no ano de 1999. O Azulão, por sua vez, chegou a duas finais de brasileiros e a uma de Libertadores. Mais recentemente foi campeão paulista da primeira divisão. São estes os times apresentados hoje aqui no Escudinhos.

Juventude kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Juventude kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


São Caetano kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
São Caetano kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Kits: ABC e América-RN

Continuando a série com os times da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2009, dois times nordestinos que fazem o maior clássico de sua cidade nos dias de hoje: o América de Natal e o ABC.


ABC kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
ABC kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


América-RN kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
América-RN kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Kits: Ceará e Bragantino

As duas semanas de kits de times europeus e latino-americanos renderam, tanto que eu creio que vou ter que fazer mais duas em breve. Muitos times grandes e conhecidos ainda não entraram no blog. Mas, para poder atender a vários pedidos, nesta semana a gente volta aos clubes brasileiros com um especial arriscoso. É que faltam apenas dez onze times para completar os clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da série B de 2009. Assim, apesar de alguns deles estarem ainda em processo de parir uniformes novos - como é o caso da Ponte Preta - eu vou tentar terminar essa listagem até sexta-feira. Começamos com o Ceará e o Bragantino, em seus kits mais recentes.

Ceará kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Ceará kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Bragantino kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Bragantino kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Kits: Galatasaray e Besiktas

Times turcos - e gregos também - tem a péssima mania de mandar produzir, a cada ano, uns quatro tipos de uniformes de cada vez. E isso quebra a minha firma, já que nas minhas maiores cartelas cabem só três kits. Mas é isso, fazer o quê? Então, para quem quiser botar o Fenerbahce para brigar em campo nos clássicos de Istambul, eis aqui os quatro uniformes do Galatasaray e do Besiktas.


Galatasaray kit 2008_1 - Cartela de escudinhos (PDF)
Galatasaray kit 2008_1 - Cartela de escudinhos (PNG)

Galatasaray kit 2008_2 - Cartela de escudinhos (PDF)
Galatasaray kit 2008_2 - Cartela de escudinhos (PNG)


Besiktas kit 2008_1 - Cartela de escudinhos (PDF)
Besiktas kit 2008_1 - Cartela de escudinhos (PNG)


Besiktas kit 2008_2 - Cartela de escudinhos (PDF)
Besiktas kit 2008_2 - Cartela de escudinhos (PNG)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Kits: América do México e Chivas Guadalajara

Os primeiros clubes mexicanos a figurar aqui no Escudinhos são dois dos maiores times do país e rivais no maior clássico nacional da terra de Villa, Zapata, Jorge Campos e Gerardo Torrado: o América do México - de terríveis lembranças para os flamenguistas - e o Club Deportivo Guadalajara, conhecido como Chivas. Ambos aparecem em seus kits atuais.

América do México kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
América do México kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Chivas Guadalajara kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Chivas Guadalajara kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Kits: Borussia Dortmund e Werder Bremen

Dois importantes clubes alemães no post de hoje: o grande e tradicional Borussia Dortmund, várias vezes campeão nacional e ainda campeão europeu e mundial - de péssima lembrança para os cruzeirenses - e dono de um dos maiores estádios e uma das maiores torcidas entre os clubes germânicos. O segundo é um clube ainda mais antigo que, se nunca chegou a ser um dos grandes clubes alemães, é um dos mais conhecidos e admirados entre os brasileiros nos dias de hoje: o Werder Bremen, do meio campo Diego, ex-Santos.


Borussia Dortmund kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Borussia Dortmund kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Werder Bremen kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Werder Bremen kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Kits: Nacional e Peñarol 2009

Uma das maiores e mais equilibradas rivalidades entre clubes sulamericanos encontra-se na cidade de Montevideo, a bela capital da República Oriental do Uruguay. De um lado, os tricolores Club Nacional de Football, trinta vezes campeão nacional, três libertadores e três títulos mundiais. Do outro lado, os carboneros do Club Atletico Peñarol, clube ainda mais vitorioso, com trinta e seis títulos uruguaios, cinco libertadores e três mundiais. Poucos clássicos no continente conseguem ostentar as glórias que estes dois clubes do Uruguai possuem.


Nacional kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Nacional kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Peñarol kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Peñarol kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Kits: Newcastle e Nottingham Forest

Segunda semana dedicada a kits de grandes clubes europeus e latino-americanos. Hoje, dois tradicionais times ingleses: o Newcastle United, quatro vezes campeão inglês e que tem muitos fãs aqui no Brasil e o meu (mais ou menos, na Inglaterra eu confesso não ser apaixonado por nenhum clube em especial...) Nottingham Forest, fundado no distante ano de 1865. Bicampeão da Copa dos Campeões da Europa - título que grandes clubes ingleses como Arsenal e Chelsea não possuem - é, contudo, o único campeão europeu que está, atualmente, na 2ª divisão de seu país.


Newcastle United kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Newcastle United kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Nottingham Forest kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Nottingham Forest kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Kits: Independiente e Racing 2009

Um dos maiores clássicos do futebol argentino tem como casa a cidade de Avellaneda. São nada menos que trinta e dois títulos nacionais, oito libertadores e três títulos mundiais levados a campo cada vez que Independiente e Racing se enfrentam. Hoje em dia, ambos os gloriosos clubes - dois dos "cinco grandes" da Argentina - encontram-se em situações pouco confortáveis. A equipe roja fez contratações, empenhou-se em marketing sobre seu tradicional uniforme, mas não vem bem das pernas em campo. O Racing, também conhecido como La Academia, vive crise ainda mais séria, com péssimos resultados, ameaças de rebaixamento e finanças abaladas. De qualquer modo, em um país que ama o futebol como a Argentina, o clássico de Avellaneda será sempre um jogo charmoso e importante.

E assim terminamos a primeira parte desta série, que afinal minha religião não permite que eu fique blogando na sexta-feira santa. Até segunda que vem.


Independiente kit 2009 - Cartela de escudinhos (PDF)
Independiente kit 2009 - Cartela de escudinhos (PNG)


Racing kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Racing kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Kits: Valencia e Atlético de Madrid 2008

Mais pedidos atendidos aqui, esse em especial para o Valtemir. Dois dos clubes mais vitoriosos da Espanha em seus kits atuais: o Valencia e o Atlético de Madrid.


Valencia kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Valencia kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Atlético de Madrid kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Atlético de Madrid kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Kits: Universidad Catolica e Santiago Wanderers 2008

Dois clubes chilenos, para a alegria dos meus leitores sulamericanos. Um, o meu Universidad Catolica, nove vezes campeão nacional e campeão interamericano e os decanos do Santiago Wanderers de Valparaíso, o mais antigo clube a disputar a atual primeira divisão chilena e time do Carlitos, do Equipaciones.


Universidad Catolica 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Universidad Catolica 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)


Santiago Wanderers 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Santiago Wanderers 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Clássicos: Juventus e Torino 2008

Bem, amigos do Escudinhos, se tudo der certo e a crise não chegar ao Jardim Guanabara de vez, continuaremos nossa saga pelos quatro cantos das mesas de botão. Estas duas semanas que começam hoje serão dedicadas a kits de clubes europeus e latino-americanos. Hoje, atendendo a pedidos de vários leitores, como o Cláudio Sammartino, o Paulo Augusto Santos e o Fernando Bezerra, publico os atuais kits de dois dos maiores clubes italianos e rivais ferrenhos em sua cidade: a minha Juventus de Turim e o Torino.


Juventus kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Juventus kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

Torino kit 2008 - Cartela de escudinhos (PDF)
Torino kit 2008 - Cartela de escudinhos (PNG)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jogos Inesquecíveis: Vasco da Gama x Barcelona Guayaquil 1998

Todo torcedor de futebol tem o jogo da sua vida. Eu tenho vários e um deles, sem dúvida, foi o que eu assisti ao vivo, em São Januário, pelas finais da Libertadores de 1998. O adversário do Vasco da Gama centenário era o fraco, fraquíssimo Barcelona de Guayaquil. Diante de sua torcida, o time de Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, Pedrinho, Luizão e Donizete sapecaria 2x0 no campeão equatoriano e partiria, mais favorito que nunca, para vencer um torneio sul-americano pela segunda vez, na casa do adversário. Em Guayaquil, o Barcelona até tentou esboçar uma reação. Mas era pouco. O time do ex-vascaíno Quiñones e do goleiro Cevallos não resistiu à força dos cruzmaltinos. Mais dois gols no barbante e o direito a um golzinho de honra. Foi assim que se deu a segunda conquista da América pelo vasco, cinqüenta anos depois da primeira, um jogo de muita alegria entre a semifinal histórica arrancada ao River Plate em pleno Monumental de Nuñez e a dor sem fim da derrota para o Real Madrid em Tóquio.


Vasco x Barcelona Guayaquil 1998 - Cartela de escudinhos (PDF)
Vasco x Barcelona Guayaquil 1998 - Cartela de escudinhos (PNG)
Vasco x Barcelona Guayaquil 1998 - Youtube

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jogos Inesquecíveis: Real Madrid x Eintracht Frankfurt 1960

A Copa dos Campeões da Europa é um dos mais ricos e tradicionais torneios de futebol do planeta. Entre os diversos vencedores que a copa já teve, um se destaca: o Real Madrid. O tradicional clube da capital espanhola já venceu este torneio por nada menos que nove vezes. A primeira vitória do clube merengue aconteceu na primeira edição do torneio, em 1956 e cinco anos depois, em 1960, somente o Real o havia vencido. Nesse ano, pela quinta vez consecutiva o clube espanhol chegava à final. Na cidade de Glasgow, Escócia, diante de um público de 134 mil pessoas, o Real Madrid enfrentaria o Eintracht Frankfurt. Entre os jogadores da máquina espanhola, estavam dois dos maiores jogadores de futebol da história: o húngaro Puskás e o argentino Di Stefano. O resultado de 7x3 para o Real foi apenas o esperado. E assim, ano a ano, a casa blanca fazia história, até que em 1962, seria finalmente derrotado em uma final pelo Benfica de um certo Eusébio. A cartela desta partida histórica entre Real e Eintracht foi um pedido do Raphael.


Real Madrid x Eintracht 1960 - Cartela de escudinhos (PDF)
Real Madrid x Eintracht 1960 - Cartela de escudinhos (PNG)
Real Madrid x Eintracht 1960 - Youtube