segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jogos Inesquecíveis: Mundialito do Uruguai (1ª parte)

Bom dia, caros, nobres e queridos leitores. Hoje começa novamente a nossa interminável saga através das cartelas de escudinhos para botões. Como vocês já foram informados, até julho deste ano, estaremos em clima de Copa do Mundo. Serão dezenas de postagens, recheadas de kits de seleções que jogaram nas copas, outras que não participaram e muitos jogos inesquecíveis. Para comemorar nosso retorno, teremos nesta semana um pequenos especial sobre um torneio que muitos aqui lembrarão com carinho, apesar do final infeliz para os brasileiros: o Mundialito do Uruguai, realizado entre dezembro de 1980 e janeiro de 1981.

Em 1980, o Uruguai celebrava os 50 anos da primeira Copa do Mundo, a de 1930, realizada lá mesmo na ex-Província Cisplatina. Para a comemoração desse acontecimento - que fará 80 anos agora em 2010 - o Uruguai convidou para um pequeno torneio, as seleções dos países que haviam conquistado a copa até então. Com exceção da Inglaterra, substituída então pela Holanda, a vice-campeã mundial da época - todos os países aceitaram. O primeiro grupo formou-se com os holandeses, já sem Cruyff, Rep e Resenbrink e na verdade, nem sombra do que fora a laranja mecânica de 74; a Itália - que surpreenderia o mundo um ano depois na Espanha - sem Paolo Rossi mas com um iniciante Franco Baresi junto aos experientes Cabrini e Gentile; e o Uruguai, uma forte seleção de jogadores explêndidos, como o goleiro Rodolfo Rodriguez, o zagueiro Hugo De León e o centroavante Victorino. Com todos os jogos realizados no Estádio Centenário, o Uruguai passou tanto pela Holanda quanto pela Itália pelo placar de 2x0. Como holandeses e italianos acabaram empatando em 1x1, o Uruguai saiu classificado para a final. Com vocês agora, os três jogos do primeiro grupo do Mundialito.


Uruguai 2x0 Holanda 1981 (PDF) (PNG)


Uruguai 2x0 Itália 1981 (PDF) (PNG)


Itália 1x1 Holanda 1981 (PDF) (PNG)

10 comentários:

Goggle Red disse...

Oi Marcos, do Mundialito eu tenho uma foto muito legal numa Placar da Copa 2002, o Sócrates no jogo contra a Alemanha. Mas me lembrei que há uns dez anos existe um projeto no Uruguai para eles sediarem a Copa de 2030. E com um estádio chamado "Centenário" seria até interessante.

Também para estes meses de Copa, eu gostaria de pedir, se possível, o time atual da Irlanda, que perdeu para a "mão do Henry", já procurei em tudo e não achei:( Abraço - Nico

Futebol Clássico disse...

Parabenzaço por esta postagem, Marcão !!!

Lembro com muita saudade deste Torneio, as transmissões da Globo com narração de Luciano do Valle, o jogão do Brasil contra a Alemanha, e a festa uruguaia ao derrotar os Canarinhos mais uma vez em uma final...obrigado mais uma vez por este presentão !!!

Abração, Marcão !!!

MarcosVP disse...

Nicodemos, vou anotar seu pedido. Só não sei quando sai. Até maio, com certeza.

E valeu os parabéns, Márcio. Abs.

Gerson disse...

Boa Mestre... Mandou mto bem! A 1ª postagem do ano está digna de um ano em que as atenções estarão voltadas as principais seleções do mundo. E é mto legal recordar estes momentos que marcaram nossa infância. Pois, apesar de ter apenas 9 anos de idade em 1981, tenho vagas lembranças deste Mundialito realizado no Uruguai. Nesta época Meu avô comprava quase toda semana revistas e jornais esportivos(revista placar e o jornal Gazeta Esportiva) que trazia fotos e textos bem interessantes. Pena que não as tenho mais...
Inclusive, pouco tempo depois, a Gulliver lançou no mercado(novidade para a época) algumas seleções. Como: Italia, França, a Própria Holanda que vinha com a lente(estilo pratinho) laranja e éra difícil de encontrar. Essa eu tenho até hoje guardada. A Alemanha com lentes pretas, a Argentina, e é claro, a seleção Brasileira com lentes azuis e o emblema antigo...

valeu Marcão, abração!

MarcosVP disse...

É isso aí, Gerson. Eu mesmo tinha 10 anos na época do Mundialito, mas a copa de 78 já tinha me deixado esperto com o futebol.

Anônimo disse...

Meu nome é Daniel e tenho 11 anos. Gostei do seu Blog. Por favor, eu queria pedir a equipe atual da seleção da Rússia.

MarcosVP disse...

Daniel, vai sair ainda, já está agendado, ok? demora um pouquinho mas sai. Abraço e volte sempre.

Mário Mammana disse...

É isso aí Marcos! Voltou em grande estilo!!! Já estava sentindo falta das pequenas maravilhas que você produz!!!
Um grande abraço e um ótimo 2.010!

Rafael Santos disse...

Marcão boa sorte no blog,versão 2010!!!!
Começou bombando, boa sacada o Mundialito!

Acir Júnior disse...

Que maravilha Marcos. O tão esperado Mundialito de 1981.

Começo o ano "de sola"!!!!

Abraços

Acir Júnior