quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Jogos Inesquecíveis: Brasil em Copas (3ª parte)

Como vocês poderão notar, esta semana é dedicada, mais uma vez, à Seleção Brasileira. Hoje, mais dois jogos inesquecíveis do Brasil em copas, sendo uma vitória emocionante e uma derrota misteriosa.

1994 - Brasil e Holanda se enfrentaram três vezes em copas do mundo e as três partidas foram dramáticas. Em 1974, a justa, porém doída, derrota para a laranja mecânica. Em 1998, nas semifinais da Copa da França, uma vitória sofrida nos penaltis. E em 1994, na Copa dos Estados Unidos, uma vitória magnífica naquele que, se não foi o jogo mais tenso daquela copa - e praticamente todos foram - foi sem dúvida o mais bonito da seleção de Parreira em 94. Depois de um primeiro tempo em 0x0, as coisas engrenaram para o Brasil e Bebeto e Romário deixaram duas crianças - foi nesse jogo a inesquecível comemoração do neném de Bebeto - na rede do goleiro De Goeij. O jogo até parecia que ia ser fácil. Mas a Holanda nunca foi time de jogo fácil e três minutos depois do gol de Bebeto, Dennis Bergkamp marcou para os holandeses. Logo em seguida foi a vez de Aron Winter empatar o jogo numa falha da defesa. O jogo ficou nervoso e pegado e assim correu até que o jogador Branco - que era reserva de Leonardo, expulso no jogo anterior, e que estava sem as suas melhores condições físicas - cobrou com maestria uma falta, no canto inferior esquerdo do goleiro holandês, que ainda foi traído por uma inacreditável tirada de corpo de Romário. Aos prantos, o sacrificado Branco correu para comemorar o gol que garantiu o Brasil nas semifinais.

Brasil x Holanda 1994 - (PDF) (PNG)


1998 - A seleção de 98, novamente comandada por Zagallo, que havia sido coordenador técnico em 1994, trazia uma grande mudança em relação ao time que vencera a copa anterior, que era a presença de Ronaldo, o fenômeno. Romário havia sido cortado por Zagallo e pelo coordenador Zico, o que causou uma repercussão ruim no grupo. Dunga ainda era o capitão, Taffarel, o goleiro, o ataque mesclava a experiência de Bebeto à juventude de Rivaldo, mas o time não era mais o mesmo. O clima era ruim, a seleção caminhava aos trancos e barrancos - chegou a perder da Noruega na primeira fase - e só engrenou a partir das oitavas de final. A vitória na semifinal contra a Holanda parecia mostrar que, finalmente, o grupo estava unido e disposto a buscar o título. Então, no dia da final contra os franceses, ocorreu um dos episódios mais mal explicados da história das copas. O craque Ronaldo supostamente passou mal e a seleção, quando entrou em campo - com Ronaldo, inclusive - estava absolutamente apática, incapaz de concatenar três passes. Não se sabe o que ocorreu e possivelmente nunca se saberá - a CFB foi inclusive acusada de ter "vendido" a copa para que os franceses vencessem, com a promessa de que o Brasil venceria na copa seguinte, o que de fato ocorreu, juntamente com o fato da França ter sido eliminada na primeira fase de forma humilhante. O fato é que o time de Deschamps, Laurent Blanc e Zidane atropelou o Brasil, vencendo por 3x0 e conquistando para a França seu primeiro título mundial.

Brasil x França 1998 - (PDF) (PNG)

3 comentários:

Gerson disse...

Bom dia Marcão! Antes de qualquer comentário, quero lhe agradecer pelas dicas de impressão e de como funciona todo sistema de montagem gráfica e suas cores. Obrigado!!!
Vou seguir seu conselho e imprimir em papel couché ou fotográfico para obter um melhor resultado e com certeza uma maior resistência da impressão após a fixação nas lentes e posterior cobrir com tinta.
Agora, falando das postagens de hoje, estes dois jogos foram de arrepiar... Um positivamente, vencemos a holanda num jogo de matar qualquer um do coração.
O outro, sem comentários! Uma verdadeira lambança... Até hoje ninguém deu a verdadeira versão da pífia atuação contra a fortíssima França.
Mas o que interessa é que este uniforme da Holanda ficou bonito pacas, a combinação de cores dos holandeses é perfeita e qualquer uniforme lançado por eles fica sempre agradável. Sem contar o emblema, aquele "Dragãozinho" é fantástico!

Valeu Mestre, um grande abraço e Parabéns pela série "Jogos Inesquecíveis"!

Gerson

Biz disse...

Marcos,

Parabens... mais umas vez os kits ficaram lindos....

Teria como enviar para meu e-mail aquele arquivo que voce possui com os 120 materiais esportivos vetorizados?

Meu e-mail é parreirarc@yahoo.com.br

Abraço

Lucas disse...

gerson, aquele emblema da holanda é um Leaozinho e nao um dragaozinho