quinta-feira, 1 de abril de 2010

Jogos Inesquecíveis: Brasil em semifinais (2ª parte)

Mais duas semifinais inesquecíveis, que desta vez devem agradar em cheio os mais novos.

1998 - Todos sabem como foi a Copa do Mundo da França em 98 para o Brasil. Começou morna, decorreu complicada e terminou mal. De tudo, entretanto, ficou um jogo, que foi a semifinal com a Holanda, um daqueles jogos de arrebentar corações e almas. Foi num 16 de junho, no Velodrome de Marselha, estádio que não trazia boa lembrança à seleção - foi nele que, 50 anos antes, o Brasil foi derrotado pela Itália na semifinal da copa de 1938. A lembrança, contudo, não era parte da história da seleção de Ronaldo, Dunga e Taffarel. E o jogo foi realmente duro, com Ronaldo marcando para o Brasil com um minuto do segundo tempo e Kluivert empatando faltando somente três minutos para acabar o jogo. Foi um baque. O empate deixou um sabor amargo na boca dos brasileiros que, mesmo assim, entraram para ganhar a prorrogação. Não deu. Seria nos pênaltis que a coisa se resolveria. Foi então que o velho Mário Jorge Lobo Zagallo, numa imagem que marcou a copa, foi de jogador a jogador, incutir neles o que lhe restava de garra, de raça, de espírito de luta. O final da história todos lembram. Ronaldo, Rivaldo, Emerson e Dunga converteram seus tiros, enquanto as cobranças de Cocu e Ronald de Boer acabaram nas mãos abençoadas de Taffarel. Aquele jogo foi o último espasmo de vida daquela seleção. O resto foi derrota, vexame, vergonha.

Brasil 1x1 Holanda 1998 - (PDF) (PNG)


2002 - A Copa da Ásia foi, segundo minha teoria particular da conspiração, o pagamento que a FIFA deu ao Brasil pela copa perdida na França quatro anos antes. E parecia mesmo que os deuses - e os árbitros - conspirariam sem qualquer pudor para assegurar a conquista brasileira. Desde o sorteio, tudo parecia conduzir o Brasil a um caminho fácil e seguro. Grandes seleções foram caindo pelo caminho - a França, vergonhosamente na primeira etapa, assim como a Argentina. Depois a Itália, a Espanha... a Inglaterra acabou sendo derrotada pelo Brasil mesmo, que não era, longe disso até, um time ruim. Por fim, sobrou a surpreendente Alemanha, que não tão surpreendentemente assim, praticamente entregou o jogo aos brasileiros na final - afinal, convenhamos que Oliver Kahn não era goleiro de tomar os dois gols que tomou, não mesmo. A única seleção, além da Inglaterra, que resolveu endurecer para cima do Brasil foi a briosa Turquia de Hakan Sükür, Bastürk e Sas, que na primeira partida da primeira fase, foi garfada pelo juiz coreano (hum!) Kim Young Joo que achou um pênalti matreiro quando a partida estava encarniçada e empatada em 1x1. O Brasil, como ocorrera com a Suécia em 1994, voltaria a enfrentar a Turquia na semifinal. Dessa vez, contudo, o nervosismo atrapalhou os vingativos turcos. O Brasil jogou com calma e tranquilidade e apesar do placar mínimo, não teve o mesmo trabalho para despachar os otomanos para a decisão do 3º lugar, que afinal, merecidamente, lhes coube.

Brasil 1x0 Turquia 2002 - (PDF) (PNG)


E chegamos à reta final para a Copa do Mundo de 2010. Esta postagem foi a última de jogos inesquecíveis. Daqui para frente, até o dia 10 de maio, somente postagens de kits. E do dia 10 de maio a 04 de junho teremos a postagem dos grupos da Copa. E depois, vamos assistí-la, que ninguém é de ferro. Abraços e bolinha pra frente.

4 comentários:

Goggle Red disse...

Marcos, ótima essa da Turquia. Mas mesmo com a garfada que você disse, acho que nada apaga a impressão daquele gol do Hasan Sas, que pelo que lembro foi um golaço! Recebeu um lançamento, deixou quicar e arrematou de primeira. Nem Ronaldo faria melhor. Chegaram na semifinal mesmo com o Hakan Sükür decepcionando e sem jogar nada a Copa inteira, apesar do gol mais rápido no penúltimo jogo.
Abraços - Nico

Rapha Rabelo disse...

ola Marcos... mais uma vez o PDF veio com uma cor estranha... nos botoes do brasil contra a holanda!!! mas d qualker jeito ficaram otimos.... abraço

MarcosVP disse...

Rafa, você tá certo. Os PDFs Brasil x Holanda e também Brasil x França 1998 estão com erro. Contudo, o wordpress tá com um chilique qualquer na parte de upload. Assim que resolver eu atualizo essas cartelas.

Abs.

MarcosVP disse...

Pronto, tão arrumadas. Abs.