quarta-feira, 7 de julho de 2010

Copa 2010, episódio 21: De que são feitos os heróis.

Com três coisas você faz um herói: história, humildade e sangue. E foi isso que mostraram alguns times dessa copa, principalmente um: o Uruguai. Quando os jogadores da seleção celeste aterrissarem em Montevidéo na semana que vem, serão recebidos como heróis. Com justiça, porque o são. O Uruguai não é, há muito tempo, a seleção que assombrou o mundo na década de 20, com títulos olímpicos e mundiais. É uma seleção menor, com nomes de pouca expressão, a última seleção sulamericana a se classificar nas copas, hoje em dia. A seleção das repescagens. Pois esta seleção mostrou nesta copa o que é ser heróico. A semi-final contra o Holanda não foi dramática como as quartas, disputadas contra Gana. Mas foi um senhor jogo de futebol. O Uruguai desfalcado de dois de seus melhores jogadores, Suárez e Lugano, lutou com bravura e raça até o último segundo. Teve contra si, um gol irregular. Teve contra si a exaustão de seu líder, Forlán, que deu tudo o que pode e não aguentou continuar de pé em campo. E por mais que percam de sete ou oito no dia da disputa pelo terceiro lugar, voltarão para casa glorificados como a primeira celeste a chegar a uma semi-final de copa depois daquela de 1970, que era grande mas que teve a má sorte de pegar pela proa o time que escreveu seu nome na história como o melhor de todos os tempos. Fica a lição para os brasileiros. Uruguaios, argentinos e paraguaios voltaram derrotados para casa, mas chegaram à luz do dia, pela porta da frente e foram recebidos com festa e com o carinho da torcida. Dunga foi aplaudido em Porto Alegre por conta de sua história. Lúcio, Gilberto Silva e Júlio César ainda serão reverenciados por sua humildade. O resto não deu o sangue, não teve humildade e nem tem história. Chegaram na madrugada, fugiram pela porta dos fundos, com o eco dos xingamentos ao longe.

Já o jogo Espanha e Alemanha, podia ter sido um dos melhores da copa e não foi. Os meninos de Joachim Löw, só resta dizer, tremeram. A fúria cresceu na copa, seu jogo ficou consistente, a Espanha jogou com uma frieza digna dos... holandeses, vai dizer? O que me leva a crer que a final vai ser um jogo de xadrez, decidida nos detalhes, talvez com placar magro. Aposto num Uruguai x Alemanha mais animado, confesso. Ao final das contas, toda a minha torcida para a Holanda, que me deu parte de meu sangue e que historicamente, merece mais o título. O vice para os espanhóis já será o que de más grande conseguiram numa copa.

E vamos, irmãos, aos últimos palpites desta totalmente excelente copa do mundo:

...

Bom, é óbvio que meu palpite para Uruguai e Alemanha jamais seria esse. Por mim, eu colocaria a Alemanha de camisa preta e calções e meias brancas. Mas, é assim que eu acho que vai acontecer, no final das contas. Já Holanda e Espanha é mais complicado. Apesar de já ter acontecido duas vezes em copas¹, eu acho que uma seleção com camisa laranja não vai enfrentar uma de camisa vermelha neste mundial. Seria um jogo absolutamente absurdo. Então, se a Holanda é a mandante, eu creio que ela virá toda de laranja - ainda mais pela superstição, pois foi toda de laranja que ela venceu a Eurocopa de 1988. E assim, a Espanha pode ser obrigada a usar a - bela - camisa azul marinho. Podia vir com calções e meias brancas. Mas acho que virá mesmo toda de azul.

E então a gente se encontra no domingo, para encerrar a copa, ok?

¹ Holanda x Bulgária (1974) e Espanha x Paraguai (2002)

5 comentários:

Melo disse...

Fala, Marcos.

Da sua análise sobre a seleção, eu incluiria também o Juan, que na minha opinião fez uma Copa bem digna. Mas concordo com o texto.

E dos palpites, eu cravaria isso mesmo, com exceção da Alemanha, que pra mim jogará totalmente de branco (outra hipótese é preto/branco/branco, mas não acredito).

Pra final, acho que vai ser isso aí mesmo. Tem uma penca de possibilidades, mas o melhor visual é esse do seu palpite. Até porque é o tipo de jogo em que a decisão sobre a roupa de jogo não é só "técnica", tem também um componente subjetivo aí.

Abs,

Melo disse...

Espanha faz final totalmente de azul, e Holanda vai com uniforme titular: laranja/preto/laranja.

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/visitante-espanha-jogara-toda-de-azul-e-vera-holanda-usar-laranja.html

Como curiosidade, duas seleções até hoje foram campeãs atuando com seu segundo uniforme em uma final: o Brasil em 58 e a Inglaterra em 66.

Já Alemanha (86), Argentina (90) e França (2006) tiveram que trocar de uniforme na final e perderam o título.

MarcosVP disse...

O desgraçado do polvo cravou a Espanha como campeã. Dureza...

Fabiano disse...

Ola Marcos, saudações.
Bem que você poderia disponibilizar um kit com a seleção da Fifa com os melhores jogadores do Mundial. Seria bem legal.
Grande abraço.

MarcosVP disse...

Fabiano, acho que ficaria mais legal se eu fizesse botões com fotos ou rostos dos jogadores. No caso, como não é muito minha praia, creio que vários dos meus companheiros desenhistas podem fazer coisa bem legal com essa idéia. Abs.