sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jogos inesquecíveis: Holanda x Alemanha 1974

Como já havia acontecido vinte anos antes, na Suíça, a Alemanha Oc. chegava desacreditada a uma final de copa, para disputá-la com a equipe sensação do campeonato. Em 1954, era a Hungria de Puskas o grande bicho-papão. Em 74, a Holanda. Coincidentemente, os dois países começando com a letra H, haviam eliminado o Brasil nas semi-finais. Já a Alemanha Oc., vinha de uma campanha sofrida, como também foi a de 54. Mas ambas traziam em seu time, capitães de uma estirpe ímpar: a dos vencedores. Em 54, era Fritz Walter. Em 74, Franz Beckenbauer. E assim, desacreditadas, as duas seleções alemãs, com 20 anos de distância de uma para outra, repetiam a mesma história na final da copa. A determinação, a aplicação e a força do futebol germânico mais uma vez se impunham. E assim como a encantadora Hungria, a magnífica Holanda entraria para a história carregando um (quase) injusto quase campeão do mundo.

Nota: Uma curiosidade. Os holandeses, em 1974, vestiram uniformes da Adidas. Mas um dos jogadores, justamente o craque Cruyff, exigiu da marca alemã um pagamento para carregar a marca em sua camisa, nos jogos. Como a marca recusou, Cruyff mutilou seu uniforme, arrancando uma das três listras características da marca. Foi o único do time a fazer isso. As cartelas de escudinhos dos jogos contra a Alemanha e o Brasil apresentam o botão 14 com apenas 2 listras. Outra polêmica envolveu o mesmo Cruyff e o jogador Neeskens num episódio no qual eles teriam cobrado dinheiro para dar autógrafos a torcedores na porta do hotel, devido ao grande assédio às mais novas, na época, estrelas do futebol.

Holanda x Alemanha 1974 - Cartela de escudinhos (PDF)
Holanda x Alemanha 1974 - Cartela de escudinhos (PNG)
Holanda x Alemanha 1974 - Youtube

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marcos, meu xará, seu blog está cada vez melhor! Os escudos já são muito bacanas, mas vindo junto com histórias e curiosidades fazem a visita ser obrigatoriamente diária ;-)

Grande abraço!

Anônimo disse...

em tempo, ainda vou fazer uma série de times com seus escudos. Só preciso selecionar qual o "tema" e quais os escudos ;-)

MarcosVP disse...

Mande fotos depois...:-)
Abraço e valeu os elogios.

VP