segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Raça, amor e paixão.

(...) O Flamengo é nosso primeiro e último amor; é nossa religião; a paixão mais avassaladora; é o poder que nos levanta e a força que nos faz cair. E assim, eu e mais 43 milhões somos mais do que torcedores, mais do que admiradores: somos apaixonados cegos que enfrentamos o mundo para defender nosso amor; fosse o Flamengo numa expedição intergalática para jogar, levaria consigo nossos corações. Seguimos encantados com o Flamengo cada vez mais e mais, mesmo quando perde, mesmo quando quase cai; sempre ameaçando desistir, mas nunca deixando de lado quando o time - vocês (jogadores) - entram em campo e nosso coração bate no compasso do bumbo, com o grito entalado na garganta, só esperando para sair, num êxtase que quase chega a ser transe. O gol é o nosso nirvana pessoal, nosso momento de iluminação, nossa santidade (...). (Lilaise, do Chuteira de Salto e do Uma Dama Não Comenta).

Poucas torcidas no mundo podem expressar assim sua paixão por um clube e no Brasil, nenhuma é maior que a do Clube de Regatas Flamengo. Um dos clubes mais vitoriosos do país, campeão de terra e mar e campeão em todos os cantos do planeta. Inclusive em Tóquio.


O jogo da vida dos rubro-negros cariocas aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981, num gramado que de tão queimado pelo inverno, parecia um campo de várzea de terra batida. Mas a cancha do Estádio Nacional de Tóquio poderia ser até de predregulhos que dificilmente a máquina de jogar bola capitaneada por Zico, Adílio e Júnior, sem falar no tresloucado e inuminado Nunes, perderia aquela decisão. O Liverpool, o timaço campeão da Europa e franco favorito - afinal, enfrentava um time que carregava a pecha de ter apenas títulos regionais - não foi páreo para o Flamengo. Em 90 minutos, depois de uma verdadeira aula de futebol e três gols, o clube da Gávea levantava a Taça do Mundial Interclubes. E escrevia seu nome na história dos grandes de todos os tempos.

Flamengo x Liverpool 1981 - Cartela de escudinhos (PDF)
Flamengo x Liverpool 1981 - Cartela de escudinhos (PNG)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom estes escudos, parabéns!
Seu blog é show de bola e vou dar sempre uma passada aqui.
Um abraço!

Futebol Clássico disse...

Nossa !!! O que comentar destes escudinhos do Flamengo ??? Simplesmente maravilhosos !!! Marcão, continue assim...estão show de bola !!! Abraços !!!