segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O tricolor de aço.

Desde que passei a gostar de futebol, tenho o costume - inconveniente, segundo minha esposa - de escolher um time em cada lugar em que haja um campeonato. Nem sempre isso é fácil, nem sempre é tão sistemático e até mudar de time eu já mudei em certas ocasiões. Contudo, aprendi que times do coração a gente só tem em cidades onde a gente morou e onde pode conviver no dia a dia das torcidas, em suas alegrias e sofrimentos. No meu caso, apenas dois times me fizeram ir a um estádio assistir seus jogos e cantar e vibrar com seus torcedores. Um é o Vasco da Gama, do Rio, onde nasci e moro. O outro, o Fortaleza Esporte Clube, da cidade onde fui criado. Grande no Ceará, onde tem a maior torcida e as mais recentes conquistas, o Tricolor de Aço peleja entre as séries A e B do brasileirão. Nem sempre é simples torcer por ele nas maiores competições, mas, de vez em quando, algumas alegrias esporádicas nos fazem viver os momentos de glória do clube da garotada de Fortaleza. Vencer um time grande e ainda mais no seu estádio é um grande feito para um time regional. Se esse time grande for o poderoso Flamengo dentro do não menos assustador Maracanã, o feito toma proporções inesquecíveis. E isso aconteceu no dia 16 de julho de 2003, ano em que o Fortaleza retornou, depois de 17 anos, ao grupo de elite do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Leão do Pici não vinha fazendo boa campanha. No meio do ano, contudo, engrenou uma impressionante série de vitórias sobre grandes times que chegaram a animar a torcida. A mais impressionante foi, sem dúvida, a conseguida sobre o rubro-negro carioca, por 2x0, gols do artilheiro Vinícius. A alegria foi tanta que, no dia seguinte, pela primeira e única vez na vida, eu tive a coragem de desfilar com o manto tricolor no trabalho, sob os olhos ressabiados de muitos torcedores flamenguistas. No segundo turno, no Castelão, no dia 08 de novembro, o Fortaleza voltaria a vencer o Flamengo, dessa vez por humilhantes 4x1. Mas era tarde. O Leão acabou rebaixado para a segundona, de onde retornaria dois anos depois para um empolgante campeonato em 2005. Fortaleza x Flamengo 2003 - Cartela de escudinhos (PDF) Fortaleza x Flamengo 2003 - Cartela de escudinhos (PNG)

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Sei que o trabalho é árduo em 2009, mas gostaria que você se dedicasse também aos escudinhos dos clubes das séries B e C. A título de coleção, seria muito útil. Sem pressa, tudo dá certo. Ah, se puderes, entra no meu blog e adicione-o no seu. Eu já adicionei o teu link no meu.

Abraço

Vandrei Bion

MarcosVP disse...

Acho que vou ter que arrumar uns auxiliares... hehehe.

Abs.

marciel da silva disse...

marcos estou gostando muito dos seus escudinhos,e agora sabendo que voçê é torcedor do rei leão do brasil, já ganhou mais um fã. "tricolor de aço" marciel da silva