quarta-feira, 4 de março de 2009

Jogos Inesquecíveis: Flamengo x Atlético-MG 1980

Ontem, dia 3 de março, a nação rubro-negra carioca comemorou o aniversário de seu maior ídolo e um dos maiores jogadores de futebol que este país já viu. Foi há 56 anos, num pacato subúrbio do Rio de Janeiro onde já residia - e jogava bola - o pai de certo desenhista de escudinhos, que nasceu Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Símbolo de uma era onde a preparação física de atletas ganhou tinturas de ciência e tecnologia, Zico espantou o mundo não pelo condicionamento que seu corpo franzino desenvolveu, mas pelo talento espetacular com a bola nos pés - e na cabeça. Ídolo nos quatro cantos do mundo como jogador e técnico, do Japão à Rússia, do Usbequistão à Turquia, o galinho de Quintino é, assim como Platini e Beckenbauer, um dos mais respeitados atletas de seu tempo, dentro e fora de campo. Aqui no blog, relembramos um jogo que, sem dúvida, foi um dos mais importantes na carreira de Zico: a final que deu ao Flamengo seu primeiro título brasileiro - um jogo que sepultou para sempre a fama que o rubro-negro possuía de ser um apenas um time de glórias estaduais. A conquista do brasileiro de 1980 abriu para o Flamengo as portas da América e do mundo. E Zico, um dos heróis do dramático jogo de 1° de junho, no Maracanã histórico, contra o grande Atlético Mineiro de Reinaldo e João Leite, foi o comandante e líder daquela que foi uma das maiores máquinas de jogar futebol da história desse país.

 
Flamengo x Atlético-MG 1980 - Cartela de escudinhos (PDF)

8 comentários:

Cristiano Carvalho disse...

Quando não jogava minhas partidas de futebol de botão com o Fluminense(pelo fato de ter outra pessoa jogando com o Flu), a opção era o galo de Reinaldo e Cia. Vou imprimir agora! Parabéns Marcão!

Anônimo disse...

Lindo, lindo!

pephito disse...

Olá amigo querido com ele para sua grande blog que, confesso que sou um seguidor de suas idéias e trabalho
Eu gostaria de introduzir meu blog time de futebol lençóis e publicar blog amigo e você gosta do mesmo para mina
antecipadamente muito obrigado e adeus
http://equipaciones.blogspot.com/

Anônimo disse...

Marcos, mais um pedido para a lista, o clássico de Avellaneda: Independiente e Racing. Se possível já com os novos uniformes do Independiente, feitos pela puma.

Valeu mais uma vez.

Um abraço,
Fernando

MarcosVP disse...

Fernando, esse clássico já estava anotado. Vou ver se ando com ele na prioridade...:-)

¿Donde és, Pephito? España?
Vou colocar teu sitio nos links. Bom trabalho.
Abraços.

pephito disse...

soy de chile

Paulo H G Ramos Jr disse...

Boa noite.
Muito legal o kit. E esse jogo foi inesquecível mesmo. Vi o drible do Nunes no Silvestre da arquibancada, por trás daquele gol. Nunca vi o Maracanã balançar tanto...
Agora uma curiosidade. Você já teve notícia de como seus leitores / colecionadores imprimem o que você tão carinhosamente produz ?
Pensei em adquirir um tipo de etiquetas adesivas, transparentes, de folha única, mas não sei se ficaria bom. Alguém já te passou alguma experiência ?
Obrigado novamente pela atenção e bom final de semana.
Paulo H G Ramos Jr.
Rio de Janeiro

MarcosVP disse...

Paulo, existem várias maneiras, inúmeras de imprimir. É questão, creio eu, de tentativa e erro. Muita gente imprime em impressoras jato-de-tinta em papel glossy ou fotográfico. Há quem prefira levar em bureaus de impressão e fazer a laser. Deve ficar legal em papel couché ou matte também. É questão de ir experimentando até achar o resultado que mais lhe agrade.
Abs.