quinta-feira, 11 de março de 2010

Jogos Inesquecíveis: Argentina em Copas (2ª parte)

Fechando a série sobre grandes jogos da Argentina em copas, as duas partidas que deram os dois títulos que os hermanos possuem.

1978 - Controversa desde o princípio, por conta dos problemas políticos que a Argentina passava por conta da ditadura militar que comandava o país, a Copa de 78 acabou mesmo como se previa, com o título dos donos da casa. Depois de terem conseguido uma vitória até hoje questionável sobre o Peru - jogo que tirou do Brasil a vaga para a final - os argentinos foram enfrentar a Holanda, que tinha ainda alguns remanescentes da traumática derrota para a Alemanha quatro anos antes - não Cruyff, contudo, que não foi à copa justamente protestando contra o governo local. Em campo, em um Monumental de Nuñez absolutamente lotado, a Argentina catimbou do início - quando exigiu que o juiz tomasse uma providência em relação ao gesso que o capitão holandês Rene Van Der Kerkhof usou durante toda a competição - até o fim, com sua conhecida malandragem. Depois de um período normal empatado em 1x1, a Holanda não resistiu e perdeu o jogo para a equipe de Daniel Passarella e Mário Kempes por 3x1.

Argentina x Holanda 1978 - (PDF) (PNG)


1986 - A equipe argentina da Copa de 1986 nem de longe enfrentou os problemas pelos quais o time de 78 passou. O time era outro, uma equipe brilhante, capitaneada por um gênio na plenitude da forma. A Argentina da segunda copa do México era uma equipe inquestionável e mostrou isso até o último instante, diante da forte Alemanha de Rummenigge, Vöeller e Matthäus. O jogo foi duro e disputado, mas ao final, a equipe de Carlos Bilardo superou a de Franz Beckenbauer. Maradona nem precisou deixar o seu. A vitória por 3x2 foi construída pelos coadjuvantes Brown, Valdano e Burruchaga, autor do gol do título. A Argentina era bicampeã do mundo, dessa vez, com toda a glória e merecimento.

Argentina x Alemanha 1986 - (PDF) (PNG)

6 comentários:

Futebol Clássico disse...

Marcão, o PNG do Argentina x Holanda está indisponível pra acesso, ok ???

Parabéns mais uma vez pela sua obra de arte !!!


Abração !!!

MarcosVP disse...

Arrumado. Valeu...:-)

k9 disse...

po bacana esses jogos inesqueciveis .
a alemnha de 1986 tinha uma camisa linda essa verde , não so porque sou palmeirense mas era linda mesmo , e não sabia q ocruyf não tinha ido em 1978 , olha ai o blog tambem e cultura .
abraço e tão demais esses escudinhos

jacobson disse...

vou discordar mas argentina nao merecia ser campea em 86 pois futebol se joga com os pes e nao com as maos

MarcosVP disse...

Jacobson, o outro gol que Maradona fez naquele mesmo jogo - e que já foi escolhido várias vezes o mais bonito da história das copas - deveria valer por dois. Sendo assim, o jogo ainda terminaria em 2x1 para a Argentina e a copa seria deles.
Abs.

Rafael Santos disse...

Marcão,na comunidade do Orkut "Futebol de Botão" no fórum troca de escudo II.Fiz um time, do seu Vasco,você nos inspira mestre!.
Vlw.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=59286&tid=5315894194945317831&na=2&nst=995