O Maurício Muniz me pediu para desenhar a primeira partida oficial do
Flamengo - uma vitória por 16x2 sobre o extinto
Sport Club Mangueira (nada a ver com a verde-e-rosa
Estação Primeira de Mangueira, fundada 26 anos depois desse jogo...) e sem saber me arrumou um belo problema. É que em 1912, os clubes não usavam distintivos nem números nas camisas. Por outro lado, Flamengo e Mangueira usavam uniformes rubro-negros rigorosamente semelhantes - mudava apenas o grafismo. Como resolver isso em botões sem deixar a cartela sem graça e ininteligível? Restou-me apelar para a licença poética. Fiz então uma cartela de um hipotético jogo "comemorativo" entre Flamengo e Mangueira, como se ele fosse realizado nos dias de hoje, incluindo a marca da Nike no kit do clube da Gávea. Espero que o Maurício goste e me perdoe por esta liberdade tomada por um vascaíno.
6 comentários:
Uai... achei estranho o Nike para um uniforme de 1912, embora você explique a inclusão no texto.
Mas ainda assim não colou, o Flamengo - se o jogo fosse hoje - usaria o padrão da Nike; mas o Mangueira hoje... não existe! :p
Mário, eu fiz os uniformes como se fossem uniformes atuais em estilo "retrô". Vc já deve ter visto que, quando um fabricante faz um uniforme desses, ele aplica a sua marca. A Reebok, a Adidas e a própria Nike já cansaram de fazer isso.
Mas, vá lá. Foi justamente isso que eu quis dizer com "licença poética". Era um jogo difícil de resolver. Então, inventei. Porque não?
Abs.
Muito bom, acompanho o blog todos os dias. Se possivel gostaria de pedir o kit 2009 do centenario do S. C. Internacional.
Obrigado e parabens pelas artes
Quem é o anônimo que me pede? hehe
Quando souber, eu anoto o pedido.
Abs.
Meu nome é Guilherme, sou de Porto Alegre. Foi eu que fiz o pedido ai a cima ehehe
Obrigado.
marcos,
aprovada a licença poética, ficaram bem bacanas os uniformes. de vez em quando deveria rolar um desses posts como seria se...
abraço, fernando
Postar um comentário