sexta-feira, 20 de março de 2009

Jogos Inesquecíveis: Inglaterra x Hungria 1953

Dizem os ingleses, inventores do futebol, cuja dirigência do esporte é chamada até hoje apenas de "The Football Association", que o maior jogo de futebol de todos os tempos aconteceu no dia 25 de novembro de 1953. Neste dia, realizou-se a partida que eles chamam até hoje de "o jogo do século". Diante de sua torcida, no lendário estádio de Wembley, onde nenhuma seleção não-britânica jamais havia vencido o arrogante e poderoso english team, a seleção da Inglaterra foi impiedosamente derrotada por 6x3 por uma equipe que ficou conhecida mundialmente como "os mágicos magiares": a fabulosa seleção da Hungria de Puskas, Grosics, Kocsis e Hidegkuti que, no ano seguinte, assombraria o mundo na copa da Suíça e por muito pouco - aquele pouco que só o velho Sobrenatural de Almeida nelsonrodrigueano explica - não venceu o torneio. A Alemanha, cruel destruidora de grandes equipes, começava ali o que terminaria vinte anos depois, diante do não menos mágico carrossel holandês.

 
Inglaterra x Hungria 1953 - Cartela de escudinhos (PDF)

10 comentários:

Luiz Otavio Romano disse...

Olá Marcos...sou um grande fã de futebol de botão.
Gostei muito do seu blog, vc faz um trabalho incrivel..Parabéns.
Gostaria muito de ver o escudo do meu Paulista de Jundiai campeão da Copa do Brasil 2005.
Abraço

MarcosVP disse...

Luiz, teu Paulista sai qualquer hora. Tá anotado, ok?
Abraço e obrigado.

Bira disse...

Olá Marcos!

Mais um grande post. Sou fã do futebol clássico e seu blog é paragem obrigatória, já que o futebol de mesa (ou botão, mais familiar para mim) me ajudou a desenvolver esta paixão.

Será que podemos considerar este mesmo design da Hungria como o da seleção que foi para a Copa de 54?

Grande abraço e continue o excelente trabalho!

MarcosVP disse...

Exatamente o mesmo desenho, Bira. Naquele tempo os uniformes demoravam mais para mudar...:-)

Abs.

Bira disse...

Marcos, foi o que eu imaginei...rsrsrs

Bem, fico agora à espera de quando vamos poder ver os dois jogos da minha vida (em termos de seleção Brasileira): Brasil x Itália Copa de 1982 e Brasil x França Copa de 1986.

Abraços!

Leandro disse...

Ola Marcos, parabéns por Inglaterra x Hungria 1953. Queria aproveitar pra saber qual tipo de botão mais se adqua aos seus ecudinhos, e onde posso compra-los

grato
Leandro

Cristiano Carvalho disse...

É Marcão, fico me perguntando o que seria da Hungria se tivesse ganho a Copa de 1954. Será que ela estaria mais para um Uruguai de hoje em dia ou mais para a própria Alemanha a qual foi vitimada?

pephito disse...

gran trabajo mi amigo es ud un artista del diseño felicitaciones

MarcosVP disse...

Bira, seu pedido já está agendado, ok?

Leandro, difícil dizer. Eu faria com botões de competição mesmo, nuns 40mm. Um colega nosso fez com brianezi e ficaram ótimos. Dependendo do tamanho que vc imprima dá pra usar até Gulliver...

Cristiano, acho que vc tem razão quanto ao que seria o futuro da Hungria, lembrando que ela foi vicê campeã em 1938 também.

E valeu os elogios, Pephito. Recuerdos.

Unknown disse...

baixei esse jogo em AVI da internet.
acredite, existe!
é definitivamente sensacional.

abraços