terça-feira, 17 de março de 2009

Jogos Inesquecíveis: Itália x Coréia do Norte 1966 e Itália x Coréia do Sul 2002

Muitas grandes zebras já aconteceram em copas do mundo. Vitórias como a dos EUA sobre a Inglaterra em 1950, ou as de Camarões e Senegal sobre as campeãs imediatamente anteriores Argentina e França em 1982 e 2002, já surpreenderam meio mundo. A mais interessante das histórias de grandes supresas das copas, contudo, envolve a poderosa Itália tetracampeã. Os italianos tem uma surpreendente e curiosa nêmesis nos mundiais: a Coréia. Qual delas? as duas! Em 1966, a Itália, ainda na primeira fase, precisava apenas de uma vitória simples sobre a Coréia do Norte para se classificar. Era seu último jogo na fase classificatória e então ocorreu o impensável: a inocente seleção asiática venceu a partida por 1x0 e eliminou a squadra azurra. Trinta e seis anos depois, na copa realizada na Ásia, foi a Coréia do Sul o adversário dos italianos nas oitavas-de-final. Os sul-coreanos não eram inocentes como os norte-coreanos da copa da Inglaterra e jogavam em casa, em um estádio tomado de torcedores locais. Mas era a Itália diante deles. E os italianos marcaram primeiro, com Vieri. Logo depois, os coreanos perderam um penalty. O jogo parecia que ia ter um final esperado. Mas numa falha grotesca do defensor italiano Panucci, Seol ficou livre para empatar. O jogo foi, então, para a prorrogação com golden goal - a popular morte súbita. Foi então que o atacante Ahn - o mesmo que havia perdido o penalty - colocou mais uma, de cabeça, no fundo das redes do espetacular Buffon. Delírio entre os coreanos, que ainda derrotariam a Espanha de forma dramática nas quartas-de-final, para no fim, cair diante dos alemães e turcos e assim ficar com um heróico quarto lugar em 2002. Então, a pedido do Ricardo, a gente revive esses dois inesquecíveis jogos. (Nota: quem assistir ao vídeo do jogo de 1966 perceberá que a Coréia do Norte jogava sem escudos na camisa. Por várias vezes eu já desenhei times aqui sem os escudos. Desta vez, eu resolvi imaginar um escudo para a Coréia, por entender que deixar apenas o botão vermelho sem qualquer marcação iria tirar o contexto da história. De qualquer forma, são casos e casos. Amanhã mesmo vocês terão um caso aqui onde o escudo seria desnecessário.)
Itália x Coréia do Norte 1966 - Cartela de escudinhos (PDF)
Itália x Coréia do Sul 2002 - Cartela de escudinhos (PDF)
Itália x Coréia do Sul 2002 - Youtube (atualizado em 18/05/09)

4 comentários:

Cristiano Carvalho disse...

Tava aqui tentando lembrar qual time da terceira ou quarta divisão da Inglaterra usa o rosa também, mas não lembrei. Acho que a Coréia só avançou tanto na Copa de 2002 por causa dos árbitros. Outra vergonha das Copas! Parabéns Marcão, lindos kits!!!

Osvaldo disse...

Marcos ficou show como sempre, mas o logo da Kappa está errado na camisa da Itália, era usado somente o logo, pois esta logomarca com a escrita abaixo do logo a Kappa não usa desde 2000.
Um abraço!

Anônimo disse...

Não sei se kits olímpicos contam muito, mas também tem a derrota de 4 a 0 da Itália pra Zâmbia de Bwalya nos Jogos Olímpicos de Seul '88. Fica ae a sugestão de mais uma zebra pra cima da azurra.
Parabéns pelos kits matadores, mal vejo a hora de arrumar umas lentes!!! Abs.

Adalberto Queiroos

Lucas disse...

daquilo que me lembro, a away da coreia do norte em 1966 (aquela branca que eles usaram quando jogaram contra o portugal) tinha a bandeira como escudo