quarta-feira, 18 de março de 2009

Kits: Hungria e França 1978

Faz tempo que o Márcio me pediu esses dois times da copa de 1978 e hoje eu atendo ao pedido. Apesar de França e Hungria terem jogado um futebol bem fraco naquela copa - ambos foram eliminados na primeira fase da competição, num grupo que ainda tinha Argentina e Itália - foi por um acontecimento extra-campo pitoresco que ambas as equipes ficaram marcadas. No dia 10 de junho daquele ano, em Mar del Plata, as duas equipes, já eliminadas, entravam em campo para fazer sua última partida na copa. Aí deu-se a desgraça. A França, em protesto contra as más arbitragens, entrou em campo com camisas brancas. Acontece que no sorteio, ficou para os húngaros o uso do uniforme branco. Os franceses nem levaram camisas de outra cor para o estádio. O árbitro do jogo, o nosso conhecido Arnaldo César Coelho recusou-se a iniciar a partida enquanto a questão dos uniformes não fosse resolvida. Assim, os jogadores da França acabaram sendo obrigados a jogar com uniformes listrados em verde e branco, cedidos às pressas por um time amador da cidade, o Kimberley. Ao final, os franceses ainda venceram por 3x1, num dos jogos mais bizarros da história das copas. 
 
Hungria kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF) (atualizado em 09/07/09)
França kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)
França 3rd kit 1978 - Cartela de escudinhos (PDF)

8 comentários:

Acir Júnior disse...

Belíssimo trabalho!!!

Uma pergunta e uma solicitação:

1 - Como faço para imprimir no tamanho para os botões Gulliver Bolão. Sempre que imprimo saem to tamanho de times oficiais.

2 - Já publicaram Goiás e Atlético-GO. Faz o Vila Nova-Go tembém.

Abraços.

Acir Júnior
Goiânia - GO

MarcosVP disse...

Acir, o tamanho ideal (no meu entendimento) para botões gulliver é de 26mm. Ou seja, é só imprimir minhas cartelas com alguma redução.

E o Vila Nova está anotado. Qualquer hora sai.

Abs.

Anônimo disse...

Grande VP, soube desse jogo num daqueles documentários da Fifa e custei a acreditar que algo tão bizarro acontecesse numa Copa do Mundo já em plena era do profissionalismo.

É bom lembrar que na copa seguinte a Hungria viria a protagonizar a maior goleada da história das Copas, 10x1 El Salvador, que você já mostrou aqui.

Futebol Clássico disse...

EXCELENTÌSSIMO O SEU POST MARCÃO !!! SENSACIONAL !!! Adorei os escudinhos e o seu excelente texto referente ao jogo França 3 x 1 Hungria, o qual tive o prazer de assistir em VT graças aos amigos que colecionam DVD's de jogos de futebol...realmente foi impressionante a Seleção Francesa com aquele uniforme do Kimberley, meu Deus !!!

E fica meu agradecimento mais uma vez por este presente, e já emendando os pedidos que estão vindo aos montes pro amigo, acho que só falta o kit vintage da Tunísia pra completar as 16 Seleções daquela Copa de 1978...e uma hora que der, poderia fazer a Argélia e Camarões de 1982 ??? Abração Marcos !!! Sucesso forever !!!

Joao Henrique disse...

Marcos,

Essa seleção da França ficou linda cara !!!

PS: Será que vc poderia incluir meu blog na sua pagina. Obrigado.
Joao (USA)

http://ncbuttonsoccerclub.blogspot.com/

MarcosVP disse...

Grande Rafael, bom te ver por aqui.

Márcio, só está faltando a Tunísia para fechar as seleções daquela copa? bem se for, em breve ela estará completa.

João, claro que coloco teu blog aqui. Por sinal, está bem legal. Forte abraço.

Futebol Clássico disse...

É Marcos...eu errei um pouquinho...hehehe...na verdade faltam 3 Seleções pra fechar a postagem de todas da Copa de 1978: Túnisia, Irã e a "aguerrida" Escócia de Arthur Gemmill e cia., daí estará completa...abração !!!

Cristiano Carvalho disse...

Essa Copa foi a maior vergonha das Copas! Tudo comprado pela "poderosa" Argentina, fora as viagens intermináveis das outras Seleções. Esse uniforme que a França usou na Copa de 1978 era horrível!!! Rsrsrs... Mas fica tranquilo Marcão, a sua arte continua 10!