sábado, 23 de agosto de 2008

O gigante colorado

"Tinha três meses de gestação quando o destino decidiu que eu seria torcedor do Internacional. Nessa época, meus pais seguiam nômades pelo interior de São Paulo, graças a expansão do sistema de telefonia no estado - que dependia da mão de obra qualificada do meu pai e outros técnicos em telecomunicações. Comemorariam um ano de matrimônio no dia 24 de dezembro de 1976. Longe do sul do Brasil, mas na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Mas os primeiros fogos de artifício foram lançados já no dia 12 de dezembro daquele ano.

Naquela tarde, o Colorado recebeu o Corinthians, no Beira-Rio, em jogo único. O time de Rubens Minelli sufocou o alvinegro paulista durante praticamente todo o jogo, e foi recompensado aos 29 do primeiro tempo, quando Dadá fez o primeiro de cabeça, após cobrança de falta de Valdomiro. O mesmo Valdomiro, também de bola parada, fez o gol do título, aos 12 do segundo tempo. Um lance polêmico: José Roberto Wright titubeou antes de validar o placar, o que provocou a revolta dos corintianos. Já era tarde: o Inter de Figueroa, Falcão e cia. era bicampeão brasileiro.
Meu pai devia ser o único colorado naquelas bandas. Pior: devia ser o único que desconhecia o fanatismo da torcida corintiana. Natural para quem passou mais de vinte anos entre a zona rural e uma pequena, mas próspera, cidade do interior gaúcho. Naquela noite, sua paixão pelas coisas de sua terra falou mais alto: pegou minha mãe grávida e uma bandeira do Inter, e saiu com sua Brasília branca buzinando pelas ruas aos gritos de “é campeão”. Guarde todos os seus julgamentos de valor para você. Saiba apenas que, boa parte deles, já foram ditos em casa nesses últimos anos. Partimos para o desfecho: ao passar por um barzinho vagabundo, os corintianos não perdoaram: atiraram garrafas, copos, pedras, cadeiras…

Meu pai teve alguns ferimentos leves, e por alguma obra divina, minha mãe escapou ilesa. Um mínimo detalhe poderia simplesmente representar a ausência destas linhas aqui.
Traduzindo: por pouco, os corintianos não tiram a minha vida. E por essa razão, já sabia desde criança pra qual time jamais iria torcer na vida. Ao mesmo tempo, mesmo à distância, fui alimentando minha admiração pelo Colorado. Sentimento que, pelo menos nessa reta final de Brasileirão, congrega palmeirenses, são-paulinos… Enfim, todos aqueles que também querem ver a desgraça do Corinthians - nunca esse time teve tanta torcida. E independente da posição em que terminar o Campeonato, eu só tenho a agradecer. Fazia tempo que não sorria tanto graças ao meu time do coração. Obrigado, Inter!" (André Rosa de Oliveira, o Marmota).

Há mais o que dizer depois de uma história como essa? Mesmo sendo um gremista contumaz, não há como ficar imune à tradição de um time onde jogaram gênios como Falcão, Figueroa e o goleiro Manga e que tem torcedores apaixonados como o cumpade Marmota, o Milton Ribeiro e a Ane Aguirre. O Sport Clube Internacional de Porto Alegre é um grande clube que, mesmo quando não tem grandes times, tem coração e garra necessários para para conquistar grandes títulos, como por exemplo, o Mundial Interclubes.

No dia 17 de dezembro de 2006, tudo que o Internacional não podia se considerar, quando pisou o gramado do International Stadium na cidade japonesa de Yokohama, era favorito. Do outro lado da cancha estava o fabuloso Barcelona, base da seleção espanhola, time de super craques como o mexicano Ráfa Marquez, o italiano Zambrotta, o holandês Van Bronckhosrt e o gaúcho - e ex-gremista - Ronaldinho. Pelo lado do Inter, que jogava todo de branco, o questionável Clemer, o inconstante Pato, o temperamental Fernandão. Só que contra as expectativas, o colorado segurou o Barça no peito e na raça e aos 36 min do segundo tempo, com um passe do incansável Iarley e a finalização do iluminado Adriano Gabiru - reserva que acabara de entrar em campo - o Inter pôs a mão no titulo. Pouco mais de dez minutos depois, o mundo se vestia de vermelho.

Veja mais:
Internacional x Barcelona 2006 - Cartela de Escudinhos (PDF)
Internacional x Barcelona 2006 - Cartela de Escudinhos (PNG)
Internacional x Barcelona 2006 - Youtube

Nenhum comentário: