quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Kits: Alemanha Ocidental 1990

Até a década de 90, camisas de seleções de futebol carregavam apenas as cores de seus países e nada mais. Na grande maioria, eram lisas e traziam apenas detalhes nas golas, barras e coisas assim. Foi na copa da Itália que as camisas com grafismos começaram a ganhar espaço. Tchecoslováquia, URSS, Yugoslávia e Alemanha Ocidental, todas vestidas de Adidas, apresentaram camisas bastante diferentes do que as seleções costumavam usar. Dessas, entretanto, apenas a da Alemanha tornou-se um clássico. Na verdade, em minha humilde opinião, o maior deles, em se tratando de camisas de seleções, rivalizando com a canarinho brasileira, a azurra italiana e a laranja holandesa. A camisa alemã de 1990, campeã do mundo sobre a Argentina, numa final-revanche da copa de 1986, foi a primeira em que a Alemanha usou as cores de sua bandeira. Antes, as camisas alemãs eram em branco e preto (home) ou verdes (away). As reservas verdes (da cor da federação alemã) foram usadas até 94, para depois, cairem em desuso, substituídas primeiro por camisas pretas e hoje em dia, por camisas vermelhas. Mas as verdes usadas em 90, apenas no jogo contra a Inglaterra, foram um dos mantos mais fantásticos já vestidos por uma seleção. E a titular tornou-se simplesmente lendária, inesquecível. Os grafismos chegavam para ficar.

Alemanha Kit 1990 - Cartela de escudinhos (PDF)
(atualizado em 19/06/09)
Alemanha Kit 1990 - Cartela de escudinhos (PNG)

6 comentários:

PAROSKI disse...

Bom dia... Parabens pelo kit da Alemanha uma verdadeira obra de arte... eu como apreciador do futebol Alemão amei o kit..

Jogo futebol de mesa regra 12 toques e coleciono times de botao..esses kits de escudos me ajudam muito na hora de decorar..

soh descobri seu site faz 1 semana e estou amando..

grande abraço

Julio PAROSKI

Bruno disse...

Bela camisa alemã do início dos anos 90. Que obra da Adidas!!
Abs,
Bruno.

Unknown disse...

E ae marcos, blz. To postando este comentario pra avisar q o uniforme da alemanha de 1990 esta com problemas: no pdf os uniformes de goleiro estão apenas com a cor preta aparecendo. Ao pedir para abrir o arquivo a escala de cores do uniforme simplesmente nao aparece.
Espero que vc corrija este problema.
Um abraço.
Rogério
P.S: E o time do Sport Campo Mourão, jah conseguiu fazer.

MarcosVP disse...

Rogério, obrigado pelo toque. Vou corrigir. Quanto ao Campo Mourão, ainda não deu pra fazer. Tem muito pedido acumulado e só a pouco tempo eu consegui resolver os problemas no meu corel. Abs.

Rodrigo Azevedo disse...

Bom dia Marcos!
Tem como você em enviar esse arquivo em Corel ou Photoshop? Porque quero essa Alemanha, mas quero colocar os nomes.
Meu e-mail/msn: mktpequeno@hotmail.com

Abração,
Rodrigo Azevedo

MarcosVP disse...

Rodrigo, você pode editar o arquivo em PNG no photoshop. O fonte em corel, eu não envio, peço desculpas.

Abs.