segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jogos Inesquecíveis: Brasil x Nova Zelândia 1982

Depois dos fracassos em 1974 e 1978, a seleção brasileira demorou a reconquistar a confiança de sua torcida. Foram longos anos de boas e más atuações, até a copa de 1982, na Espanha. E mesmo nos primeiros jogos, o Brasil ainda causava desconfiança. O duríssimo jogo contra a União Soviética em Sevilha não serviu para que a torcida se empolgasse com a seleção de Telê Santana, considerada defensiva e pouco ousada - quem não lembra do personagem de Jô Soares que dizia "- bota ponta, Telê!?". O fato é que o time de 82, não obstante alguns jogadores questionáveis como Serginho Chulapa, Paulo Isidoro e Valdir Peres, tinha um meio campo mágico, com Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e Júnior. E foi esse timaço que, em apenas três jogos, contra a Escócia, Nova Zelândia e Argentina, fez o país inteiro se encantar. O jogo contra os neozelandezes, vencido por 4x0 no dia 23 de junho, marcou o momento em que o time se tornou o favorito do mundial, em que a euforia envolveu os brasileiros, em que ninguém mais acreditava que qualquer time poderia parar aquela verdadeira máquina. O sonho, entretanto, durou apenas 13 dias. Haveria a Itália no caminho.

Brasil x Nova Zelândia 1982 - Cartela de escudinhos (PDF)
Brasil x Nova Zelândia 1982 - Cartela de escudinhos (PNG)
Brasil x Nova Zelândia 1982 (gol de Zico) - Youtube

3 comentários:

Futebol Clássico disse...

Aí Marcão !!! Que maravilha !!! Esperava ansiosamente por esta postagem, principalmente a Nova Zelândia, que um amigo fez e postou em outro blog, mas esperava mesmo por este trabalho fantástico do amigo, que ficou maravilhoso !!!Tem programação pra postar as outras seleções daquela Copa, fora as que o amigo já postou aqui no blog, tipo Escócia, União Soviética, Espanha, Itália, Iugoslávia, etc...abração Marcão !!!

MarcosVP disse...

Quem sabe não pinta um especial da copa de 82 qualquer hora dessas? hehe.
Abração.

Futebol Clássico disse...

Beleza Marcão !!! Continue assim com este teu excelente trabalho e dedicação com esses belíssimos escudinhos, revivendo grandes momentos do futebol mundial através de um esporte delicioso e fascinante como o futebol de mesa...abração !!!