quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 1: E vai rolar a bola! De CRISTAL???

Certo pessoal, a Copa só começa amanhã, dia 11, mas eu resolvi antecipar um bucadim e vocês vão já entender o porquê. Quem já me lê há mais tempo, desde o Pirão Sem Dono, como o Rafael Netto, sabe que em 2006 eu fiz uma bela cobertura ilustrada da Copa do Mundo, focando principalmente nas combinações de uniformes que os times usavam. Desde então, eu fiz uma pesquisa bastante extensa sobre o assunto e estava até escrevendo um livrinho. Foi quando uns caras que tiveram a mesma idéia que eu (ou quase), mas que começaram bem antes, lançaram este livro aqui e mataram minha idéia. De qualquer modo, eu já estou bolando uma melhoria na minha pesquisa, para lançar, quem sabe, na copa de 2014.

Mas por enquanto, eu fiquei pensando num jeito de comentar a copa em cima, óbvio, do que ainda não foi feito em relação a uniformes. Sobrou-me então a tarefa de ADIVINHAR o que vai acontecer na África do Sul durante este mês. Vou explicar para vocês o que é que eu vou fazer: um dia antes de cada rodada eu vou publicar os meus palpites para os uniformes que serão usados nos jogos e explicar minhas teorias. E aí, a gente vai vendo se eu acerto mais que erro. Sim, porque se eu tivesse feito isso em 2006, eu tinha tomado uma LAVADA. A copa da Alemanha foi bizarra em relação à escolha dos uniformes das equipes. Mas agora eu já estou escolado. Acho.

Mas vamos aos fatos: amanhã, dia 11, teremos dois jogos. Vamos a eles:


África do Sul x México - Vamos começar a nos familiarizar com as mumunhas da escolha de uniformes, ok? Todo jogo tem um mandante e um visitante - em inglês home e away, certo? A África do Sul é a mandante. Ok, e daí? Daí que o mandante tem prioridade na escolha do uniforme. Ele escolhe o que vai usar e o visitante se adequa. Eu aposto que a África do Sul vai vir com seu uniforme titular, de camisa amarela. Ora, o México, se quisesse jogar com seu uniforme titular, não teria problema algum. Afinal, a camisa verde contrastaria com a camisa amarela da África do Sul, assim como o calção branco, contra o verde. O que pega são as meias do méxico, que antigamente eram vermelhas e hoje são brancas. Para não jogar com o uniforme descaracterizado (verde/branco/preto), o México vai vir com o seu belo uniforme reserva todo em preto. Meu palpite também leva em consideração duas coisas que aconteceram na copa de 2006: as equipes estavam, para efeito de visualização do show, preferindo usar uniformes com camisas/calções/meias de uma única cor, como ocorre normalmente na NBA americana. Outra coisa que ocorreu muito em 2006 foi das seleções - ou quase todas - fazerem de tudo para usarem seus uniformes reservas também, por questões comerciais, afinal as fabricantes querem vender os uniformes titulares e os reservas das seleções com a mesma quantidade, vai dizer?

O segundo jogo é Uruguai x França. O Uruguai é o mandante, mas o uniforme titular dos uruguaios (celeste/preto/preto) é problemático, pois não dá para jogar contra a camisa azul da França e se os franceses jogassem de branco, a camisa não contrastaria com a celeste olímpica. Isso obrigará os uruguaios a jogar com a camisa branca. Poderiam jogar de calções pretos, mas descaracterizaria o uniforme reserva e daria à França a chance de usar seu uniforme titular comme il fault. Portanto, o Uruguai vai todo de branco e a França joga com o calção adaptado. Ok, isso é a MINHA teoria. O que diz a história, contudo? Em 2002, França e Uruguai se enfrentaram na primeira fase. A França era a mandante e jogou toda de branco, contra o Uruguai com seu uniforme titular. Por que fizeram isso, se podiam ter jogado com seu uniforme principal (azul/branco/vermelho) e o Uruguai que se virasse com o branco? Minha hipótese: para usar pelo menos uma vez o segundo uniforme - ou por superstição, afinal a França tinha perdido a primeira partida para o Senegal envergando o manto bleu. Não adiantou nada, pois os campeões do mundo à época voltaram para casa vergonhosamente mais cedo e sem marcar um gol sequer.

Amanhã a gente vê o que deu. E faremos os palpites do dia seguinte.
Abs.

12 comentários:

Pedro disse...

MarcosVP , Gostaria de pedir alguns kits brasileiros para depois da copa :
Botafogo 4 Uniforme 2010
Flamengo 2 Uniforme 2010
Vasco 3 Uniforme 2010
Corinthians 3 Uniforme 2010
Ponte Preta 3 Uniforme 2010
Ceara 3 Uniforme 2010
Atletico-MG Uniforme Rosa Claro 2010
Cruzeiro Uniforme Amarelo 2010

MarcosVP disse...

Beleza, Pedro. Vários desses vão sair, ok? Não garanto todos. Aliás, se você puder me dizer onde viu terceiros uniformes novos de Corinthians, Ceará e Ponte Preta, eu agradeço. E quanto à camisa rosa do Atlético, eu lembro que é uma camisa de treino. Ainda não sei se vou fazer, vamos ver. Abs.

Anônimo disse...

Bom dia Marcos;

Muito legal este novo tipo de postagem que está fazendo sobre "advinhações" (rss.) dos uniformes pelas seleções na Copa.

Parabéns pela iniciativa. Show de Bola!!

Ah, e quanto aos dois primeiros jogos, concordo contigo. Mandou bem!!

Abração e vamos nos falando.

Victor Heremann - Londrina-PR

mvfm disse...

Belo post ! Criativo e bem embasado.
Contando as horas para ver os demais !

Goggle Red disse...

Marcos, vai aí o link de um livro bacana sobre copas que eu comprei há uns meses, têm até resultados completos de eliminatórias
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22057236&sid=94719718312610617634295346&k5=FBB3A3B&uid=

Sobre Uruguai e França, vou de França porque é o único lugar no exterior que sempre me recebem bem quando vou trabalhar fora, adoro o povo, e também por ser a única camisa desta copa que eu comprei (a azul, pra mim a melhor de todas).

E sobre os updates, gostei por dois motivos: Primeiro porque vai me servir pela cor do número na Eslovênia verde, já que não consigo acertar a tonalidade há dias, e segundo (e mais importante) porque finalmente acho que eu contribuí com alguma coisa pro seus posts né, eheh!

Valeu, ótima copa pra você! - Nico

Rafael Netto disse...

Grande VP! Muito me honra ter sido lembrado!
Mas eu tenho mesmo saudade daquela cobertura de 2006. Das muitas "encarnações" do Marcos VP vestindo a camisa de várias seleções. Dos textos, lembro mais do que falava da Sérvia-e-Montenegro, o "país-que-não-existe-mais" e o drama em campo, em que sérvios não passavam a bola pra montenegrinos e vice-versa....

Restaura esse backup, poxa!!!

Joao Henrique, USA disse...

Continuando o assunto do Rafael Neto eu acho q a Serbia vai vir muito forte esse ano. Eu tenho o palpite que eles chegam nas quartas-de-finais.
Qto aos jogos de amanha ... meus humildes palpites sao:

Africa Sul 3 x 2 Mexico
Uruguai 1 x 1 Franca

No mais parabens pelo blog Marcos, com certeza acompanherei de perto seus posts.

Joao Henrique, USA

MarcosVP disse...

Nico, Valeu a dica. E obrigado pelas fontes.

Rafael, sabia que eu quase fiz as figurinhas de novo? desisti porque afinal, eu sou um jovem senhor beirando os 40, não pegava mais bem. Sem falar que foto nenhuma minha cabe mais naquele quadradinho, hehe. Quanto a essa parte da Sérvia e Montenegro, bem, eu achei engraçado mas eu nào escrevi isso, com certeza, hehehe.

João, torço para que Africa do Sul e Uruguai se classifiquem nesse grupo. Abs.

MarcosVP disse...

Rá! Já acertei o primeiro jogo!

Diogo disse...

Cara, parabéns pelo blog, cheguei graças a indicação do pessoal do esportefino.net
Queria lembrar q a utilização do uniforme todo numa cor em 2006 não foi só opção dos times mas tbm imposição da fifa para "facilitar" a vida dos bandeirinhas em lances de impedimento... infelizmente acaba com alguns uniformes tradicionais...
Parabéns pelo acerto do primeiro jogo.

MarcosVP disse...

Diogo, você tem fonte disso que você falou? é interessante para mim ter esse tipo de informação mais abalizada.

De qualquer forma, obrigado pela dica.

Abs.

Diogo disse...

Cara, infelizmente não tenho, ouvi na mídia na época da copa de 2006 e fui procurar algo na net pq me interessa mto o assunto tbm, mas não achei...
Parece q acabou, pelo menos pelo Italia x Paraguai, onde os hermanos estão de calção azul, cor da camisa da Itália.