domingo, 20 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 11: Os fabulosos chapéus de Deus.

Este domingo foi um dos melhores dias da copa até agora. Primeiro foi bom ver os hermanitos paraguaios se impondo diante da Eslováquia. Depois, a Nova Zelândia, surpreendentemente calma e tocando a bola como se um time de futebol fosse, insultando aquele amontoado disforme que é a seleção italiana. E por fim, o melhor jogo da copa até agora: encantado, inesperado, violento. Tudo isso foi Brasil x Costa do Marfim. Aqui, neste link, uma análise com a qual eu concordo. Mas o jogo foi mais. Deu pra ver que o Brasil tem time, que esse time sabe jogar e que apesar do insuportável destempero emocional do técnico com nome de anão de fábula infantil, tem bastante garrafa vazia pra vender. Brasil x Portugal acabou virando um compromisso para marcar tabela, para os brasileiros. E sinceramente? para eliminar os desleais marfineses, eu até abria as pernas para os irmãos da terrinha. Mas antes disso, os asseclas de Cristiano Ronaldo ainda tem que enfrentar os estranhos súditos de Kim Jong Il.

Portugal pega a Coréia do Norte com um uniforme bem alterado. Até o momento, Portugal só possuia calções e meias de cores verde e branco. Contra a Coréia, aparece todo de vermelho. Dava pra resolver de outras formas. Portugal podia vir com o seu uniforme titular e a Coréia precisaria apenas vir com calções vermelhos. Qual a dificuldade? mas não, os portugueses entrarão em campo com calções e meias numa terceira cor. De qualquer modo, esta combinação de um time todo de vermelho contra outro todo em branco - que nesta primeira fase só ocorrerá em dois jogos, é curiosa. Vocês sabiam que esta combinação é a que mais se repetiu na história das copas? Foram 25 vezes, a maioria delas em primeiras fases. Desses jogos, dois ficaram marcados na história: Alemanha x Polônia em 1974, partida que classificou os germânicos para a final daquela copa e uma das duas únicas em que a Alemanha jogou toda de branco na história - e Estados Unidos x Irã, legendário jogo ocorrido na copa de 1998, que começou com flores distribuídas aos jogadores e terminou com a vitória dos iranianos por 2x0.

...

Chile e Suíça jogam às 11h, o Chile com seu uniforme mais tradicional e os suíços vem de camisas brancas com calções vermelhos quando podiam vir com os mesmos brancos. Só pra me contrariar. Aliás, vocês sabiam que o Chile foi o primeiro país que usou um segundo uniforme numa copa, em 1930? E que Suíça, Itália e Hungria foram os primeiros paises europeus a usar segundos uniformes, em 1938?

Por fim, Espanha e Honduras jogam com seus uniformes titulares, sem maiores dramas e pronto.







E até amanhã, rapaziada.

Um comentário:

Pedro disse...

Marcos , essa é a imagem do 3 uniforme do Corinthians :
http://tribunapopular.files.wordpress.com/2010/02/035691227-ex00.jpg
O Escudo no Uniforme é dourado