sábado, 12 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 3: É nóis contra a FIFA.

Bom, fim do segundo dia da copa. Nada muito estranho nos resultados. Esperava mais da Argentina e da Inglaterra, mas vá lá, era o esperado. Nos uniformes, errei em Coréia x Grécia, da mesma forma que em Uruguai x França. deveria ter previsto que seria mais fácil a Grécia vir toda de azul que com o uniforme alterado, isso pelos critérios de hoje, como o leitor Diogo levantou nos comments. Já no jogo Argentina x Nigéria, o que me traiu foi a Adidas, que apresentou a Argentina com meias pretas no primeiro uniforme esse ano. Inglaterra x EUA transcorreu sem supresas. De qualquer forma, meu susto de hoje veio do leitor Melo, que me mandou este link, que leva a esta tabela, que segundo consta, foi emitida pela FIFA já com as cores que todas as seleções usarão na primeira fase. Pode até ser, mas como logo o segundo jogo (Uruguai x França) já não bateu com a indicação dessa tabela, eu vou continuar minhas previsões e aproveito e conto algumas histórias da copa no caminho.

Amanhã, terceiro dia da copa, teremos a estréia de um dos bichos papões da competição, a Alemanha. Um bicho meio ferido, meio caqueado, é verdade, mas sabemos que não se subestimam os tedescos nessa competição. Não mesmo. A tradição alemã no futebol é enorme, inclusive na história de seus uniformes. Mas eu vou explicar melhor durante os palpites, beleza?

Argélia x Eslovênia é o segundo jogo do grupo C. Palpite fácil e óbvio: Argélia, mandante, de uniforme titular, Eslovênia de uniforme reserva. Simples assim, sem maiores complicações. A suposta tabela da FIFA crava a mesma opção.


Alemanha x Austrália. Aqui é que o bicho pega muito. É um palpite dificíl, por causa dos socceroos, principalmente. Porque a Alemanha, como eu já tinha começado a explicar, tem um dos uniformes mais tradicionais da história do futebol. Desde sempre a Alemanha usa camisas brancas e calções pretos. Os uniformes reservas mudaram com o tempo, é verdade - já foram verdes, pretos, vermelhos e agora são pretos novamente. Além disso, em todas as copas - a Alemanha perde apenas para o Brasil em participações - os germânicos só jogaram com uniformes alterados em quatro ocasiões. Ora! Mas o que são UNIFORMES ALTERADOS?

Bem, vou explicar. Todo time ou seleção (ou quase) possui um uniforme titular e um reserva. Na verdade, uma COMBINAÇÃO titular e outra reserva. Vejamos o exemplo do Brasil. Tradicionalmente, a canarinho joga de camisa amarela, calção azul e meias brancas. O uniforme reserva também tem uma combinação padrão em azul/branco/azul. Mas não foi sempre assim. Até a década de 1990, o Brasil não usava meias azuis. A FIFA, contudo, a partir dessa época, determinou que os uniformes dos times precisavam possuir peças contrastantes em seus uniformes reservas. Daí o Brasil começou a usar meias azuis. Pois bem. Quando o Brasil joga com certas equipes, a necessidade do contraste força a seleção a ALTERAR os uniformes padrão. Essas alterações, desde aquela época, são coisa que acontece com frequência. Mesmo assim, há alterações de uniforme comuns e incomuns. Vejamos:

É comum o Brasil, por exemplo, ter de usar a camisa amarela com calções brancos, ou com meias azuis. Essas alerações ocorreram em 2006, por exemplo, nos jogos contra Japão, Croácia, Gana e França. Já as alterações na figura de baixo não são usuais. Com calções brancos e meias azuis, o Brasil só jogou uma vez em copa, em 2002 contra a Costa Rica. Completamente de azul, apenas uma vez tambem, em 1994, na semi-final contra a Suécia. Em 1974, contra a Holanda, o Brasil ainda usou uma estranha alteração, com camisa e calções azuis de tons diferentes e meias brancas.

Mas voltemos ao jogo Alemanha x Austrália. A Alemanha, na história das copas, só jogou com uniformes alterados por quatro vezes. Por isso, eu arrisco dizer que é mais fácil o saci pererê cruzar as pernas que a Alemanha vir de uniforme alterado neste jogo, em que é a mandante. Já a Austrália, que não tem calções claros em seus uniformes, tem duas opções: ou vir toda de azul escuro ou jogar de verde e amarelo. A tabela da FIFA afirma que os australianos virão de azul-marinho. Eu aposto na camisa amarela. Se este jogo fosse em 2002, a Alemanha estava lascada, é verdade. Ia ter ou que jogar toda de branco ou de uniforme reserva contra o titular da Austrália. Já em 2006, que foi um tremendo oba-oba cintilante, tanto fazia que cor a Austrália ia usar. A Alemanha jogou contra o Equador de amarelo e a Argentina de azul escuro e preto sem qualquer problema. Então, isto posto, eu cravo que Alemanha e Austrália virão vestidas com seus primeiros uniformes. A propósito, estas duas seleções já se enfrentaram uma vez em copas, em 1974. A Austrália jogou de amarelo/verde/branco e a Alemanha de verde/branco/verde.

Sérvia e Gana pra mim é um palpite fácil. Considerando que o uniforme titular sérvio é todo branco e que eles são os mandantes, Gana, que tradicionalmente também joga toda de branco, deve vir com seu escandaloso uniforme reserva. A tabela da FIFA, contudo, aposta no contrário e leva em conta que o uniforme titular da Sérvia é o vermelho e não o branco. E eu ainda penso que Gana vai querer a oportunidade de usar, pelo menos uma vez o uniforme vermelho, Já que é mandante dos dois outros jogos e pode jogar com o uniforme branco. É minha opinião. Vamos ver quem acerta.

Até amanhã e vamos nessa.

2 comentários:

MarcosVP disse...

Certo. Eu comi uma mosca gigantesca.

Rafael Netto disse...

A Fifa acertou mais uma vez. E estou duvidando que venha a errar.

VP, acho que é melhor você só comentar a Copa...