segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 7: Chocolate na Fúria

E não é que os suíços aprontaram uma FALSETA para cima da Espanha? Pois foi, no primeiro resultado surpreendente da copa, quer dizer, fora Brasil 2x1 Coréia do Norte, né? Agora de tardinha, os uruguaios enfiaram três VUVUZELAÇOS na seleção da África do Sul, saem de campo credenciados como FAVORITOS ao título e os Bafana-Bafana, como era previsto, caminham para ser a primeira seleção dona-da-casa a ser eliminada na primeira fase de uma copa. Fora isso, pelo grupo H, o Chile também venceu - de pouco - a fraquíssima seleção hondurenha. Já perceberam o que os deuses do LUDOPÉDIO começam a desenhar nessa copa, né? Já pensaram Brasil x Espanha prematuramente PELEANDO em plenas oitavas-de-final?

E vamos à nossa EXCULHAMBAÇÃO regulamentar das combinações de uniformes para amanhã, dia 17/06.

Argentina x Coréia do Sul, primeiro jogo do dia, é um jogo padrão. As duas seleções de uniforme titular, sem problemas.






Grécia e Nigéria... também é um jogo sem problemas. Ambas as equipes com uniformes titulares, a Grécia de branquinho, a Nigéria de verdinho, blá, blá, blá, coisa e tal e tal e coisa.




Agora, França x México, pela arrumação que a tabela da FIFA traz, é um jogo bizarro. Tudo bem que o México não tem camisa branca e jogar de camisa preta contra o azul marinho da França não ia dar. Mas cacete, se a França vai alterar o uniforme titular colocando calção azul, porque não vir logo com o uniforme reserva bonitinho (branco/azul/branco) e forçar o México a se virar com meias pretas? Mas o critério é o que eu falei, lembram? da cintura para baixo, lasque-se. O que importa é a camisa titular para o mandante. Com isso França e México jogam com camisas titulares numa combinação (azul real e verde) que só foi usada uma única vez em copa, no jogo França x Irlanda do Norte em 1958. E só outros três jogos de seleções de camisas azuis x verdes aconteceram em copa: Argentina x Nigéria em 2002, em que o azul da Argentina era quase preto e o da Nigéria era um verde-limão claríssimo e Uruguai x Alemanha e Iraque x México em 2006, em que Uruguai e Iraque jogaram de azul celeste.
De qualquer forma, não é a primeira vez que a França é protagonista de incidentes esdrúxulos na arrumação de uniformes. No maior deles, no dia 10 de junho de 1978, na copa da Argentina, as duas equipes, já eliminadas, entravam no estádio de Mar del Plata para fazer sua última partida na copa. A França, em protesto contra as más arbitragens, entrou em campo com camisas brancas. Acontece que no sorteio, havia ficado para os húngaros o uso do uniforme branco. Os franceses nem levaram camisas de outra cor para o estádio. O árbitro do jogo, o nosso conhecido Arnaldo César Coelho recusou-se a iniciar a partida enquanto a questão dos uniformes não fosse resolvida. Assim, os jogadores da França acabaram sendo obrigados a jogar com uniformes listrados em verde e branco, cedidos às pressas por um time amador da cidade, o Kimberley. Ao final, os franceses ainda venceram por 3x1, num dos jogos mais estranhos da história das copas.

E vamo que vamo.

2 comentários:

Almir Junior disse...

Marcos, sou do blog Revista dos Esportes (http://revistadosesportes.blogspot.com/), e estou utilizando alguns botões em fichas técnicas das partidas da Copa. Gostaria de pedir a sua autorização e gostaria de saber se vc aceita parceria. O seu blog já está adicionado no meu blogroll.


Obrigado,


Almir

MarcosVP disse...

É impressão minha ou a França resolveu implicar com a tabela da FIFA? segundo jogo, segunda mudança...:-)