domingo, 27 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 17: O túmulo dos critérios.

Dois dias já se foram nestas empolgantes oitavas-de-final, depois de uma modorrenta fase de grupos. Os quatro jogos foram excelentes. A celeste olímpica mostrou raça para vencer os lépidos coreanos, comovendo toda a melancólica República Oriental do Uruguai que não via nada semelhante desde 1970. Os determinados ganenses destruíram pela segunda copa seguida, a esperança dos americanos de avançarem como em 2002. Os rápidos alemães envolveram e esfolaram os indolentes britânicos, que fizeram uma péssima copa mas, pelo menos, pagaram uma dívida histórica com o futebol - sim, aquele não-gol de Hurst em 1966 foi descontado hoje da conta de Lampard. E por fim, os hermanos mostraram que vinho é mais forte que tequila e mandaram o bom time mexicano de volta para casa.

Sendo assim, dois jogos das quartas-de-final estão definidos, nesta copa que tem sido o túmulo dos critérios e das cores nacionais. A FIFA tem definido combinações de uniforme absurdas nesta copa, como por exemplo, a obrigação do Chile jogar todo de branco - como NUNCA antes - contra o Brasil. E se havia uma suspeita de que as seleções traziam peças com mais de duas cores nos uniformes, este jogo entre Argentina e México, em que o tradicionalíssimo uniforme albicerúleo argentino foi absurdamente vilipendiado, mostrou que a Argentina simplesmente não tinha opção. Foi imposta aos argentinos a obrigação de um uniforme - reserva que fosse - que tivesse uma única cor, no caso, azul. Olhando ao redor, na verdade, somente a França usou efetivamente peças de três cores, no caso, as meias. O Brasil, em sua configuração de uniformes, pode jogar sem problemas todo de azul. A Sérvia não usou calções brancos, mas é possível que os tivesse, além dos azuis e vermelhos que utilizou. E a princípio, de todos os times, somente Camarões, Holanda e Espanha não tinham pelo menos um uniforme de uma única cor. O resto foi obrigado a ter, por mais estranhos que fossem, como a Alemanha, por exemplo, em que os calções foram claramente feitos para serem usados com as camisas e meias de cores alternadas.

Isto posto, vão aqui meus dois palpites para os primeiros dois jogos das quartas.

...
Bom, o único critério que até o presente momento não falhou nessa copa foi: seleção mandante joga com a camisa titular. Isto posto, Uruguai e Argentina jogarão com as celestes tradicionais. Contra o Uruguai, Gana poderia vir sem problemas tanto de branco quanto de vermelho. Vou apostar no mais simples, com os africanos vindo com seu uniforme titular. Já em Argentina x Alemanha, a coisa é bem mais complicada. Vejamos... a Argentina podia perfeitamente vir com seu uniforme titular completo, com calções pretos e meias brancas. A Alemanha poderia vir tranquilamente com seu uniforme reserva em preto/branco/preto. Inclusive, foi assim que estas duas seleções se enfrentaram em um amistoso pouco antes da copa. Mas, levando em conta que o simples aqui nem sempre tem sido a tônica, eu creio que os comissários vão determinar que a argentina não use calções pretos, já que a Alemanha já tem preto no uniforme. E que, já que a Argentina não tem calções brancos, pelo visto, que combine os calções azuis com as meias azuis, como fez hoje contra o México. Nesse caso, a Alemanha vai ter que vir de calções e meias brancas. E poderia vir então, só com a camisa preta. Mas os árbitros possivelmente vão achar melhor que a Alemanha jogue toda de branco, em uma combinação que já fizeram contra a Argentina em 1966 e no Mundialito do Uruguai, em 1981. É minha aposta. E confesso que eu preferia estar redondamente enganado neste jogo, pois vai ser um dos momentos mais bizarros da história dos uniformes em copas.

7 comentários:

RRC disse...

A combinação de ARG x MEX foi dantesca. É só lembrar que há 4 anos atrás, esse mesmo confronto ocorreu sem qualquer invencionice nas cores dos times. E se o argumento é "ajudar os bandeirinhas", isso falhou miseravelmente no 1º gol argentino, não acha?
BRA x CHI: pelo que vi, o Chile que "quis" jogar de branco, mas pera lá, quem que é o mandante do jogo? Se fossem eles, tudo bem, o que não é o caso. Além disso, branco com amarelo confunde MUITO mais que vermelho com amarelo.
Acho que temos que esperar coisas mais bizarras daqui pra frente. Um belo dia veremos BRA x ITA com o Brasil todo de azul e a Itália toda de branco. Quem viver, verá...

Rodrigo Leal Duarte disse...

ficou mto estranha a combinacao da argentina, nao consegui entender o pq de nao usar calcao preto, mesmo com as meias azuis.

qto ao uniforme do brasil, ate hj nao entendo o pq da frança de branco contra o brasil em 2006, mesmo caso do chile, se bem que parece que ali a frança foi de branco por supersticao, pq vinham ganhando de camisa branca.

e creio que sera mais comum a partir de agora, o brasil de meias e calcoes azuis, do que o tradicional calçao azul e meia branca, ate aposto num amarelo/branco/branco, dependendo do adversario.

Rodrigo Leal Duarte disse...

qdo a ARG X ALE, nao acho que a alemanha vira de camisa branca, pq uma coisa tem sido respeitada, as camisas parecidas nao vem a campo e o branco da alemanha, nao da certo com as listras argentinas.

acho que o certo, como foi dito, seria o tradicional argentina de listrado/preto/branco e alemanha de preto/branco/preto, mas provavelmente a fifa vai inventar e acho que pode pintar a argentina de listrado/branco ou azul/branco e a alemnha toda de preto, como no jogo contra gana.

Melo disse...

Bem, eu acho que está acontecendo o seguinte: na Primeira Fase, a Fifa procurou respeitar um pouco mais o critério home-away, fazendo cada seleção jogar pelo menos uma vez com seu uniforme todo titular, atenuando um pouco as fortes críticas que recebeu em 2006, quando era comum jogos com todos os uniformes desfigurados.

Mas, nos jogos eliminatórios, voltou o critério unicolor-contraste total, ou seja, nenhuma peça de cor de um time pode ser igual à de outro, e pelo menos uma equipe tem que jogar com um uniforme unicolor. Daí ter havido coisas como o jogo Arg x Mex, em que, em nome do contraste, o critério mando de campo foi esquecido e os "hermanos" jogaram com uma combinação estranha de cores.

Isto posto, acho que Uruguai x Gana virão como o Marcos prevê mesmo. Mas no jogo Arg x Ale, acho que a camisa da Argentina é muito clara, então os alemães vestirão preto. Assim, meu chute seria Argentina com blusa listrada, calções azuis, meias brancas (aumentando o contraste), e Alemanha toda de preto. Outra alternativa (que acredito menos) é a Argentina jogar como ontem, e a Alemanha usar preto/branco/preto.

Há também a chance dos argentinos jogarem de azul, mas aí inverteria o mando, coisa que, como diz o Marcos, ainda está sendo respeitada.

MarcosVP disse...

RRC, o Rodrigo leal, em outro post, mandou esse link aqui:

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4525914-EI15649,00-Fifa+determina+que+o+Chile+jogue+de+branco+contra+o+Brasil.html

Na teoria, o Chile não teria que escolher nada. O Brasil é o mandante, o Brasil escolhe a roupa e o Chile se adapta. De qualquer modo, repete-se o que aconteceu mesmo em 2006, com Brasil x França. O Brasil era o mandante, mas a França estava se dando bem com o uniforme branco e resolveu jogar com ele. Em nome da "boa visualização", o Brasil veio com as meias azuis.

E como eu disse antes, eu detesto o Brasil com essas meias azuis. Me lembra as derrotas em 90 e 2006.

RRC disse...

Alguém ainda acha que ARG x ALE pode repetir as cores de 2006, mesmo com os 2 times de calção preto?
Poderia até ser, mas desta vez o calção reserva da ARG é azul, portanto uma combinação possível seria a ARG de azul-branco/azul/azul e a ALE toda de preto. É a minha aposta. Apesar que eu, que jogo bola às vezes, nunca achei que o fato das cores do calção serem iguais atrapalha em nada... Vamos ver.

MarcosVP disse...

RRC, a diferença para 2006 é que, dessa vez, a Argentina é a mandante. Se não, ficava fácil. Era a Alemanha de branco/preto/branco e a Argentina toda de azul.