domingo, 13 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 4: Enfiando o Cacau no canguru.

Vocês gooostam quando o tio aqui erra, né? Mas eu sou teimoso e ainda vou pegar essa tabelinha da FIFA na curva. Hoje eu acertei o jogo da Argélia x Eslovênia porque era óbvio, naturalmente. Meu erro em Sérvia x Gana, contudo, foi porque há meses eu venho comendo uma mosca de dimensões balcãnicas, atribuindo aos sérvios um primeiro uniforme branco. Claro, nenhum dos meus atentos leitores, que tantas falhas encontram nos meus trabalhos me avisou disso. Divido com vocês essa. Quanto ao jogo da Alemanha - que por sinal foi o melhor jogo da copa até agora - eu assumi o risco de ir contra a tabela da FIFA. Mas não era nenhum absurdo, afinal, pela tabela, a Austrália vai jogar de verde e amarelo contra Gana que virá toda de branco. Não duvido.

Só que amanhã, logo cedo, a tabela da FIFA vai se lascar comigo. Vamos aos palpite para o dia 14/06:

Em Holanda x Dinamarca, novamente eu irei contra a malfadada tabela. O uniforme reserva da Dinamarca é com calção vermelho, mas para os dinamarqueses não será grande desgosto jogar com eles brancos, não é uma alteração dramática. Mas a tabela acha que eles vem com calções vermelhos. Duvido que esse jogo não tenha nenhum time de cor única. Já a Holanda virá com o uniforme titular com calções pretos, uma combinação que a laranja mecânica não usa em copas desde 1974.

Japão x Camarões é um palpite dificílimo, confesso. A tabela da FIFA diz que o Japão virá de calções brancos e Camarões de calções verdes. Confesso que tive ganas de colocar calções azuis no Japão, mas creio que Camarões virá como vinha jogando ultimamente, com calções vermelhos no uniforme reserva. Eu não apostaria minha reputação nesse palpite, não mesmo. Até porque a história nos conta um caso interessante envolvendo Camarões. Foi na copa da Itália, em 1990. Na primeira fase, Camarões - que possui um dos uniformes mais coloridos dentre os times que já disputaram copas do mundo, teve de jogar contra a igualmente colorida Romênia na primeira fase. Ambos jogaram com seus uniformes tradicionais, numa combinação que possivelmente causaria ataques epiléticos nos frágeis e sensíveis bandeirinhas atuais. Quer dizer, também deve tê-los causado nos bandeirinhas daquela época também, porque motivou que os comissarios da FIFA interferissem na combinação de cores quando Camarões, já nas oitavas de final, enfrentou a Colômbia - naquele inesquecível jogo em René Higuita fez das suas presepadas e entregou o jogo aos africanos. É que a Colômbia tinha uniforme idêntico ao da Romênia. Então, Camarões trocou as meias amarelas por verdes e a Colômbia, as vermelhas por amarelas. Olha, na minha muy humilde opinião, fez uma DIFERENÇA...

...


Agora é em Itália x Paraguai que eu acho que a tabelinha da FIFA se lasca com linha e tudo. O uniforme titular italiano, atualmente, é completamente azul. Sabe QUANDO os vaidosos italianos, sendo mandantes, vão alterá-lo para que o visitante possa vestir sua indumentária titular completa? Mais fácil o Lula tirar a barba. Ainda mais nessa época de all color suits. Ao contrário da tabelinha que crava Itália de calções brancos e Paraguai com uniforme tradicional listrado de vermelho e branco com calções azuis, eu aposto no Paraguai todo de branco. Ainda mais que o Paraguai terá duas chances tranquilas de vestir a albirroja.

E vamos em frente.

Um comentário:

Diogo disse...

É cara, a tabelinha tava certa no Italia X Paraguai, me surpreendeu mto o azul nos dois uniformes