domingo, 13 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 5: Os caçadores do critério perdido.

Ok, depois dessa rodada eu entrego os pontos e aceito o inevitável. A tabela da FIFA é oficial mesmo e não me adiantará nada espernear. Resta-me comentar as escolhas, recheá-las de achismos e ilações inúteis e esperar que a tabela da segunda fase não seja encontrada com tanta rapidez. De qualquer forma, analisando a tabela até o fim da primeira fase, eu só consigo detectar um único critério possível para a escolha das cores das equipes, já que o critério da ajuda aos bandeirinhas com uniformes de cores únicas foi devidamente ENTERRADO hoje. Não tem discussão. O único critério que restou, na verdade é: não existem mais UNIFORMES titulares, existem CAMISAS titulares. Da cintura para baixo nada precisa ser respeitado. Vocês verão como isso acontece com clareza no dia das partidas Brasil x Costa do Marfim e França x México. Mas até lá tem tempo.

Com isso, para não ficar fazendo papel de palhaço aqui, ao invés de colocar meus palpites, eu vou colocar as definições da tabela. Se acontecer alguma diferença até o final da fase de grupos, eu me darei o direito de gritar CHUPA TABELA! E a cada escolha bizarra, eu pelo menos farei uma análise crítica. E aproveitarei, na medida do possível, para contar algumas histórias. Pelo menos, para o pessoal que lê o blog, eu tenho uma boa notícia. Ao final da copa, todas essas imagens estarão disponíveis num luxuoso PDF que poderá ser baixado daqui mesmo, com todos os jogos como ocorreram e seus placares, para quem quiser guardar, como se fosse um álbum de figurinhas, OK?

Até lá, vamos ver o que nos espera para o dia 15/06.

Jogo facinho entre Nova Zelândia e Eslováquia. Os neozelandezes mandam o jogo com seu uniforme 1, todo branco. A Eslováquia, que tem o uniforme titular todo branco - quer dizer, eu ACHO, não tenho mais certeza de nada - joga com a vestimenta reserva, toda em azul marinho. Não tinha mesmo o que inventar por aqui.

Contudo, é neste jogo que a jiripoca pia. Como vocês sabem, eu acompanho desde o início os lançamentos dos uniformes das seleções. E aqui acontece uma coisa estranha. É que a Costa do Marfim, pelo menos no que foi oficialmente apresentado pela Puma, não tem calções e meias laranjas, somente brancos e verdes. De onde surgiram estes? Esta é só a primeira das ocasiões que, pela tabela da FIFA, obrigará vários times a terem peças de TRÊS cores na mala, entre eles o Paraguai e Portugal. Muito estranho, mesmo, já que o simples uso do primeiro uniforme completa (laranja/branco/verde) pela Costa do Marfim já resolveria tranquilamente este jogo, contra Portugal com seu impecável uniforme reserva.

Por fim, Brasil e Coréia do Norte. Mais fácil impossível: os dois times de uniforme titular. Basta lembrar que em 2002 o Brasil disputou assim quatro partidas contra times completamente vermelhos: Turquia (2x), China e Bélgica. Dou o lombo aos cachorros se este jogo tiver alguma outra combinação. Bem, é claro que se eu tivesse feito esta aposta em 1974, os cachorros teriam feito a festa. Na decisão do terceiro lugar daquela copa, jogaram Brasil x Polônia, essa toda de vermelho e o Brasil de camisa amarela e calções BRANCOS. Numa boa, Nem Arnaldo César Coelho saberia explicar a clareza dessa regra. E o Brasil ainda perdeu por 1x0. Bem feito.

Até amanhã, galera.

5 comentários:

MarcosVP disse...

Pelo menos a tabela errou a cor do uniforme do goleiro italiano.

Joao Henrique, USA disse...

Agora Marcos vc tem feito boas apostas nos uniformes. Eu nunca iria imaginar que no jogo Alemanha e Australia, os oois times viriam com os shorts escuros. Teria sido muito facil a Australia vir com seu tradicional short verde e camisa amarela. Esta aberta a gaiola das loucas !!!!

Melo disse...

Bem, como "culpado" por ter achado a tabelinha da Fifa (rs), deixa eu dar uns pitacos:

O uniforme do goleiro foi revisado porque o que a Puma chama de verde-claro é na verdade um amarelo marca-texto. Como ia confundir com os árbitros (de amarelo), trocaram a camisa do goleiro pra branco.

No Brasil x Polônia de 74, a mudança no calção brasileiro foi pra dar contraste máximo, numa época que as transmissões ainda eram em grande parte em preto e branco.

Três jogos de peças de uniformes já foram usados em 2006, por Costa do Marfim e Trinidad-Tobago.

Por fim, tem umas combinações nessa tabelinha da Fifa que estão mesmo de lascar. Essa da Alemanha x Austrália foi uma, a de França x México vai ser outra.

MarcosVP disse...

Perfeito, Melo. E essa história das três cores de peças, pelo menos por essa tabela, vai atingir novamente a Costa do Marfim, Portugal, Espanha e Inglaterra. Sinistro.

Rapha Rabelo disse...

ahhh gostei do pdf q vc disponibilizará viu!!!