domingo, 13 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 6: Jabulani 2, Coréia do Norte 1.

Eita, muléstia, que joguinho XEREBENTO esse dos dungaboyz. Kaká não jogou nada, Luiz Fabiano foi uma nulidade, Ramires só entrou em campo pra tomar um AMARELINHO e se não é a MAGIA da Jabulani, a bola que desafia a física, para abrir a última FRONTEIRA da Coréia do Norte, eu não sei não. Mas vá lá, começamos com vitória, Portugal e Costa do Marfim fizeram um jogo bem duro e empataram e assim a gente vai seguindo, tentando não pegar a FÚRIA pelos mamilos logo nas oitavas de final. E deixemos o papo furado para os 1654 comentaristas esportivos que estão a trabalho uma hora dessas e vamos ao que ninguém mais faz nessa copa: tentar adivinhar o que já é sabido. Vamos aos jogos de amanhã, dia 16/6.

Honduras x Chile é um jogo de palpite fácil, tanto que eu e a tabelinha da FIFA até concordamos. Honduras manda o jogo e virá toda de branco. O Chile será obrigado a alterar seu uniforme tradicional usando meias azuis. Aliás, pobre Chile. Dos países que disputam a copa, é um dos que mais alterou seu uniforme na história. Dos 22 jogos que disputou em copa até hoje, em quase a metade deles - dez - o Chile alterou de alguma forma seu uniforme titular.

Já em Espanha x Suíça, por mim, eu cravaria a Suíça toda de branco. Mas enfiaram então um calção vermelho na Suíça, como na Dinamarca contra a Holanda. Ok, é a configuração reserva tradicional da Suíça? até é. Então vai ser assim mesmo e pronto. A Espanha teve seu uniforme modificado esse ano. Pela primeira vez na história, joga com meias vermelhas. Até a década de 80 eram pretas e depois acompanhavam a cor dos calções, em vários tons de azul. Ao contrário do Chile, A Espanha é um dos países que menos alterou seu uniforme na história das copas. Em 48 partidas disputadas desde 1938, a Espanha só jogou com uniforme reserva em três ocasiões e só alterou seu uniforme em outras três, uma das quais em 1950, em que teve de jogar com um uniforme emprestado por um time local, no caso, o Cruzeiro de Belo Horizonte. Em uma ocasião específica, contudo, este apego da Espanha por sua tradicional camisa vermelha chegou às raias do grotesco. Foi em 2002, no jogo Espanha x Paraguai, pela primeira fase. Os espanhóis eram mandantes e não abriram mão de jogar com seu tradicional uniforme. Ocorre que o uniforme reserva do Paraguai, estranhamente, naquele mundial era laranja e o titular era a conhecida camisa listrada em vermelho e branco. A Espanha poderia ter cedido e usado a camisa branca. Mas não houve jeito. A fúria jogou de vermelho e o Paraguai, sem muito o que fazer, veio de laranja. Numa velha Telefunken a válvula, era como se houvessem 20 jogadores de vermelho em campo. No meu entendimento, foi uma das maiores bolas fora dos comissários da FIFA na história do torneio. Para a Espanha, nem tanto, pois ganhou o jogo por 3x1. A propósito, Espanha e Suíça se enfrentaram em 1994, com a combinação em que eu apostava hoje, com a Suíça toda de branco. A Espanha venceu por 3x0.

A tabela da FIFA diz que a África do Sul enfrentará um Uruguai vestido todo de branco no dia 17/06. Eu, sinceramente, não vejo razão para o Uruguai envergar obrigatoriamente um uniforme branco contra uma seleção que vem de amarelo. A não ser, somente, para poder usar o uniforme reserva pelo menos uma vez. O fato é que os uruguaios por várias vezes, principalmente nas últimas copas que disputaram, tiveram de alterar seus uniformes. E eles não gostam disso. Mas enfim, quem perguntou se eles estavam gostando, não é mesmo?

E até amanhã, povo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Seu trabalho é sensacional, sou jogador de futmesa de 2 regras (12 toques e Dadinho)mas tenho saudade do tempo em que decorava meus botões o que estou voltando a fazer agora
Parabéns
Almo de Curitiba

The Lord’s Prayer. disse...

amigão, poderia me ajudar?
e que estou com dificuldades de achar botões a venda aqui em brasília... conheçe alguma empresa que fornece e qual o preço?

apenas os botões... sem os escudinhos!

fica na paz de DEUS
abraço

The Lord’s Prayer. disse...

preciso de várias cores
branco, preto, vermelho, verde, azul, amarelo, laranja...

The Lord’s Prayer. disse...

como que eu consigo esses botões?

MarcosVP disse...

Jessé, eu não faço idéia. Pela internet, eu conheço alguns sites, como o Point do Botão ou o Bola & Botão.

Abs.

The Lord’s Prayer. disse...

ok, vou acessar estes sites!
para ver o que encontro lá