quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 9: O estouro da zebrada.

E na terra das zebras, como impedir que elas se manifestassem livremente pelos gramados da copa do mundo? Pois hoje foi o dia delas pastarem. Quer dizer, a derrota da Alemanha nem dá para chamar de zebra. Mas foi inesperada, isso lá foi. Outra que ninguém esperava foi o crescimento da Eslovênia para cima dos vice-campeões da copa das confederações, os EUA, que tomaram um belo sufoco e ainda foram prejudicados pelo do apito. Mas o empate da Inglaterra diante da Argélia, deixando o english team a um empate da volta pra casa, foi a zebrona. Grande e listrada.

E vamos ao que interessa, não é? Eis os jogos de 19/06.

Logo pela manhã se enfrentam Holanda e Japão. Mais uma vez os holandeses trazem seu belo uniforme laranja com calções pretos - algo que, como eu já tinha dito, eles não faziam desde a copa de 1974. O Japão vem com seu - bonito - uniforme reserva comme il fault, em branco/azul/branco.

Camarões x Dinamarca é um daqueles jogos que eu acertaria se ainda estivesse fazendo previsões. Naturalmente os africanos viriam com seu belo e colorido uniforme tradicional e os nórdicos entrariam em campo vestindo branco da cabeça aos pés, como já aconteceu em várias copas.

Por fim, Gana e Austrália era uma aposta arriscada. Eu achei que nesse jogo, em tese menos glamuroso que aquele contra a Alemanha, os australianos usariam o uniforme reserva azul marinho. Me enganei, pois os socceroos deixaram para usar a sua amarelinha diante de Gana. Eu confesso que ainda me causa certa espécie ver jogos de seleções que vestem branco contra outras que envergam amarelo. E eu mesmo sempre achei que essa combinação era historicamente problemática, até pesquisar direito a história das copas e a verdade é que não, isso nunca foi muito problema. Em 1950, 1958, 1962, 1970... em todas essas copas aconteceram jogos assim. Brasil x Suécia em 1950, Alemanha x Suécia em 58, Brasil x Inglaterra em 66 e 70. Mesmo em 1974, que foi uma copa de critérios até bem rígidos, os comissários comeram uma mosca enorme no jogo Austrália x Alemanha Oriental. Em 1978 também ocorreram coisas estranhas... o Brasil jogou de amarelo contra Áustria e Peru, mas teve de usar camisas azuis contra a Polônia. Quem entende? Em 1982, mais um caso: Brasil de amarelo, Nova Zelândia de branco. Em 1986, outro jogo: Brasil x Argélia. Em 1990, Camarões x URSS. Em 1994, Suécia x Bulgária. Em 1998, Brasil x Marrocos. Em 2002, Brasil x Alemanha, na final. E em 2006, esta combinação se repetiu em nada menos que 13 partidas. Contudo, um jogo até hoje permanece um mistério para mim: Suécia x Brasil, semi-final da copa de 1994. Ocorre que a Suécia era a mandante, como já tinha sido no primeiro jogo disputado entre as das seleções na primeira fase. No primeiro encontro, a Suécia jogou de amarelo/azul/amarelo e o Brasil de azul/branco/azul. Nada de mais. Contudo, pela primeira e única vez na hstória, a Suécia não tinha uniformes reservas escuros e sim brancos. No dia da semi-final, os suecos escolheram usar os uniformes brancos. E o Brasil, sabe-se lá porque, foi obrigado a vir a campo com uma combinação que jamais tinha utilizado, todo de azul. Porque não veio com a canarinho, mesmo que com calções e meias azuis, eu não sei dizer. O fato é que aquele único e estranho jogo terminou com um único e estranho gol de Romário, de cabeça entre dois enormes zagueiros suecos. E o resto é história.

Até amanhã, meu povo.

5 comentários:

Rafael Netto disse...

Grande VP, duas perguntas que eu estou pra fazer há tempos:
1) esses desenhos dos uniformes, são arte sua, ou existe algum site ou software específico pra isso?

2) como é que você sabe todos os uniformes usados em todos os jogos na história das Copas? Está naquele livro que você falou?

MarcosVP disse...

Rafael, estes desenhos são arte minha mesmo. É lógico que eu não fiz tudo do zero, alguns elementos eu adaptei. Mas é essa a arte da programação visual, não é mesmo?

Pois é, eu não comprei aquele livro ainda. Mas no início do ano eu pretendia escrever um livro sobre todos os jogos da copa. Então eu fiz uma pesquisa e consegui quase todos. Muita coisa, principalmente os mais obscuros eu achei em vídeos no youtube. Alguns eu soube por histórias que me contaram e em alguns sites, como o da FIFA. Mas o youtube foi a minha principal fonte. Claro que certos jogos só foram encontrados depois que eu comecei a fazer pesquisas em francês, húngaro, tcheco, russo e outras línguas difíceis.

Abs.

RRC disse...

VP, o Brasil na verdade foi o mandante do jogo da primeira fase contra a Suécia, mas mesmo assim foi ele quem trocou de uniforme no confronto. Eu me lembro de ter lido na época uma justificativa que dizia "a Suécia já trocou de uniforme no primeiro jogo" (contra Camarões) e por isso fomos de azul.
Quanto ao jogo da semifinal, nem ideia do motivo. Só que eu lembro tb (pesquise e vc vai ver) que a própria Suécia jogou de amarelo/azul/amarelo contra a Rússia na 1a fase de branco/azul/vermelho, ou seja, nesse jogo nao só ignoraram o contraste do amarelo com o branco como tb as cores IGUAIS dos calções das 2 equipes.
Abraço
Raphael

MarcosVP disse...

É verdade, Raphael. Vc tem razão.
Abs.

Rodrigo Leal Duarte disse...

a combinacao de azul/azul/azul..foi usada tbm nas olimpiadas de 2008, contra a nova zelandia, eu particularmente gosto dessa combinação e achei legal o jogo contra a suecia na semifinal de 94.